FOTO: STAFF IMAGES / FLAMENGO
Após revelar atletas como Vinicius Júnior, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, o Flamengo voltou a atrair atenções em suas categorias de base. Agora, um nome forte que surge na Gávea é o de Vitor Gabriel, atacante de 18 anos que é destaque no sub-20. Em 2018, aliás, ele foi o artilheiro da categoria, tendo também número expressivo de assistências.
De acordo com dados divulgados pela assessoria do jogador, foram 25 gols e sete assistências em 55 partidas disputadas. Sendo assim, a média de participação é de 0,58, número que mostra que ele está envolvido em, no mínimo, um gol a cada duas partidas.
A competição em que Vitor mais se destacou foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a “Copinha”. Ele marcou quatro gols no torneio e foi um dos líderes da equipe na trajetória que garantiu o tetracampeonato ao Rubro-Negro. Além disso, ele foi eleito o “Craque da Galera” da tradicional disputa. No Torneio OPG, equivalente ao Campeonato Carioca, ele foi artilheiro geral, com nove gols, e peça fundamental para garantir o troféu.
Com o rendimento abaixo do esperado dos centroavantes do elenco profissional, a promoção de Vitor Gabriel ao time principal já é pedida por parte da torcida do Fla. Atualmente, Fernando Uribe, Henrique Dourado e Lincoln são os concorrentes à vaga na equipe que será comandada por Abel Braga a partir de 2019.