FOTO: DIVULGAÇÃO/CRUZEIRO
Por: Igor Dorilêo e Venê Casagrande
Dedé fica no Cruzeiro. Em vídeo divulgado pelo clube mineiro, no último sábado (12), o zagueiro, que era alvo do Flamengo, deixou claro que seu 2019 será em Belo Horizonte. Ele era o nome preferido de Abel Braga para reforçar a defesa rubro-negra, mas alguns fatores contribuíram para não ida do atleta ao Rio de Janeiro. Giuliano Aranda, mais conhecido como Magrão, empresário do jogador, explicou como aconteceu todo o processo em entrevista exclusiva ao Coluna do Flamengo.
— Futebol nunca se sabe o que vai acontecer amanhã. Com certeza teve o contato entre os clubes, mas não teve evolução. Dedé tem a cabeça no Cruzeiro, claro que todo atleta pensa nas possibilidades, mas é muito falatório, teve a confusão do Arrascaeta… Ficamos no Cruzeiro sexta e sábado, conversamos com o Dedé, com a diretoria, e decidimos. Não teve evolução, e achamos melhor colocar o vídeo para acabar com isso -, afirmou.
É MITO que fala, né?@DedeVital deixa um recado para a Nação Azul, garante foco total no #Cruzeiro, e espera mais um ano repleto de grandes conquistas com a nossa camisa!#DedéFechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/si55QWo7oZ
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 12, 2019
Para ter Dedé, o Flamengo acenou estar disposto a pagar cerca de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 21 milhões), proposta essa que nem chegou a ser formalizada. O rótulo de invendável atribuído ao zagueiro por pessoas da diretoria do Cruzeiro faz pensar que esses valores não seriam suficiente para a compra do atleta.
Outro dificultador nas conversas entre as partes foi o atrito gerado recentemente por conta da transação envolvendo Arrascaeta. Depois de algumas reuniões e até um clima de “guerra” entre as diretorias, o uruguaio foi vendido ao clube carioca, que desembolsou, no total, 15 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões). A partir daí, foi feito um acordo de cavalheiros entre as partes para que o Fla não investisse no defensor.
Com Arrascaeta, mas sem Dedé, o Flamengo ainda busca no mercado um zagueiro mais experiente. Nos últimos dias, a imprensa italiana tem ligado o nome de Miranda ao Rubro-Negro. Kannemann foi outro jogador especulado em um passado recente, mas uma negociação pelo argentino não seria nada fácil. O beque é peça fundamental no Grêmio e desperta o interesse do Independiente-ARG.