Colunas

Vinny Dunga: ‘Dedévaneio’

As cifras astronômicas cogitadas na especulação envolvendo o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, passaram de qualquer limite aceitável. Esse me parece ser o cartão de visitas da ingerência, e da imprudência.

Todo o trabalho de seis anos de reconstrução pode, realmente, estar em risco. Não é que nem no seu PlayStation, que você compra quem quiser e, se der problema, você reseta. É de suma importância que qualquer alto investimento traga retorno, justamente para no futuro fazermos outros altos investimentos.

Estamos falando de um zagueiro no alto de seus 30 anos de idade, e com um vasto histórico de lesões. Dedé seria, sim, um bom reforço para o Flamengo em 2019, mas acenar com (pelo menos) 40 milhões de reais (incluindo a anistia da dívida do Mancuello), é a personificação da gestão temerária.

Tem muito pouco tempo que Dedé voltou a jogar em seu melhor nível. Nível esse que, sem duvidas, fica acima do padrão do futebol brasileiro. Porém, se não tem uma negociação viável para o Flamengo, não existem motivos para forçar a barra e dar um cheque em branco pelo zagueiro.

Acabamos de fazer a melhor campanha do Flamengo na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Quanto mais mexer no time, mais tempo demandará para o grupo se entrosar e mais tempo vai demorar para ganharmos os tão esperados títulos. Já estamos no caminho certo, precisamos controlar nosso imediatismo.

Já trouxemos o Rodrigo Caio, que ao contrário do Dedé, tem grande margem para nos dar retorno do investimento financeiro. Além, é claro, do retorno esportivo em campo. Para o Dedé nos dar total retorno esportivo precisaremos de uns 3 anos, e aos 33 anos ele não trará mais nenhum retorno financeiro.

Veja bem: não estou reclamando de gastar mais de 30 milhões em um zagueiro, se as nossas pretensões em 2019 são as maiores possíveis, precisaremos de um time qualificado, é bem verdade. Mas já fizemos isso nessa janela. Títulos não são simplesmente comprados com essas loucuras financeiras, títulos são frutos de um trabalho bem feito e a longo prazo.

Além da chegada do Rodrigo Caio, temos o Léo Duarte em plena evolução, terminando a temporada 2018 como o nosso principal zagueiro. Ainda temos o Rodolfo como opção, e o menino Thuller, que também merece ganhar mais oportunidades. Não tem necessidade de trazer uma outra estrela pra zaga. Precisamos, talvez, de composição de elenco nessa posição.

Grandes investimentos agora devem ser feitos em construtores, executores de jogadas, e não de destruidores de jogadas adversária. Afinal, destruir um lance é muito mais simples do que construí-las. Tragam-me o Arrascaeta, Gabriel Barbosa (com ressalvas), Babel, e cia. Não quero ser sovina, quero ser próspero.

Não adianta nada pagar o preço que for para conquistar o hepta em 2019, depois entrar em bancarrota, crise financeira, e não conseguir mais pagar o elenco. Vai terminar amargando o primeiro rebaixamento de nossa história em 2020. Já estamos nas cabeças, e os títulos consequentemente virão.

Enfim, trazer o Dedé, nesses moldes, é um devaneio… Ou melhor, um “Dedévaneio’‘. O panorama político do Flamengo, nesse início, é preocupante!

“Que os Deuses do futebol estejam com o Flamengo!”

VINNY DUNGA

Vinny Dunga

Ver comentários

  • O Flamengo não é banco! Se for preciso que dêem 50 milhões! O importante é ganhar a libertadores esse ano!

  • Concordo em não trazer o Dedé por esses valores, mais não acredito que voltaremos aos problemas financeiros.

  • Acho que o grande problema das pessoas que tentam opinar é a falta de visão.
    O Dedé valorizaria muito o Léo Duarte. Depois disso, o Thuler.

  • Vinny concordo com cada palavra. A impressão que essa diretoria está passando é a de que os tempos de ignorância financeira voltaram. Dinheiro não cai do céu e não brota em árvore. A última diretoria conquistou com muito zelo. Espero que está mantenha caso contrário estarei em frente ao ninho para manifestar. SRN

  • Essa diretoria caminha a passos largos para a desconstrução de 6 anos da responsabilidade administrativa que nos colocou de volta ao patamar que o Flamengo pertence! Triste demais!

  • Eu concordo plenamente com tudo que foi dito nassa matéria

  • Não sou e nunca fui fã do Vinny Dunga, mais agora está coberto de razão..SRN

  • Concordo plenamente com você Vinny! Muitos te acham bossal, eu te acho sensato nos seus comentários. Acho que nosso meia de criação já está no elenco e se chama Everton Ribeiro. As melhores partidas dele foi mais centralizado ou flutuando pelos dois lados.

Notícias recentes

De La Cruz treina com o elenco e deve retornar no próximo jogo do Flamengo

De La Cruz está perto de retornar aos gramados após lesão na coxa direita Por:…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024

Flamengo rejeita nova garantia do Corinthians para compra de Hugo Souza

Corinthians tem até o dia 30 de novembro para apresentar nova garantia bancária e comprar…

22/11/2024