Vinny Dunga: ‘Dedévaneio’

Compartilhe com os amigos

As cifras astronômicas cogitadas na especulação envolvendo o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, passaram de qualquer limite aceitável. Esse me parece ser o cartão de visitas da ingerência, e da imprudência.

Todo o trabalho de seis anos de reconstrução pode, realmente, estar em risco. Não é que nem no seu PlayStation, que você compra quem quiser e, se der problema, você reseta. É de suma importância que qualquer alto investimento traga retorno, justamente para no futuro fazermos outros altos investimentos.

Estamos falando de um zagueiro no alto de seus 30 anos de idade, e com um vasto histórico de lesões. Dedé seria, sim, um bom reforço para o Flamengo em 2019, mas acenar com (pelo menos) 40 milhões de reais (incluindo a anistia da dívida do Mancuello), é a personificação da gestão temerária.

Tem muito pouco tempo que Dedé voltou a jogar em seu melhor nível. Nível esse que, sem duvidas, fica acima do padrão do futebol brasileiro. Porém, se não tem uma negociação viável para o Flamengo, não existem motivos para forçar a barra e dar um cheque em branco pelo zagueiro.

Acabamos de fazer a melhor campanha do Flamengo na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Quanto mais mexer no time, mais tempo demandará para o grupo se entrosar e mais tempo vai demorar para ganharmos os tão esperados títulos. Já estamos no caminho certo, precisamos controlar nosso imediatismo.

Já trouxemos o Rodrigo Caio, que ao contrário do Dedé, tem grande margem para nos dar retorno do investimento financeiro. Além, é claro, do retorno esportivo em campo. Para o Dedé nos dar total retorno esportivo precisaremos de uns 3 anos, e aos 33 anos ele não trará mais nenhum retorno financeiro.

Veja bem: não estou reclamando de gastar mais de 30 milhões em um zagueiro, se as nossas pretensões em 2019 são as maiores possíveis, precisaremos de um time qualificado, é bem verdade. Mas já fizemos isso nessa janela. Títulos não são simplesmente comprados com essas loucuras financeiras, títulos são frutos de um trabalho bem feito e a longo prazo.

Além da chegada do Rodrigo Caio, temos o Léo Duarte em plena evolução, terminando a temporada 2018 como o nosso principal zagueiro. Ainda temos o Rodolfo como opção, e o menino Thuller, que também merece ganhar mais oportunidades. Não tem necessidade de trazer uma outra estrela pra zaga. Precisamos, talvez, de composição de elenco nessa posição.

Grandes investimentos agora devem ser feitos em construtores, executores de jogadas, e não de destruidores de jogadas adversária. Afinal, destruir um lance é muito mais simples do que construí-las. Tragam-me o Arrascaeta, Gabriel Barbosa (com ressalvas), Babel, e cia. Não quero ser sovina, quero ser próspero.

Não adianta nada pagar o preço que for para conquistar o hepta em 2019, depois entrar em bancarrota, crise financeira, e não conseguir mais pagar o elenco. Vai terminar amargando o primeiro rebaixamento de nossa história em 2020. Já estamos nas cabeças, e os títulos consequentemente virão.

Enfim, trazer o Dedé, nesses moldes, é um devaneio… Ou melhor, um “Dedévaneio’‘. O panorama político do Flamengo, nesse início, é preocupante!

“Que os Deuses do futebol estejam com o Flamengo!”

VINNY DUNGA

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ué, gestão temerária? Não era a coluna do Flamengo uma grande apoiadora do Landim, Braz, Kleber Leite e todos esses lixos? Carreguem o fardo !

  • Excelente Texto Dunga, tu é um cara que fala que poucos tem coragem de falar.
    O Flamengo tem que trazer quem queira jogar no Flamengo .
    Pra mim o Miranda estava ótimo

    2 laterais
    1 meia de criação

    E talvez
    1 centro avante

  • E aí?

  • Vinny, eu não penso dessa forma. Eu acho que devemos ter o melhor elenco possível, a fim de termos competitividade nos campeonatos deste ano. Ano passado tínhamos um elenco bom e nem Carioca não ganhamos. Pra mim, uma vergonha!

  • Vc deveria pesquisar melhor antes de sair defecando pelos dedos. Dede tem 26 anos ta flor

  • É preciso um zagueiro para titular. Rhodolfo nao é esse zagueiro e os outros sao baixo. Zagueiro para titular e auto.

  • Discordo de quase tudo que ele falou…. Muito fraco!! Queremos um elenco competitivo e o Flamengo se preparou para esse momento. Falar de rebaixamento chega a ser irônico… Fala sério viu, teve a chance de ficar calado.

  • Ok, realmente não tem que pagar isso tudo por Dedé, mas você fala muita besteira. Já tá na hora do Coluna do Flamengo evoluir e começar a entregar a caneta na mão de profissionais, mesmo que torcedores do Flamengo, ao invés de comentaristas de buteco.

  • Que texto mais mongoloide meu Deus !!
    O tv coluna devia pensar bem nas pessoas que tem em sua equipe..

  • VCS SÃO PESSIMOS PQP

  • Eu já falei: Dedé é um jogador de 6 meses em marcha alta e depois vai para o D.M. Avisar não custa nada!

  • cobncordo

  • Concordo totalmente com você grande Vinny Dunga, em gênero número e grau.
    Espero que essa nova diretoria, não jogue pela rola toda a organização econômica conquistada pelo diretoria anterior, as conquistas não vieram, mesmo assim, a conquista organizacional conquista pelo nosso Clube é maior que qualquer título já conquistado.
    Os títulos virão Nação Rubro Negra, tenhamos paciência, não podemos perder é a organização econômica que jamais imaginei que conquistariamos um dia. O Sol ainda irá brilhar para nós flamenguistas de alma, como jamais brilhou, não podemos é voltar a se perder como antes, um clube com muito potencial e vivendo de forma desorganizada e vergonhosa.

  • Babel? Nessa parte tu foi totalmente incoerente, o cara tb é velho e n tem mercado futuramente, quem dira retorno tecnico.

  • Esqueceu ou enlouqueceu ao não citar a urgente necessidade de contratar laterais(no plural) e um segundo volante para disputar posição com o Arão e ganhar essa posição

  • Concordo plenamente com você Vinny! Muitos te acham bossal, eu te acho sensato nos seus comentários. Acho que nosso meia de criação já está no elenco e se chama Everton Ribeiro. As melhores partidas dele foi mais centralizado ou flutuando pelos dois lados.

  • vc e lixo

  • Não sou e nunca fui fã do Vinny Dunga, mais agora está coberto de razão..SRN

  • Eu concordo plenamente com tudo que foi dito nassa matéria

  • Essa diretoria caminha a passos largos para a desconstrução de 6 anos da responsabilidade administrativa que nos colocou de volta ao patamar que o Flamengo pertence! Triste demais!

  • Pooo

  • Vinny concordo com cada palavra. A impressão que essa diretoria está passando é a de que os tempos de ignorância financeira voltaram. Dinheiro não cai do céu e não brota em árvore. A última diretoria conquistou com muito zelo. Espero que está mantenha caso contrário estarei em frente ao ninho para manifestar. SRN

  • Acho que o grande problema das pessoas que tentam opinar é a falta de visão.
    O Dedé valorizaria muito o Léo Duarte. Depois disso, o Thuler.

  • Concordo em não trazer o Dedé por esses valores, mais não acredito que voltaremos aos problemas financeiros.

  • O Flamengo não é banco! Se for preciso que dêem 50 milhões! O importante é ganhar a libertadores esse ano!

Comentários não são permitidos.