Flamengo conta com ajuda da mesma empresa de comunicação da Prefeitura para auxiliar na crise da tragédia no Ninho do Urubu

Compartilhe com os amigos

Por: Venê Casagrande

Desde que tomou conhecimento do incêndio no Ninho do Urubu, que matou dez jovens da base e feriu outros três, o Flamengo toma todos os cuidados para não dar um passo em falso e complicar ainda mais a situação. Uma das decisões tomadas foi a de contratar uma empresa de assessoria de imprensa para ser parceira da direção de comunicação do clube nesse momento de turbulência. A escolhida pelo Rubro-Negro foi a FSB Estratégia em Comunicação. A FSB também é responsável pelos esclarecimentos feitos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que já atacou o time carioca mais de uma vez através de nota oficial e postagens em redes sociais.

Embora a empresa esteja responsável pela comunicação do Flamengo e também da Prefeitura, pessoas diferentes estão encarregadas pelas duas instituições. Além disso, existe um acordo “compliance”, que significa um conjunto de disciplinas para cumprir normas regulamentares e políticas estabelecidas de uma empresa ou instituição para evitar e detectar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, evitando a interlocução entre eles.

Com outras palavras, o Flamengo não é comunicado quando a Prefeitura do Rio de Janeiro decide se manifestar e nem o clube comunica à instituição o conteúdo que irá divulgar através das suas redes sociais. Portanto, as estratégias tomadas pelas duas partes ficam em sigilo. A prestação de serviço da FSB com o Rubro-Negro não tem prazo de validade.

CT interditado para uso de crianças e adolescentes

Conforme publicado primeiramente pelo jornalista Ancelmo Gois, o Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu, está suspenso para atividades “relativas a crianças e adolescentes”. O pedido foi feito pelo Ministério Público e acatado pelo juiz da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Pedro Henrique Alves. Caso a pena aplicada seja descumprida, o Rubro-Negro terá multa diária de R$ 100 mil para o presidente da entidade, Rodolfo Landim.

Sem entrevista coletiva até o momento

Até o momento, nenhum dirigente do Flamengo concedeu entrevista coletiva. O presidente Rodolfo Landim deu dois pronunciamentos, um no dia da tragédia, na última sexta-feira (08), e o segundo no dia da reunião com os órgãos públicos, no Ministério Público, na última segunda-feira (11). Reinaldo Belotti, diretor-geral, abordou o tema no dia seguinte ao ocorrido e garantiu que o local não era um “puxadinho”, lembrando que jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love já haviam utilizado as mesmas dependências.

A decisão da cúpula rubro-negra de não conceder entrevista coletiva vai ser mantida, pelo menos, até a próxima sexta-feira (15), quando acontece a segunda reunião no Ministério Público. A estratégia de comunicação entende que o foco nessa semana deve ser mantido no auxílio às famílias das vítimas e aos funcionários que vivenciaram a tragédia. Nesse encontro, marcado para começar às 10h (de Brasília), os órgãos públicos vão avaliar os resultados das perícias realizadas no Ninho do Urubu. A vistoria no Centro de Treinamento, na última terça-feira (12), começou na parte da manhã e varou a tarde. No fim, nenhum dos representantes das autoridades conversou com jornalistas.

Durante a semana, antes dos treinos de terça (12) e quarta (13), o Flamengo botou o capitão Diego e o volante Willian Arão para conversar com a imprensa. Os dois jogadores se emocionaram ao falar do ocorrido e disseram que vão entrar em campo, contra o Fluminense, nesta quinta-feira (14), em partida válida pela semifinal da Taça Guanabara, para honrar os nomes das dez vítimas no incêndio.

Compartilhe com os amigos

Veja também