FOTO: REUTERS
O Flamengo divulgou na noite deste domingo (17) uma nota oficial em reposta à reportagem exibida no mesmo dia pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo. A matéria continha perguntas referentes ao incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, no dia 08 de fevereiro, e foram respondidas pela Assessoria de Comunicação do clube. No entanto, apenas algumas das respostas enviadas foram ao ar no Fantástico, como informou o time rubro-negro, motivando a emissão da nota.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
NOTA OFICIAL AO FANTÁSTICO
O Clube de Regatas do Flamengo considera que, nesta etapa das investigações, qualquer conclusão é prematura e especulativa, visto que ainda serão juntadas ao inquérito informações colhidas de novas testemunhas, documentos e análises periciais.
O Clube reitera a sua disposição de colaborar com todo e qualquer órgão público e autoridades que estejam atuando de modo a que as causas do trágico incêndio ocorrido em alojamento habitável do CT George Helal sejam esclarecidas.
O Clube de Regatas do Flamengo não vai comentar o teor de depoimentos que ainda serão objeto de investigações. Não seria uma conduta responsável. A busca pelo esclarecimento dos fatos compete à autoridade policial, e o referido inquérito está em andamento.
O Flamengo seguirá colaborando com as investigações e aguardando a conclusão do trabalho que vem sendo realizado pelas autoridades.
RESPOSTAS AO FANTÁSTICO
1 – quem fazia a manutenção dos alojamentos que pegaram fogo (hidráulica e elétrica)… o Flamengo ou a NHJ do Brasil?
RESPOSTA – A manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é realizada, há 20 anos, pela empresa Collman Refrigeração. E vale destacar que o CT dispõe de equipes permanentes para a execução de serviços gerais de manutenção hidráulica e elétrica, entre outros.
2 – o Flamengo tinha um contrato de prestação de serviço de manutenção com a NHJ do Brasil? O contrato ainda está em vigor? Que tipo de trabalho a empresa deveria fazer?
RESPOSTA – Sim, o contrato está em vigor. Trata-se de uma empresa com notória expertise em seu segmento de atuação, com clientes de grande porte, como as Organizações Globo, a Petrobras, entre outros. Cabe ressaltar que os módulos habitacionais da NHJ já são fornecidos com todas as instalações elétricas, de acordo com a ABNT, a NBR-5410 e a NR-10, que tratam de segurança em instalações e serviços em eletricidade. Todos os materiais em PVC utilizados para conduletes, canaletas e caixas de passagem são do tipo antichamas.
Os cabos flexíveis utilizados nos circuitos elétricos também têm propriedades antichamas. Por fim, os disjuntores de proteção são sempre instalados de acordo com o tipo de módulo a ser utilizado – no caso do Clube de Regatas do Flamengo, de acordo com a planta elétrica já apresentada às autoridades.
3 – por que o Flamengo não instalou um sistema de prevenção de incêndio nos alojamentos?
RESPOSTA – O Flamengo considera que a prevenção existente no local é a recomendada pelo fabricante NHJ. Os módulos habitacionais da NHJ, segundo a empresa, possuem tratamento antichamas, circuitos elétricos antichamas e disjuntores individuais, que devem desarmar em caso de curto-circuito.
Ainda segundo informado no contrato pela empresa locadora, toda a estrutura e a rede elétrica já vêm instaladas pela fábrica. Não há no contrato recomendação para a utilização de detectores de fumaça, nem mesmo a obrigação normativa de uso naquele tipo de acomodação.
4 – por que o Flamengo ainda não fechou o Ninho do Urubu, apesar de ter uma ordem de interdição desde outubro de 2017?
RESPOSTA – O Flamengo estava e ainda está se empenhando para atender a todas as pendências administrativas que levaram à interdição – que nenhuma relação guardam com questões de segurança. O CT está interditado para pernoite. Dessa forma, apenas os campos de treinamento e os vestiários estão sendo disponibilizados.
A interdição completa do CT causaria, como já vem causando, severo prejuízo a centenas de jovens atletas que ali estudam e recebem assistência multidisciplinar do mais alto nível.
5 – o Flamengo pretende interditar a unidade na segunda-feira ou pretende recorrer da decisão tomada pela prefeitura em 2017?
RESPOSTA – O Flamengo entende que a mera utilização diurna de seus campos de treinamento para o elenco profissional não representa qualquer risco. O Clube reitera que não está havendo utilização noturna das instalações por nenhuma pessoa.
O Flamengo está estudando a adoção de medidas que possam vir a revogar a ordem de interdição, de forma que os campos e os vestiários possam ser usados no horário diurno, e até que as pequenas exigências feitas em relação aos imóveis estejam atendidas. Todos os módulos foram desativados e serão retirados do CT, por não serem mais necessários.
6 – que tipo de atividades estão sendo praticadas no Ninho nos últimos dias?
RESPOSTA – Somente treinamentos diurnos, para atletas adultos, e sem pernoite no CT.
7 – que tipo de modificações (obras) já estão sendo feitas no Ninho do Urubu?
RESPOSTA – Todos os ajustes solicitados pelas autoridades estão sendo realizados. Os módulos habitacionais não serão mais utilizados, em razão de o prédio 1 do CT (que era destinado aos atletas profissionais) ter sido destinado aos jovens da base que precisam se alojar no Rio de Janeiro.
8 – onde os atletas de base passarão a treinar e a morar?
RESPOSTA – A operação com atletas de base com famílias em outras cidades que não o Rio de Janeiro está totalmente suspensa devido à ordem judicial solicitada pelo MP da Infância e do Adolescente. A operação de receber adolescentes é extremante delicada e complexa.
O Clube não tem condições de receber centenas de atletas da base em outro local que não o CT, que é estruturado para oferecer educação escolar, atendimentos médico e odontológico, alimentação, nutricionistas, pedagogos, monitores e outros profissionais que zelam pelo bem-estar das equipe da base. Não há como reproduzir toda essa estrutura de atendimento aos atletas em outro ambiente que não o CT.
O Flamengo entende que esses jovens estão sendo prejudicados com o impedimento de utilização diurna, assim como outros 350 atletas que se utilizavam dos campos do CT.
A Globo vem de todas as formas tentando encurralar o Flamengo na esperança de vê-lo com o pires na mão como era antigamente onde o clube tomava dinheiro adiantado de campeonatos a serem iniciados a 2, 3 anos depois e ficando assim refém da dita emissora que pagava o que queria ao clube.
Não é de interesse para a Globo um Flamengo forte, independente que não precise de merrecas da dita emissora.
A fonte da Globo secou que era dinheiro vindo do governo e de onde ela conseguir tirar dinheiro ela vai fazer sem constrangimento nenhum.
Os clubes brasileiros tratam o Flamengo como rival nas fatias dos direitos de transmissões e no dia que eles acordarem e verem o Flamengo como referência para negociar contratos com a Globo com certeza eles sairão vitoriosos.
Se a Globo fechou com o Fla por 200 milhões resta aos clubes baterem o pé e não aceitarem migalhas assim como fez o Flamengo quando a própria Globo detonou o clube dos 13 através do Corinthians e o Flamengo ao invés de ver o Corinthians como rival passou a apoiá-lo e negociar valores muitos mais altos.
Cara faz um bom tempo, que não assisto esse programa pobre, chamado fantástico
Tem que dar responsta pra merda de globo não. .. Tem que dar responstas as famílias dos meninos. Manda a globo ir pra PQP…
No Jornal da manhã de hoje, o ” mineirinho atleticano” ( não refiro o nome, tinha por pauta, questionar e expor o andamento de Processos investigativos das causas do Acidente, obviamente, “pesando a mão” sobre o Clube.
Pobre Globo!!!Já perdeu o crédito faz tempo…rs
Beleza, respondeu tudo, mas o clube continua fazendo atividades no CT interditado. Descumprir decisão judicial só mostra que o clube continua errando na mesma questão, desde 2015!!! Todos os dirigentes que foram responsáveis pela questão do CT desde aquela época deveriam responder criminalmente!
Ótimos esclarecimentos para aqueles da imprensa que agora vivem a procurar bruxas no ninho do urubu por uma fatalidade, eles só não dizem ou vivem à comentar que os garotos já estavam para mudarem para as novas instalações de alvenaria construídas recentemente, espero também que a diretoria do clube flamengo, com autorização dos bombeiros crie uma brigada de incêndio 24 hora para cuidarem daqui para frente desta prevenção, você é gigante flamengo e continuará sendo!
O GE não abriu o quadro pra comentar essa matéria
O descritivo dos módulos habitáveis da NHJ, está no site https://nhjdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Modulo-Habit%C3%A1vel.pdf