Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Matheus Brum: “Carta aberta a Rodolfo Landim”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 27/02/2019
5 Comentários
Atualização: 27/02/2019
Compartilhar
FOTO: RICARDO MORAES/ REUTERS

Caros companheiros (as) de Coluna do Flamengo. No texto de hoje poderia estar falando da vitória sobre o Americano, o primeiro gol de Gabigol, o ressurgimento de Vitinho, os problemas de Abel Braga. Entretanto, campo e bola ficam em segundo plano diante das reverberações da tragédia do Ninho.

É estarrecedor que o Flamengo ainda relute e tente abaixar o valor das indenizações. E ainda fica pior quando o presidente do clube vem a público e diz que estão fazendo algo “nunca feito na história do país”. Landim, presta atenção meu filho, o feito inédito seria se a instituição pagasse centavo por centavo, além de oferecer todo o suporte pras famílias vitimadas.

Não adianta comparar o Flamengo com a Boate Kiss ou a Vale. Nossa instituição não é empresa, não visa o lucro pelo lucro. Todo dinheiro que entra no caixa deve ser utilizado pra melhorar a estrutura, desenvolver outros esportes e fomentar o futebol.

Nós sabemos que há dinheiro para pagar as famílias. E que nenhum valor será suficiente para reviver os mortos ou afastar a saudade e a dor da perda. Mas, servirá para dar condições dignas para cada um, que ao invés do rubro-negro, veste o luto.

Presidente, o futebol no Brasil também é uma ferramenta social. Num país com a raiz profunda da desigualdade, o esporte, para muitos, é a única saída para uma vida melhor. Os dez garotos eram a expectativa de um futuro digno. Iriam, todos, se tornar grandes profissionais? Ninguém sabe dizer, mas trilhavam este caminho.

Presidente, por anos o clube usou esses garotos. Eles vestiam não só o manto, mas carregavam consigo o lema “craque o Flamengo faz em casa”. Vários estavam nas seleções de base e tinham tudo para ter seus nomes cantados no Maracanã (sonho de vários deles). Um sonho deles e também de cada um dos familiares que estavam ao lado, sonhando junto.

Presidente, o Flamengo é muito maior que isso! Desde o dia da tragédia nossa História mudou. Haverá um antes e depois. E se o futuro será bom ou ruim, dependerá da forma como será escrito. A caneta para tomar a decisão pesa em seu bolso.

Ouça a Nação! Ainda não há nada comprovado que ateste o Flamengo como culpado. Mas, independentemente disso, pague as indenizações. O clube hoje é uma potência financeira. Há anos não tem salários atrasados e torrou centenas de milhões de reais em contratações desde 2013.

Fazendo uma matemática simples, só com a família das vítimas fatais, seriam gastos R$ 20 milhões de indenização em um primeiro momento. Esse valor o clube já tem com a venda de Henrique Dourado. Continuando o cálculo, o pagamento de R$10 mil por mês para cada vítima, geraria um débito de RS100 mil mensais (pouco para uma das folhas mais caras do país). Ao longo do ano, seria R$ 1,2 mi (salário do Gabigol). Ao longo dos próximos trinta anos, sem fazer cálculo de reposição de inflação, seriam gastos R$ 36 mi (menos do que pagamos para trazer Vitinho da Rússia).

O clube ainda poderia fazer uma série de amistosos com o time principal ou de masters nas cidades dos garotos que morreram no incêndio. Quer mais? Que tal abrir institutos e escolinhas nestes municípios? Lembra quando disse que o futebol é ferramenta social? Então…

Para ser grande não basta apenas dizer, é preciso agir! Essa batalha de afirmações via imprensa prejudica a imagem do clube e também fere cada um de nós flamenguistas. Vale lembrar que estamos sem patrocínio.

Seja grande Landim! Se poste como presidente da Maior Torcida do Mundo e do maior clube do Brasil!

Mais uma vez, presidente, ouça a Nação! Ajude e pague as famílias! Desde o dia oito de fevereiro vivemos este pesadelo! As famílias, ainda mais!

Christian, Arthur, Pablo, Bernardo, Vitor Isaías, Samuel, Athila, Jorge Eduardo, Gedson e Rykelmo, para sempre presentes!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Assuntos:Colunacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasMais queridoMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades mengãoRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
5 Comentários
  • Diego Dinckinson disse:
    27/02/2019 às 15:17

    Concordo em partes com o nobre colunista, o flamengo precisa idenizer justamente as familias, mas qual seria esse denominador mais justo de idenização ? Outra coisa foi muito dito “escutem a nação” pelo que li em outras fontes a nação não está unânime com os volores sugeridos de 2 milhoes e mais 10 mil de pensão longe disso.
    O nobre colunista tbm esquece de mencionar que só a familia do Christian tem 3 advogados mobilizados a tirar o máximo de dinheiro possível do clube. Será que um grande montante vai apaziguar a perca do filho? Certamente não. Reintero idenizações e pensões justas sim! Gente mobilizada e tirar do flamengo mais do que deve não! Outra coisa o clube paga 5000 mensais de ajuda de custo, mais hotel, psicólogo e outros, e após a reunião orientados por advogados virem a publico falar que o flamengo nao está dando assistencia, isso é certo?
    Somos cabeças pensantes o suficiente pra distinguir o que é justo e o que passa disso, nunca houve um caso semelhante desses com outro clube brasileiro e o flamengo vai se basilar em que? Em outros casos semelhantes óbvio, isso é um princípio básico na jurisprudência, penso que 2milhões de idenização é um valor adequando, mas 10000 de pensão até que completassem 45 anos um exagero. Não sugiro passemos a mão na cabeça do clube, bem longe disso, mas filtrar bem as informações que tem chegado até nós, e cobrar o que for justo e apoiar quando for necessário, esse é o nosso papel.

    Reply
  • jodeilsons disse:
    27/02/2019 às 16:27

    Falou tudo!

    Reply
  • Anônimo disse:
    27/02/2019 às 16:52

    Plenamente de acordo.

    Reply
  • Luiz Cezar Silva disse:
    27/02/2019 às 19:51

    Eu discordo pq tragédia e tragédia da boate Kiss da Vale lá perderam vidas tbem se os dirigentes do flamengo chegou em proposta de 700 mil e um ótimo valor é só as famílias acertar direto com os dirigentes do flamengo sem advogado pq esses advogados são uma doença vão ficar com uns 50% do dinheiro da indenização

    Reply
  • Anônimo disse:
    28/02/2019 às 11:39

    Não adianta, o Flamengo pode pagar, 10, 20, 100 milhões, ainda assim vai ser julgado e criticado, então que seja tudo feito dentro da realidade e, claro, melhorando um pouco mais do que é executado pela justiça brasileira por consideração a memória dos garotos e seus familiares, mas sem exageros e sem se dobrar aos oportunistas. Penso que além disso, construir um memorial e acompanhar a vida desses familiares dando apoio durente toda a vida, contará mais do que qualquer indenização que for acertada agora.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogos da Copa hoje: Inglaterra, Portugal, Argentina e outras 9 seleções entram em campo neste sábado

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

1 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

5 35

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

13 4

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo