Thigu Soares: “Não nos tirem o que nos resta”

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Quando a tristeza toma conta de nós, apenas a vergonha pode ser pior.

Desde o fatídico dia da tragédia, entre ponderações, lágrimas e ranger de dentes, venho tentando entender o que se passou e rogar para que, de alguma forma, o Flamengo consiga se portar como uma instituição humana e gigantesca.

Não quero e nem pretendo trazer uma tintura de especialista a um assunto tão trágico de nossa história. Cabe a mim, ao menos em minhas linhas, expressar minha opinião como torcedor, cidadão e humano. Não será através dessas minhas palavras que vocês verão uma análise baseada na técnica jurídica, na perícia arquitetônica ou nos preceitos da engenharia. De antemão adianto que eu não vim aqui, deixar que minha paixão por nossas cores fale mais alto que minha sensibilidade e minha prévia avaliação daqueles que, no momento, representam institucionalmente o Flamengo.

Parecia que nossos representantes, no olho do furacão, compreendiam a gravidade da tragédia e a obrigação moral de dar suporte aos familiares dos #nossos10 e aos três bravos sobreviventes. Parecia adequado evitar qualquer tipo de pronunciamento inicial quando era a hora de cuidar de quem mais sofreu com a perda dos nossos meninos.

Parecia que sabíamos que o momento de conforto e luto não bastaria, precedendo uma série de providências reparatórias que são obrigações de qualquer grande instituição que, culpada ou não, era responsável por zelar pelas vidas que foram ameaçadas e se perderam.

Só parecia…

Notas oficiais se multiplicam. Nossa diretoria alterna um silêncio pouco inocente e danoso com momentos patéticos protagonizados por aparições do VP Jurídico e dos memes enigmáticos do homem forte do nosso futebol.

Está sobrando gelo no sangue? Não, está faltando sangue nas veias. Está faltando respeito. Falta respeito à memória dos #nossos10, falta respeito no amparo e na reparação justa às famílias, falta respeito à Nação, que quer e deseja que a diretoria represente o Flamengo da forma gigantesca que ele é também como entidade humana e cidadã.

Nossa tragédia não deixará de existir, nossa pior derrota já aconteceu e a diretoria está tornando isso mais indigno que um rebaixamento.

O Flamengo não é a boate Kiss ou Vale. Nada se compara. Não nos entristeçam mais, não nos envergonhem dessa maneira.

Não tornem a página mais triste de nossa história também a parte mais infeliz e indigna. Reparem – ainda que isso seja impossível – a perda das famílias desses jovens que sonhavam com nossas cores, reparem parte da alegria que foi levada e ajam com a dignidade e a correção de nossa história.

Nossa obrigação moral seria oferecer mais do que a justiça. Isso sim, nos representa e fica pra história.

Não nos tirem o brilho que nos resta, não nos tirem o orgulho do gigantismo dentro e fora das quatro linhas.

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Respeitamos a dor das famílias e destes meninos, que merecem mil homenagens do flamengo.
    Mas não misturem as coisas, as indenizações oferecidas pelo Flamengo superaram os patamares da Justiça brasileira, e muito!
    Parem de cair no conto de jornalistas, advogados que também querem se aproveitar da situação e prejudicar o flamengo.
    Já vi muita negligência em minha vida, mas não é o caso do Flamengo após o fato (não to discutindo o antes, pois isso é claro que o clube falhou gravemente).
    Não vi nenhuma vez a diretoria dizer que não se coloca para negociar, não vi nenhuma vez escrito que não sentou pra negociar. Ao contrário, as declarações do clube são sempre em apoio as famílias, em respeito ao luto, em respeito aos meninos.
    Agora não é porque um jornalista ou um advogado acha justo pagar uma fortuna e prestações periódicas muito acima do ganho do brasileiro médio que o Flamengo tem que se curvar.
    Existe responsabilidade civil, criminal, moral, em cada uma das áreas. Que o clube seja chamado à responsabilidade de forma justa. Se a justiça brasileira sequer atinge 1/3 dos patamares oferecidos, o Flamengo tem que pagar dez vezes mais??? Qual a lógica disso??
    Da nojo ver como grande parte da imprensa tem tratado disso.

  • O Flamengo, investe milhões de reais para reforçar o time, e não investe nada para a base de jogadores, pois está mais do que na hora de o judiciário, investir em responsabilizar os dirigentes do Flamengo, em investir nas bases, ao invés de pagar milhões por jogadores duvidosos, cujo time do Flamengo não ganha nada há muito tempo!!!!

  • e muito facil fazer papel de bom moço, porem na hora de agir como bom moço e arcar com as responsabilidades, ai e que se vê quem realmente e bom moço, e o Flamengo( dirigentes) esta muito longe de agir como bom moço, o que e lastimavel, pois manchara a imagem do clube.

  • Texto perfeito do princípio ao fim. Tem que pagar e pagar bem. A responsabilidade dos meninos estarem naquele micro-ondas e, em 1º lugar, do covarde Banana de Mello, que até agora não mostrou as caras; seguido por Landim e sua gang. Todos irresponsáveis e covardes, que tratam os meninos como ativos e nada mais. Só acho que o dinheiro deveria sair do bolso deles e não da instituição. A torcida não pode ser penalizada por erros que são só desses dirigentes incompetentes.

  • Muito bom texto. Bora boicotar essa diretoria até mudarem de postura.

  • engraçado que agora os pais falam que a estrutura do flamengo era a pior possível…enquanto nada acontecia era a melhor. Tá na cara que que querem enfiar a faca no clube. Sou a favor de indenização, mas algo coerente, até porque sabemos que no máximo 1 ou 2 desses que morreram poderiam mesmo vingar profissionalmente…

    • Recentemente, contávamos com 03 “novos Zicos (Mateus Sávio, era um deles). E, um NOVO BEBETO que, nem sei onde anda.

    • Recentemente, contávamos com 03 “novos Zicos (Mateus Sávio, era um deles). E, um NOVO BEBETO que, nem sei onde anda.

    • Recentemente, contávamos com 03 “novos Zicos (Mateus Sávio, era um deles). E, um NOVO BEBETO que, nem sei onde anda.

  • Demagogo..

    • Ele é demagogo e você é burro

  • Não vai faltar inimigos do Flamengo se passando por torcedores para batata lenha na fogueira, a falência do Flamengo não vai trazer ninguém que já morreu de volta a vida.

    • Falência?! Tá se sacanagem!! Isso pro Flamengo eh dinheiro de pinga! Eh o preço do Vitinho!! Para de falar merda!

    • Uma hora é o clube mais rico do país, mas pra pagar indenização não pode tirar 60 milhões do bolso diluído em décadas que vai falir. Vocês são nojentos.

  • thigu soares tira 60 MM do seu bolso e paga!!! fácil falar isso … nunca foi paga uma indenização nesses valores…
    até concordo que cada família recebesse 2 MM e ponto ou mais um salário mínimo como o Flamengo propôs… agora, receber 10 mil por 30 anos … me diga quem recebe isso no país? não tem base! a vale que tem um lucro de 300 bilhões por ano está pagando 600 reais de ajuda de custo paro o povo de Mariana… e no máximo irá pagar 1 MM para quem perdeu até 4 pessoas … mas o Flamengo tem que ser diferente né pqp

    • Só faltou você dizer que a vale vai indenizar milhares de pessoas, enquanto o Flamengo vai indenizar dez famílias apenas. Além disso esse valor de 600 reais de ajuda de custo para quem perdeu tudo e está recomeçando a vida é no mínimo imoral. Flamengo tem 60 milhões pra pagar o arrascaeta, porque não teria para se retratar de um erro criminoso?

  • Concordo com o argumento do autor, porém cabe ressaltar que o principal amparo neste momento deve ser psicológico e não financeiro acredito eu. Sim ressarcimento pelo problema emocional deve ser feito levando em consideração o pricípio da razoabilidade. O que me assusta é o fato de nenhuma família ou crítico reivindicar um efetivo auxílio psicológico. Até o presente momento, somente ouço reivindicações como esta, mencionando valores financeiros, obviamente devidos. O Flamengo tem e sim culpa, porém não teve dolo e por isso os valores devem ser adequadamente arbitrados pela justiça, já que não houve mediação.

  • Que texto perfeito que nada, isso ta só ajudando a afundar o clube, já foi oferecido 700 mil mais 3 salários mínimos por vários anos, não vi nenhum caso oferecem tanto de inicio sem entrar na justiça, não quiseram nem ouvir, querem é ir pra justiça sugar até a ultima gota, a torcida ta indo na onda dos advogados que já fizeram a cabeça de muitos familiares , enquanto isso os adversários festejam nosso desastre e carniceiros da imprensa também , o time já ta sendo reflexo do que ta ocorrendo fora de campo. A torcida deveria fazer sua parte, torcer pra o time dentro de campo e tentar ajudar de alguma forma a imagem do clube. Se continuar assim dentro de campo também vai ser uma tragédia

    • Me referi ao post do Renato e agora declaro a mesma manifestação ao SEU !!!

    • Ajudando a afundar o clube eh a imagem cada vez mais desgastada, seu imbecil! Esse eh o patrimônio maior do clube! Eh com isso que o Flamengo tem que estar preocupado!

  • Texto perfeito!

  • Respeito a sua opinião, porém se for pra se render aos pedidos intransigentes de “Advogados de porta de cemitério” deixando de lado o q seria justo as famílias e aceitando as pressões desses profissionais q vão querer só usar as famílias das vítimas, mesmo depois de receberem não deixarão o clube em paz, então decreta falência fecha as portas e vc amigo arruma outro time pra torcer.

    • v??????????????

    • Meu integral apoio.

    • Exatamente, na minha opiniao a imprensa ja fez uma “lavagem cerebral” em muita gente por ai.

    • super concordo!!!! sei da tristeza, mas não podemos criar situações fora da realidade nacional, precisamos estar acima do basico, mas não estrar na pilha de advogados sangue sugas….

  • Acho que a torcida tem de fazer um movimento exigindo que a diretoria aja com a grandeza do Flamengo. Tem de dar toda a atenção às famílias atingidas. Não interessa quanto vai custar, a vida não tem preço.

  • Ainda vem um imbecil aqui pedir pra vender as jóias e fazer um estádio…idiota…

Comentários não são permitidos.