Dia de desafio: única vitória do Flamengo em grandes altitudes foi em 2008

Compartilhe com os amigos

Nesta terça-feira (05) chegará ao fim toda a ansiedade que ronda o Flamengo. A equipe de Abel Braga estreia na Copa Libertadores da América, contra o San José. O jogo acontecerá em Oruru, cidade na Bolívia acima de 3.700 metros do nível do mar. A única vez que o Rubro-Negro venceu em altitudes elevadas como essa foi em 2008, contra o Cienciano.

A partida aconteceu no Peru, na cidade de Cuzco, e também foi válida pela Copa Libertadores. O local tem 3.399 metros de altitude. Na época, o Flamengo se preparou para o jogo com seis cilindros de oxigênio. Além disso, os jogadores ficaram em quartos de hotel pressurizados, que simulavam o oxigênio presentem em locais de menores altitudes.

Desta vez, o clube disponibilizou uma preparação para os atletas desde a pré temporada, incluindo exames médicos e análises individuais. Além disso, houve o trabalho com a parte física e com a nutrição dos jogadores. O Flamengo também adquiriu equipamentos específicos para preparar a equipe para procurar reduzir os efeitos da elevada altitude e otimizar a captação de oxigênio pela hemoglobina.

A reportagem do Coluna do Flamengo preparou uma reportagem especial com todos os detalhes da preparação do Flamengo para jogar na altitude de Oruro. Confira aqui.

A grande estreia do Rubro-Negro na Libertadores está marcada para às 19h15 (de Brasília). Será a primeira vez que Flamengo e San José se enfrentarão. A partida será no Estádio Jesús Bermúdez.

Compartilhe com os amigos

Veja também