Ex-jogador aponta fator que pode ser fundamental para Flamengo sair vitorioso contra o San José

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

O Flamengo estreia na Copa Conmebol Libertadores nesta terça-feira (05), diante do San José, na Bolívia. Uma preocupação que domina a comissão técnica e os jogadores é o fator altitude. Isso porque, a cidade de Oruro, onde será o confronto entre as equipes, fica a quase 3.800 metros acima do mar. O ex-jogador e agora comentarista Edmundo falou sobre o assunto no programa A Última Palavra, da FOX Sports.

Edmundo já atuou na altitude da Bolívia. Em 1997, na final da Copa América, defendendo a seleção brasileira, o comentarista enfrentou o ar rarefeito da cidade de La Paz, que fica a 3.700 acima do nível do mar. Por isso, o ex-jogador acredita que uma boa preparação pode ser o diferencial para que o Flamengo se imponha e saia vitorioso.

O San José é o atual campeão boliviano, não deve ser um time ruim, mas também não é a oitava maravilha do mundo. Os jogadores do Flamengo são mais qualificados. Então se a preparação, toda ela, está sendo feita com perfeição, o Flamengo tem muita chance de ganhar -, afirmou Edmundo, que ainda lembrou de um fato curioso que presenciou quando esteve no país sul-americano para a disputa.

A altitude, falando de La Paz, onde jogamos a final da Copa América, é muito individual, cada jogador tem uma reação, não é certeza que todo mundo vai passar mal, antes, ou durante, depois, cada um tem de acordo com o seu organismo. Mas o que me impressionou é que na Copa América nós ficamos toda ela em Santa Cruz de la Sierra, e a final foi em La Paz. O avião voava numa altitude ‘x’, aí ele sobe para pousar. Oruro é ainda mais alto -, contou o ex-jogador.

O jogo entre Flamengo e San José, que será nesta terça-feira (05), vai ser disputado no estádio Jesús Bermúdez. O confronto vai ter início às 19h15 (horário de Brasília) e é válido pela primeira partida na fase de grupos de ambas as equipes. Peñarol, do Uruguai, e LDU, do Equador, completam a chave e se enfrentam na próxima quinta-feira (07).

Veja também