Fabricio Chicca: “Títulos apagarão os retrocessos dessa diretoria?”

Compartilhe com os amigos

Por: Fabricio Chicca

Em 2019, algum título vai apagar os retrocessos da nova diretoria?
A última novidade foi uma publicação de um diretor amador de marketing, o que quer que seja isso, surreal para 2019 e para o tamanho do flamengo. Na chamada o diretor amador escreveu: Amigos, boa noite! Estamos buscando parceiros de negócios para captação de patrocínios esportivos para o Clube de Regatas do Flamengo. Interessados, me mandem mensagem. O que pode parecer um deslize isolado é na verdade mais um retrocesso da nova diretoria. A grande maioria dos torcedores, inflamados pelo fracasso no departamento de futebol, clamou por uma mudança estrutural e profunda. Infelizmente, o que vemos até agora não era esse o resultado que esperávamos. A desculpa que não houve tempo é aceitável em algumas circunstâncias, mas nunca será aceitável para a falta de profissionalismo. Profissionalismo não é questão de tempo, mas atitude coorporativa.

No reino do futebol…
Todas as apostas feitas até agora no futebol visam um retorno a um passado glorioso, que diga-se de passagem só aconteceu por sorte. Os últimos títulos de expressão do Flamengo não foram frutos de um projeto, foram acaso. O Brasileirão de 2009 foi um milagre, apesar da qualidade dos jogadores envolvidos, havia uma sombra de dúvida sobre a performance de Pet e da capacidade de Andrade conduzir o time até o título. Sem falar que esse foi jogado em uma fogueira imensa, apesar de alguns já confiarem no título no decorrer do campeonato, poucos (ou ninguém) podem atribuir o título a um planejamento. Inocentes são os que assim acreditam. O mesmo pode ser dito sobre a Copa do Brasil em 2013. Nesse caso o time era ainda menos talentoso, e o título é  considerado tão inesperado quanto o anterior.

A promessa de termos os melhores do mundo no nosso departamento de futebol parece uma ideia distante e até engraçada. Abel, um técnico limitado e ultrapassado, faz experiências desastrosas e ingênuas; Paulo Pelaipe, Marcos Braz, o que vemos é um deserto de inovações, um museu nostálgico, uma falta de evolução. A única coisa que pode ser relacionada com esses profissionais é mais cobrança, mas isso não é o suficiente, ou pelo menos não deveria. Fatos são os exemplos de falta de qualidade do departamento de futebol: time carente em posições chaves, renovações com jogadores com baixíssimo aproveitamento técnico. Não acho que um técnico que faça um escândalo e bata na mesa seja o suficiente. Não para o que eu acredito o que futebol seja apenas escândalo.

Vale lembrar que a capacidade financeira do Flamengo hoje permite ao clube que traga os melhores profissionais da área, de qualquer clube do mundo, em qualquer campeonato. O maior custo do futebol é jogador. O Flamengo não tem, e é possível que no meu tempo de vida não tenha, condição financeira de ter em seu plantel os melhores jogadores do mundo. Para se ter uma ideia, o peso da folha de pagamento dos jogadores da Premiere League é 95% da folha de pagamento do departamento de futebol. Se não cabe na conta o Hazard, Kane ou Salah, todos os profissionais (ou quase todos) cabem na conta.

Apesar do que mencionei resumidamente acima, acredito que o Flamengo possa ser campeão esse ano. O nível tático na América Latina está tão atrasado, que laterais cobrados na área. “Felipões” e “Abelões”, com um elenco recheado de jogadores melhores que a média, podem, ainda que com todos os retrocessos, ser campeões. É claro, carente que estou, quero ser campeão, mas não acredito em retrocessos para assim o ser. Ganhar um título não pode apagar a quantidade de erros que essa diretoria esta cometendo, as falhas graves em áreas chaves do clube e do departamento de futebol.

Um título para mim não será a confirmação de que o que feito por essa diretoria está correto. Isso só vai confirmar o atraso do futebol no continente. Não provará a força do nosso time, ou as qualidades táticas de nosso departamento de futebol. O que provará é que um técnico atrasado, com departamento de futebol desatualizado e longe das melhores práticas do mundo ainda pode ganhar um título, que será apenas fruto da quantidade maior de dinheiro que o clube tem, e não pelo o que clube consegue produzir com o planejamento. Um título qualquer esse ano irá para a nossa galeria de títulos pela sorte e não pelo planejamento, afinal, o melhor futebol jogado no mundo é um futebol de índio.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se ganhar o carioca é porque o campeonato é fraco. Se ganhar o brasileiro é porque o campeonato é fraco. Se ganhar a Libertadores é porque o campeonato é fraco. Se ganhar o Mundial… Sério mesmo? A cornetagem atingiu um novo patamar nesse texto. Está cornetando títulos que sequer aconteceram e já apresentou uma “justificativa” pelo sucesso antes mesmo da competição começar. A Flaniquito se supera a cada dia.

  • Aproveitando o Carnaval, parabenizo a Escola de Samba Mancha Verde pela vitória no Carnaval de São Paulo, que atualmente, já é melhor que o do Rio de Janeiro!!! Sou corintiano mas, devo admitir, que verde é natureza, é esperança, é ecologia e verde cheira bem, ao contrário de vermelho e preto que cheiram mal, cheiram à corrupção, à safadeza e picaretagem!!! Quanto ao Flamengo ganhar títulos, é muito improvável acontecer e mesmo que ganhe o campeonato carioca, convenhamos, ganhar o carioca e ganhar merda, é a mesma coisa!!!

  • O Flamengo de 2006 a 2009, foi campeão da Copa do Brasil, Tri Carioca, Campeão Brasileiro e disputou a libertadores em todos esses anos e em 2008 eramos na pratica ou seja no campo não no papel favoritos, contudo me lembro que a mídia só noticiou crises na gávea porque eles viviam e vivem de iludir a torcida arco iris, nós flamenguistas não podermos cair nessa conversa, pelos frutos conhecereis a árvore e é nítido que o Flamengo nesse período era muito bem fundamentado. Não gosto quando os próprios flamenguistas usam esse pretexto sobre o “surpreso” titulo de 2009 pois não foi bem assim, jogamos o melhor futebol do 2º semestre daquele ano. Porque estou falando sobre isso aqui? Quem fala que o Flamengo “não mereceu” o título de 2009 baseado no que lembra das manchetes dos jornais anti Flamengo da época não pode reclamar dessa mesma pratica que muitos meios de comunicação continuam usando nos dias de hoje.

  • O Flamengo entrou em leilão com o Santos pelo Abel, poderia ter deixado eles levarem e hoje estaríamos com o sanpaoli, pergunta se eles querem trocar ? A única coisa boa do Abel foi a vinda do Bruno Henrique…

  • O texto é muito bom, é idealista e corrobora com quase todos os meus pensamentos. Mas eu tenho um pensamento que hoje precisamos primeiro vencer e depois convencer. Ano passado em muitos momentos convencemos jogando um excelente futebol mas não vencemos. Esse ano o Santos com o Sampaoli que eu julgo o melhor técnico do país está convencendo mas não vencendo. Se fosse o Flamengo hoje teríamos questionamentos da mesma forma. Então concluo que o caminho que o clube segue hoje não é o caminho que eu gosto e acho ideal, mas se resultar em títulos no final é o que vai importar mais que qualquer conceito de se fazer futebol. E como torcedor não posso fazer nada além de…torcer!

  • De fato a decepção com a diretoria é grande. Mas é incipiente ainda. Abel comete com Arão os mesmos erros que vários treinadores repetiram com Márcio Araújo. Insiste em escalar Arrascaeta fora de sua posição, pois o time tem excesso de jogadores que jogam caindo pela esquerda, e carece de atletas de qualidade para fazer o corredor pela direita. Até agora não teve adversário de peso e conseguimos levar gol de times, com todo respeito, sem lastro algum. Vamos aguardar se as ditas “coisas grandes” alardeadas pelo “Abelossauro” de fato virão. Tomara que sim, pois a estória do cheirinho me dá náuseas. SRN

  • excelente. gostei

Comentários não são permitidos.