Flamengo precisa apenas de uma vitória para se garantir matematicamente na semifinal do Carioca; entenda regulamento

Compartilhe com os amigos

Por: Carla Araújo

Desde 2017, quando mudou de formato, o regulamento do Campeonato Carioca deixa os torcedores confusos em relação à classificação, pontos e fases finais da competição. A fim de acabar de vez com essas dúvidas, a reportagem do Coluna do Flamengo resolveu destrinchar o artigo 28, que especifica sobre a semifinal do Estadual. Faltando dois jogos da Taça Rio, o Rubro-Negro precisa de apenas uma vitória para se garantir matematicamente na semifinal do campeonato, ainda que não dispute o título da segunda fase.

Para entender como são definidos os semifinalistas da competição, é preciso, primeiramente, assimilar que o título de uma das Taças não traz a garantia de estar na final do Carioca (apenas se for o vencedor das duas). Além disso, uma classificação geral, juntando pontos da Guanabara e da Rio, foi incorporada no novo regulamento. Dito isso, assim são definidos os quatro (ou dois) times que vão para a semifinal do Campeonato Estadual:

Campeões diferentes nas duas fases:
– Semifinalista 1: campeão da Taça Guanabara;
– Semifinalista 2: campeão da Taça Rio;
– Semifinalistas 3 e 4: os dois melhores colocados na classificação geral (excluindo os campeões das Taças).

Mesmo campeão nas duas fases:
– Finalista: campeão da Taça Guanabara e Rio se garante na final do Carioca;
– Semifinalistas 1 e 2: os dois melhores colocados na classificação geral (excluindo o campeão das Taças).

A partir daí, fica mais fácil entender o que o Flamengo precisa fazer para se garantir na semifinal do Carioca. Vencendo apenas um dos dois jogos restantes da Taça Rio, o Rubro-Negro assegura sua vaga pela classificação geral. Hoje com 21 pontos, chegaria a pelo menos 24. Do Volta Redonda para baixo, ninguém poderia alcança-lo mais. O único seria o Fluminense*, que, com uma vitória em cima do próprio Fla, iria aos mesmos 24 (o Tricolor tem um jogo a mais).

*O Vasco chegaria a 26 pontos caso vencesse os dois jogos, mas é descartado na classificação geral, por ter conquistado o título da Taça Guanabara.

Se considerarmos a Taça Rio, o caminho se torna um pouco mais complicado, pois o Flamengo não depende apenas dele. Vitórias nas duas partidas que faltam não é garantia matemática nas semifinais da segunda fase. Hoje, o Rubro-Negro ocupa a terceira colocação do grupo B, com 8 pontos. Cabofriense e Bangu têm 9. Caso os dois times vençam seus jogos restantes, o Fla fica fora da disputa do título da Taça Rio. Lembrando que, caso seja campeão da TR, não vai direto à final do Estadual, já que o Vasco levantou a Taça Guanabara.

Pela Taça Rio, o Flamengo tem ainda duas partidas, que vão definir sua situação no Campeonato Carioca. O próximo compromisso é na terça-feira (19), contra o Madureira. No domingo (24), enfrenta o Fluminense. Os dois confrontos acontecem no Maracanã, às 20h30 e 16h (horários de Brasília), respectivamente. Uma vitória em qualquer um dos jogos assegura ao Rubro-Negro uma vaga na semifinal do Estadual 2019, sem depender de outros resultados.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Era mais simples. O campeão de uma taça enfrentava o campeão da outra e definia o campeão carioca. Se um clube ganhasse as duas, seria campeão direto. Fizeram isso que está aí pra dar mais dinheiro à FERJ/Vasco, e quem sabe colocar algum pequeno nas finais (pra dar voto). Do jeito que está, o time que não ganhou nenhuma das duas taças pode acabar campeão carioca, como aconteceu com o Botafogo em 2018. Coisas de brasileiros. Como dizia De Gaulle, “o Brasil não pode ser um país sério”.

  • sou flamengo….mas que campeonato bagunçado e confuso…Igual a FERJ msm

  • Não entendi nada regulamento mais feio que esse timeco do basco.

  • Não entendi porra nenhuma, volta o regulamento do passado que é mais simples.

  • Fica botando time reserva..

  • Que regulamento ridículo !!!!!

  • Ou então, Bangu e volta redonda perderem os respectivos jogos.

  • Lixo

  • O pior campeonato estadual… Um lixo

Comentários não são permitidos.