Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Por: Ana Beatriz Zayat
A história começa com Gustavo de Carvalho. Este é o nome do autor do primeiro gol do Flamengo: em 3 de maio de 1912, o craque – que anos depois se tornaria presidente rubro-negro – abriu o placar no primeiro jogo oficial do Mais Querido. Naquele dia, ele ainda aumentaria a conta – foram mais quatro gols para acrescentar àquela que é, até hoje, a maior goleada da história do clube: 15 a 2 contra o Mangueira. Válido pelo Campeonato Estadual, aquele jogo marcou a história.
Mais de 100 anos se passaram e a conta nunca parou. E mais uma marca histórica se aproxima. Neste domingo (31), contra o Vasco, o Flamengo pode chegar a seu gol de número 5 mil na história do Campeonato Estadual.
A história fica ainda mais interessante se olharmos as outras marcas. Segundo levantamento do FlaMemória, há uma coincidência marcante entre os autores de gols milenares. O gol de número 1.000 foi anotado por Sá, em 1936. Já o 2 mil foi marcado por Joel, em 1952. Os gols 3 mil e 4 mil foram feitos por Paulinho Carioca, em 1975, e Marcelinho (também) Carioca, em 1992. Aí entra a mística da camisa: todos eles, sem exceção, vestiam o número 7 no Manto quando fizeram história. Coincidência ou não, apesar das notícias apontarem para uma escalação alternativa na próxima partida, Everton Ribeiro – camisa 7 – demonstrou vontade de atuar contra o Cruzmaltino no Clássico do Milhões.
O Rubro-Negro já detém outro recorde importante de artilharia: é um dos únicos 2 clubes no Brasil com mais de 12 mil gols marcados na história – o outro é o Santos. No Rio, o Flamengo caminha para ser mais uma vez pioneiro. Contra o Fluminense, na semifinal da Taça Rio, Renê e Everton Ribeiro foram os responsáveis por anotar os gols de número 4.998 e 4.999. Os números são do portal FlaEstatística, referência na apuração da história rubro-negra.
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26), na Arena Castelão O Flamengo finalizou a preparação…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Flamengo não nega abrir negociações caso chegue proposta com altos valores por Fabrício Bruno O…
Corinthians tem até sábado (30) para fechar compra de Hugo Souza A ‘novela Hugo Souza’…
Elenco chegou à capital cearense sob festa da Nação O Flamengo viajou para o Ceará…