Atuando como ponta, Gabigol ‘some’ contra a LDU; atacante ainda não fez gol jogando pelo lado

Compartilhe com os amigos

Por: Higor Neves

O Flamengo realizou grandes esforços para trazer nomes de peso para a temporada de 2019. No entanto, o técnico Abel Braga parece não conseguir extrair o melhor de seus atletas. Um desses casos, que chega a ser curioso, é o do atacante Gabriel Barbosa. Isso porque, após se tornar artilheiro da equipe jogando como homem de referência, o camisa 9 voltou a jogar pelo lado direito do campo, onde pouco fez até então.

Em 16 partidas pelo Flamengo, Gabriel marcou nove gols. O número é satisfatório. Porém, a queda de rendimento do atleta atuando pela ponta direita é clara. No jogo da última quarta-feira (24), na derrota por 2 a 1 para a LDU, mais uma demonstração disso foi dada. Em campo por 66 minutos, o atleta saiu de campo sem finalizar uma vez sequer. Em relação a chances criadas, o jogador conseguiu apenas um passe que acabou em finalização.

Mapa de calor de Gabigol na derrota por 2 a 1 para a LDU, pela quinta rodada da Libertadores (Imagem: Sofascore)

Contra a própria LDU, inclusive, Gabigol já havia atuado centralizado e dado conta do recado. Foi na segunda rodada da Libertadores – partida apontada por alguns como uma das melhores do Fla na temporada. Na ocasião, o camisa 9 não só marcou um gol, como também foi mais participativo durante a partida.

Mapa de calor de Gabigol na vitória por 3 a 1 para a LDU, pela segunda rodada da Libertadores (Imagem: Sofascore)

Ao todo, foram cinco jogos com Abel Braga optando por escalar Gabriel Barbosa na ponta direita. Em todas essas partidas, o atleta passou longe de fazer uma grande atuação, sem conseguir marcar gols, muito menos dar assistências chave. Vale a ressalva sobre a partida contra o Peñarol, na qual ele iniciou como homem de referência, mas foi deslocado para o lado de campo e acabou expulso.

Apesar disso, o atleta se mostra disposto a atuar na posição quando o técnico Abel Braga deseja. Após o jogo contra a LDU, Gabriel reconheceu que é diferente jogar aberto, principalmente por ter que contribuir mais com o setor defensivo.

– É uma posição diferente. Vinha acostumado a jogar de centroavante, mas o professor optou por isso. Já joguei assim várias vezes no Santos, então para mim não tem novidade alguma. Obviamente minha função muda um pouco, tenho que voltar para marcar lateral, algo que é diferente. Mas acho que o importante mesmo foi jogar ali, ajudar, independentemente da posição. Mas, óbvio que as duas posições são diferentes.

CONFIRA A LISTA DE PARTIDAS DE GABIGOL COMO PONTA:

LDU 2×1 Flamengo – Libertadores
Flamengo 2×0 Vasco – Carioca
Flamengo 0x1 Peñarol – Libertadores
Flamengo x Resende – Carioca
Flamengo x Boavista – Carioca

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Basta ver a cara do Gabigol na entrevista ao final do jogo pra ver que ele não está satisfeito jogando pela direita. Sinceramente se a torcida não começar a pegar no pé do Abel dentro do estádio a diretoria não vai acordar, técnico veterano mas sem noção alguma.

Comentários não são permitidos.