Destaque

Conselho do Fla vota criação da vice-presidência de embaixadas e consulados; dirigente destrincha objetivos da pasta

Compartilhe

O Conselho Deliberativo do Flamengo irá apreciar e votar, na próxima segunda-feira (29), a criação da vice-presidência de embaixadas e consulados, pasta que será dirigida por Maurício Gomes de Mattos. Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, o dirigente explicou os fundamentos e objetivos relacionados ao projeto, e você confere abaixo cada ponto abordado.

Quais são as bases envolvidas no projeto?

Esse projeto possui um tripé, entre sócio-torcedor, capitação de jovens talentos e responsabilidade social. Nós já colocamos mais de 70 jovens atletas para treinarem no Flamengo, tudo a custo zero para o clube. Nossos consulados e embaixadas bancam a ida e a família desse jovem atleta, sem ter custos adicionais para o Flamengo. 

Em que se baseia as atividades ligadas à responsabilidade social?

Uma dela foi o Natal solidário, onde o Zico foi o padrinho do projeto. Uma embaixada somente colocou 2,5 toneladas e meia, e estamos falando de 311 embaixadas e consulados espalhadas no Brasil e no mundo que fizeram estas atividades. Também tivemos a Páscoa, onde dezenas de chocolates foram distribuídos no projeto. O Flamengo faz a diferença, e o projeto gira para o clube em torno de 2,5 milhões de reais por ano, contando o número de sócios-torcedores ativos.

Maurício Gomes de Mattos aparece discursando em um dos eventos de embaixadas e consulados do Flamengo (Foto: Divulgação)

E o Flamengo arca com todos os custos de eventos realizados pelo projeto?

O custo operacional é de apenas um funcionário. Todas as despesas são pagas pelas embaixadas e consulados, incluindo as camisas doadas para a parte social. Quando tem um evento o consulado convida a direção do Flamengo para estar presente, e eu estarei representando toda a diretoria do Flamengo. O Eduardo, coordenador do projeto, também é convidado por estes consulados e embaixadas. Nada é tirado do Flamengo. Nosso lema é ‘tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo’. 

Por que a criação de uma vice-presidência para embaixadas e consulados?

Esse projeto necessita de uma VP para que a gente possa ampliar o projeto, buscando patrocínios e crescimento. Temos a ideia de fazer a FlaFest, de levar o Museu itinerante e de internacionalizar ainda mais o projeto em eventos mundiais. Agora mesmo, nos dias 8 e 9 de junho, faremos o primeiro encontro europeu de embaixadas, em Portugal. No ano passado, fizemos nos Estados Unidos um encontro das embaixadas americanas e foi um sucesso absoluto. É um projeto que dá uma visibilidade mundial ao Flamengo, é o clube apoiando as suas células de torcedores em todo o canto do Brasil e do mundo.

Notícias recentes

  • Destaque

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Brasil busca vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo A bola vai rolar…

29/06/2026
  • Destaque

Esportiva Bet paga odd 18 para Vini Jr marcar gol ou assistência em jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Esportiva Bet lançou odd especial para jogo do Brasil hoje A Seleção Brasileira entra em…

29/06/2026
  • Manchetes

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

O que disse José Boto, diretor de futebol do Flamengo, sobre reforços?   José Boto…

29/06/2026
  • Destaque

Japão define escalação para jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo

Como chega o Japão para jogo contra o Brasil? Brasil e Japão medem forças nesta…

29/06/2026
  • Destaque

SAIU! Com 2 jogadores do Flamengo, Ancelotti divulga escalação para jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Quais jogadores do Flamengo serão titulares em jogo do Brasil x Japão? A bola está…

29/06/2026
  • Notícias

Brasil defende invencibilidade de 25 anos em jogos oficiais contra o Japão; veja retrospecto do confronto

Brasil e Japão já se enfrentaram quantas vezes ao longo da história? O Brasil entra…

29/06/2026