Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Justiça agenda audiência entre Flamengo e CBF por reconhecimento do título brasileiro de 1987

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 24/04/2019
28 Comentários
Atualização: 24/04/2019
Compartilhar

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Justiça do Rio de Janeiro marcou para o mês de junho uma audiência de reconciliação entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Flamengo. O assunto é o mesmo: o Rubro-Negro quer o reconhecimento do título do brasileiro de 1987, chamado de Troféu João Havelange ou Módulo Verde, que à época era equivalente à primeira divisão do campeonato nacional.

O processo tramita na 8ª Vara Cível carioca desde dezembro de 2018. O clube da Gávea espera conseguir o reconhecimento do título, mas ao mesmo tempo mantendo a legitimidade da conquista do Sport naquele mesmo ano, que já recebeu do STF (Supremo Tribunal Federal) o decreto de único detentor do título da Copa União. Sendo assim, passaria a haver dois campeões brasileiros de 1987.

“O reconhecimento formal da conquista do Flamengo, em paralelo ao título conferido judicialmente ao Sport, não teria o condão de alterar o status de ‘campeão brasileiro’ de 1987 ao clube pernambucano” -, defende o Flamengo no processo aberto pelo clube.

A batalha envolvendo o título brasileiro de 1987 durou 20 anos. Entretanto, em decisão proferida em março de 2018, a maioria dos ministros do STF determinaram ganho de causa ao clube de Pernambuco. Desde então, o Rubro-Negro vem tentando obter o reconhecimento na Justiça.

Assuntos:Colunacoluna do flaColuna do Flamengocopa uniãodiretoriaflaFlamengoflanoticiasjustiçaMais queridoMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades mengãoRUBRO-NEGROSTFúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
28 Comentários
  • Andre Renato disse:
    24/04/2019 às 00:38

    O engraçado é que esse título o Flamengo ganhou em campo, com méritos e num campeonato com os maiores clubes brasileiros da primeira divisão nacional, a CBF por pura política, deu a concessão ao Sport e depois de anos de discussão, não aceitou declarar os dois clubes como campeões nacional daquele fatídico ano de 1987 e outro dia desses, declarou o Palmeiras campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano, tendo ele conquistado dois torneios que sequer tinham peso de campeonato nacional.
    Bom, não podem dois times serem campeões juntos numa mesmo competição mas pode um time sozinho ganhar o mesmo título duas vezes no mesmo ano?
    Pode isso Arnaldo?
    A CBF é VERDE!!!

    Reply
    • Turlough Tharmar disse:
      24/04/2019 às 01:51

      Na verdade a CBF reconheceu o Flamengo campeão brasileiro junto com o Sport, mas o Sport acionou a justiça para que ela forçasse a CBF a voltar atrás nessa decisão, exigindo que a decisão de somente o Sport ter sido campeão em 87 fosse imposta à CBF. Ao ser ameaçada com multas, a CBF então voltou atrás revogando a própria decisão.
      Creio que a novela só vai se repetir. Bobagem dar essa moral de novo Xport que vai mais uma vez se valer do caso pra aparecer as custas do Mengão.

      Reply
      • Anna Nevus disse:
        24/04/2019 às 13:25

        Vai pagar as vitimas dos garotos do Ninho ao invez de roubar titulo dos outros, Flamerdista inútil.

      • Glauber Montes disse:
        24/04/2019 às 13:28

        Tá misturando laranja com abacaxi

      • Claudio Carvalho Alessandra Ca disse:
        26/04/2019 às 13:27

        Aqui temos condições de pagar,pagamos e estamos pagando embora temos consciência de que algumas coisas não terem preço!
        Não devemos marmitas e não vivemos às custas de financeira,nossas contas de água estão em dia e salários também inclusive se precisaremos pegar água aqui pra lavar a boca pra falar de Flamengo#caloteiros!!!

      • Claudio Carvalho Alessandra Ca disse:
        26/04/2019 às 13:34

        Que coisa é preciso vir na página do maior do mundo pra tentar aparecer…seja bem-vindo seu time não tem página,né? Compreendo em 1905 também éramos assim…SRN!

  • Daniel Pires disse:
    24/04/2019 às 08:02

    Sempre fui da opinião que o Flamengo deveria ter jogado aquele quadrangular. Tinha time superior aos 3 adversários e seria campeão, caso não acontecesse aquelas supresas que o futebol nos prega.
    Recusou a participação e deu nisso: décadas dependendo de politicagem e acabou não sendo oficialmente declarado campeão. Tudo bem que moralmente é o campeão, mas isso só vale para nós torcedores do clube. Títulos não podem ter valor moral apenas, é preciso que sejam, acima de tudo, reconhecidos oficialmente. Temo que o clube não consiga mais o reconhecimento oficial e o título acabe mesmo com aquele clubinho frequentador assíduo de segunda divisão.

    Reply
    • renatocarvalho disse:
      24/04/2019 às 08:17

      Daniel Pires, vc já reparou que praticamente toda a imprensa só se refere ao Flamengo como hexacampeão? Portanto, não somos só nós flamenguistas que nos declaramos campeões, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe disso. Esse assunto já se tornou ridículo há muito tempo. E, não, o Flamengo não deveria ter jogado o quadrangular, por uma questão de caráter, por cumprir o que foi acordado. Se não fosse o Eurico Miranda ter traído os companheiros do Clube dos 13 e assinado por ele, C13, nada disso teria acontecido. Se informe melhor. Quem tem caráter, não se vende.

      Reply
      • Mengao Maior Torcida do Mundo disse:
        24/04/2019 às 08:48

        É isso . Quem acompanhou o campeonato sabe . Flamengo campeão LEGÍTIMO,vencendo TODOS os principais clubes do país . Sport se vale de manobras políticas…Uma VERGONHA !

    • Daniel Pires disse:
      24/04/2019 às 08:31

      A imprensa carioca é que usa o termo hexacampeão e isso está perdendo força. Ok, ficamos com nosso “caráter” e sempre considerando o clube campeão moral desse campeonato e o outro clube fica com o reconhecimento oficial.

      Reply
    • Anônimo disse:
      24/04/2019 às 08:34

      Daniel, o Flamengo só não jogou a “final” com o IXPô, pq o clube dos 13 já tinha decidido que não haveria esse tipo de confronto, independente de quem fosse o campeão, na época o presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio era o presidente do clube dos 13, quando o Flamengo ganhou e começaram os problemas o próprio Juvenal não reconheceu mais o Flamengo como o legítimo campeão.

      Reply
      • Mengao Maior Torcida do Mundo disse:
        24/04/2019 às 08:46

        Carlos Miguel Aidar …

      • Mengao Maior Torcida do Mundo disse:
        24/04/2019 às 08:46

        O presidente do SP era Carlos Miguel Aidar …

    • Anônimo disse:
      24/04/2019 às 15:58

      Foi um acordo, dos clubes dos 13 a epoca qm organizou esse campeonato. N foi so o Flamengo mas qualquer um q fosse campeão nao.jogaria esse quadrangular

      Reply
  • Valdir disse:
    24/04/2019 às 08:14

    Audiência de “conciliação”, né? kkk

    Reply
  • Anônimo disse:
    24/04/2019 às 08:52

    O grande erro do flamengo foi nao ter indo a justiça no mesmo momento em que o sport ingressou com a ação pedido o reconhecimento de campeão de 87 .

    Reply
  • Luis Carlos Garcez disse:
    24/04/2019 às 09:03

    Não entendo pq o Flamengo não denunciou o xporti a FIFA por ter entrado na justiça comum já que a entidade proibi essa prática.

    Reply
  • pmassala.arte disse:
    24/04/2019 às 09:04

    Cara, a regra é clara. Os clubes sabiam do quadrangular e aceitaram. Na hora H se recusar foi assinar atestado de burrice. Naquela época o futebol era uma zona. Virada de mesa toda hora. Sou Mengão, mas regra é regra.

    Reply
    • Wilham Frank disse:
      24/04/2019 às 12:22

      Tá falando a respeito do assunto o que sabe, ou seja, nada.. Procure se informar melhor amigo. Passar bem!

      Reply
  • Roger Lima disse:
    24/04/2019 às 09:50

    Não houve avaliação de causa o que foi julgado e se poderia haver um julgamento, como já tinha tramitado e julgado não pode ser feito, por isso foi mantido a decisão do juiz de Pernambuco.

    Reply
    • Silvio Marques disse:
      24/04/2019 às 10:59

      Tenho um sobrinho pernambucano que é torcedor do sport, como o pai. Ele perguntou: Pai, nós ganhamos do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras… Mas, meu cunhado, todo sem jeito, desconversou cortando a conversa: Não! Não jogamos contra esses times, não! Kkkkkk precisavam ver a cara do menino!

      Reply
  • Euzebio Kelly Vilar disse:
    24/04/2019 às 11:01

    Eu vi o mengao ser campeao eu comemorei entao pra me meda igual o a justiça determina campeao 87 foi e sera sempre o mengao

    Reply
  • Silvio Marques disse:
    24/04/2019 às 11:07

    Tenho um sobrinho pernambucano que é torcedor do sport, como o pai! Ele perguntou: Pai, nós ganhamos do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São… Mas o o pai, meu cunhado, cortou a conversa dizendo: Não, nós não jogamos contra esses times, não! Kkkkkkk Precisavam ver a cara do menino!

    Reply
  • Luis Henrique O Mattos disse:
    24/04/2019 às 11:55

    Bobagem ficar discutindo isso. O troféu tá lá na galeria inclusive a taça das bolinhas…SRN

    Reply
  • Edidio Oliveira Dos Santos disse:
    24/04/2019 às 12:13

    Culpado da convulsão e o jurídico do flamengo que deveria te entrado na fifa pedindo punição para o sport de recife por entra na justica comum

    Reply
  • Edidio Oliveira Dos Santos disse:
    24/04/2019 às 13:24

    A fifa nao reconhece decisao de justiça comum campeao de 87 Flamengo

    Reply
  • Bokkas Lima disse:
    11/11/2019 às 02:57

    Simples é só a CBF reconhecer a cagada que fez e reconhecer que teve diu campeões brasileiro na época,e alguém sabe se já teve essa audiência?SRN

    Reply
  • Bruno disse:
    03/12/2019 às 12:30

    Estamos em dezembro de 2019. O que foi decidido?

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Veja como está a trajetória de Thiago Almada pela Argentina na Copa do Mundo; jogador tem acerto com o Flamengo

Ídolo do Flamengo, Raul Plassmann detona Cruzeiro antes da Libertadores: “Não vou torcer para clube que tem dono”

3 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

34 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo recusa proposta milionária do Grupo City por João Victor; veja valores

10 4

Filipe Luís liga para Jorginho e tenta levar volante ao Monaco; Carrascal também foi consultado

5 16
Brasileirão

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

8 2

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

11 2
Libertadores

Libertadores: Flamengo abre nesta quarta a venda de ingressos para jogo contra o Cruzeiro no Maracanã

4 1

Flamengo x Cruzeiro: veja datas, preços e como comprar ingressos para jogo da Libertadores

5 2
Comentários Recentes
  1. Fernando Borges Carlos em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Graças a Deus. Nunca jogou nada. Agora quer fazer graça. Nem no bostafago é lembrado.

  2. Math em As respostas de jogadores do Flamengo após atitude de Lorran em treino no Ninho do Urubu

    O lorran já tem 20

  3. [email protected] em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Nunca jogou nada.

  4. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  5. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo