Léo Bassmann: “Precisamos falar sobre o VAR”

Compartilhe com os amigos

Salve salve, Nação! Vamos nos aproximando de mais uma final de Carioca e, um dos assuntos que vem à tona toda vez que falamos do estadual de 2019 é justamente ele: o árbitro de vídeo.

Amado por uns, odiado por muitos outros, o VAR chegou para mudar a forma de assistir futebol que está enraizada em todos nós há décadas, afinal, apenas exemplificar, agora a bola na rede não necessariamente significa um gol.

Se por um lado esse novo recurso deixa o jogo menos fluido por conta da demora na resolução dos lances chave e possíveis anulações, por outro, ele vem para ajudar a solucionar erros graves e acabar com muitas das injustiças do futebol, por exemplo, quem lembra do pênalti escandaloso marcado a favor do Vasco em 2017 quando a bola bateu 1000% na barriga (e somente na barriga) do Renê? Com o auxílio do árbitro de vídeo o lance anulado.

É óbvio que ainda há muito o que se melhorar. Os lances precisam ser decididos com mais rapidez, as imagens utilizadas devem ter mais opções de ângulos diferentes para tomada de decisão e a comunicação entre árbitro e a equipe de monitoramento deve ser mais ágil.

Outra coisa que é preciso salientar é que o VAR não vai fazer milagre, uma vez que a decisão final é sempre do juiz, que pode interpretar uma coisa diferente do que eu ou você e isso ainda continuar dando assunto para as famosas resenhas entre torcedores, além de oferecer muita oportunidade para os árbitros que gostam de aparecer mais que os próprios jogadores.

Apesar de tudo isso, vejo jornalistas renomados fazendo coro contra o VAR. Isso me deixa muito incomodado, uma vez que o intuito deste recurso é ajudar a diminuir as injustiças do futebol e deixar que os resultados sejam decididos no campo.

Sei que ele atrasa comemoração de gol, que pode acabar dando um pênalti pro adversário, ou anulando um gol nosso, mas eu, particularmente prefiro ver meu time ganhar ou perder na bola do que ter que adicionar algum asterisco após um título, por exemplo.

Vida longa ao VAR!

Abraços e saudações rubro-negras!

Leo Bassman

Twitter: @leobassman27

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • De que adianta toda tecnologia se o camarada que está lá ou o árbitro no campo, estiver mau intencionado??? Por que o VAR anulou o gol do Fla Contra o Vasco, sendo que a bola veio do jogador vascaíno? É preciso acima de tudo ser imparcial.

    • O que o árbitro supostamente alega é que o defensor do Vasco executou “uma defesa deliberada” e isso tem interpretação diferente na regra, que diz:
      – Um jogador em posição de impedimento que receber a bola jogada deliberadamente por um adversário (exceto quando se tratar de uma defesa deliberada), não deve ser punido (não ganha vantagem).

      • Em outras palavra, o impedimento só não deve ser marcado se a rebatida não for em uma ação de defesa do gol. Como ser ou não uma ação de defesa é questão de interpretação, ele interpretou que teria sido e favoreceu o vasco dentro da regra.

Comentários não são permitidos.