O ídolo e o adeus: em final de contrato, Juan se despede do Flamengo contra o Cruzeiro

Compartilhe com os amigos

Foto: Gilvan de Souza

Por: Ana Beatriz Zayat

A história entre Flamengo e Juan começou há 40 anos. No princípio da vida, antes de qualquer razão, já havia o sentimento vermelho e preto. Quem conta a história é o Seu Roberto, pai do zagueiro mais artilheiro na história do Mengão – ao lado de Junior Baiano – com 32 gols: “O Juan tinha dois anos e eu o acordei para ver a final do Mundial em 81. Ele era torcedor de pequeno, ficava na arquibancada, ficava nervoso. Ele tem um grande sentimento pelo Flamengo, de amor mesmo“, declarou o responsável pela paixão passada por geração.

Como jogador, foi revelado nas categorias de base do Flamengo, aos 11 anos. Destacou-se como meia até ser improvisado como zagueiro, posição o revelou para o mundo. Fez sua estreia no profissional com 17 anos, no dia 5 de julho de 1996, na vitória por 1 a 0 diante da Desportiva Ferroriviária-ES. Apesar de passar pelo time principal em 1996, Juan só se firmou de vez em 1999, durante a conquista da Copa Mercosul – Campeonato que recorda com bastante carinho, já que estufou as redes na decisão contra o Palmeiras. Os títulos não pararam por ai e em 2001 conquistou a Copa dos Campeões.

Títulos pelo Flamengo:

– Copa Ouro Sul-Americana: 1996
– Copa Mercosul: 1999
– Copa dos Campeões: 2001
– Campeonato Carioca: 1996, 1999, 2000, 2001, 2017 e 2019
– Taça Guanabara: 1996, 1999, 2001
– Taça Rio: 1996, 2000 e 2019
– Copa dos Campeões Mundiais: 1997

Após impressionar pelo seu futebol em terras cariocas, em 2002, o zagueiro foi negociado para o Bayer Leverkusen – clube onde permaneceu por cinco anos. Na sequência, passou pela Roma e participou da conquista de uma Coppa Itália e uma Supercopa da Itália. Retornou ao Brasil em julho de 2012, quando defendeu o vermelho e branco do Internacional. Juan foi destaque, também, na Seleção Brasileira – participou das conquistas da Copa América em 2004 e 2007; Da Copa das Confederações em 2005 e 2009; Além de ter integrado a equipe brasileira que disputou a Copa do Mundo em 2006 e em 2010.

Muito emocionado e projetando permanecer até o término de sua carreira, Juan retornou ao Flamengo em 2016. Anotou seu último gol com o Manto em 23 de novembro de 2017, na vitória contra o Junior Barranquilla, no Maracanã. Em 2018, disputou apenas 14 jogos pelo Rubro-Negro: cinco pelo Campeonato Carioca, cinco pela Copa Libertadores e quatro pelo Campeonato Brasileiro. A última partida foi a derrota para o Grêmio, por 2 a 0, pelo Brasileirão. Em princípio, o zagueiro se aposentaria no fim da temporada passada, mas uma ruptura do tendão de Aquiles o fez passar por uma cirurgia. O Flamengo, então, renovou o contrato com seu profissional até o término do mês de abril de 2019 – para que houvesse tempo de recuperação até um jogo de despedida.

Último título

Após a confirmação do favoritismo rubro-negro sobre seu rival cruzmaltino, o Flamengo conquistou seu 35º título Carioca em 2019. Juan, assim como em 2017, estava lá. Apesar de não entrar em campo, o ídolo e eterno capitão recebeu a faixa de Diego e levantou, pela última vez, a taça do Campeonato. O dia foi de bastante emoção: o Mais Querido chegava com vantagem no placar contra um inferior Vasco da Gama – o que empolgou a torcida. Mais de 40 mil apaixonados foram ao Maracanã e o pintaram com as cores do clube, com direito a muita fumaça rubro-negra e mosaico anunciando o óbvio: festa na favela.

Impossível imaginar o que se passou no coração do nosso camisa quatro. Além de escutar a Nação gritando seu nome em forma de homenagem e de erguer (mais uma vez) um troféu com sua segunda pele, Juan ainda teve a chance de realizar o sonho de um dos maiores heróis da história rubro-negra: Jhonata Ventura. O Garoto do Ninho esteve no Templo do Futebol pela primeira vez após o ocorrido no Centro de Treinamento e, ao lado de seu ídolo e companheiro de posição, participou da festa pela conquista.

Carta de despedida

Chegou a hora (infelizmente)! O primeiro compromisso do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2019, contra o Cruzeiro, no sábado (27), no Maracanã, será o último de Juan com o Manto. A história iniciada em 1996 se encerra em 2019 e voltará a ser contada apenas pelo torcedor de arquibancada. Em carta oficial, o zagueiro se despediu da sua maior paixão e revelou a importância do Rubro-Negro em sua vida: “eu comecei a gostar de futebol porque gostava do Flamengo“.

Em trecho emocionante, o camisa quatro se declarou à Maior Torcida do Mundo:

Rodei o mundo e vi de perto grande times. Jamais encontrei torcida como a nossa. Na dificuldade ou na felicidade, estamos sempre lá, sempre juntos.

Leia na íntegra a emocionante despedida do craque.

Obrigado, Juan!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse jogo vale 3 pontos

  • Sempre fui seu fã! Acompanhei sua carreira mesmo depois que deixou o Mengão, por onde passou, e principalmente na seleção, esperei o seu retorno, entendo porque não foi antes, mas ainda bem que aconteceu! Hj vc joga o último jogo, o primeiro do Brasileirão e tenho fé que vai poder dizer que ganhou mais um, mais uma caneco com o Manto! Por vc, pelos meninos do ninho, por esse time, e pela Nação tenho fé no Hepta!

  • ESSE MERECE TODO RESPEITO DA NAÇÃO… SRN

Comentários não são permitidos.