Abel Braga no Flamengo: do início ao adeus

Compartilhe com os amigos

Chegada ao Flamengo

O acordo entre Rodolfo Landim e Abel Braga foi oficializado pelo Twitter Oficial da UniFla, chapa vencedora das eleições presidenciais do clube. Em janeiro de 2019, assinou seu contrato de um ano com o Flamengo, sem multa recisória entre as partes. Trouxe consigo o auxiliar Leomir e o observador técnico Fábio Moreno.

Aos 66 anos, Abel retornou ao Flamengo após 15 anos. O treinador comandou a equipe carioca em 2004, deixando o clube no meio do Campeonato Brasileiro e com a conquista do Campeonato Carioca na temporada – completou 44 jogos. Somou 19 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. No entanto, ficou marcado pela eliminação para o Santo André na Copa do Brasil.


Aproveitamento

De janeiro para cá, Abel Braga comandou o Flamengo por 30 jogos. Com um aproveitamento de 67,7%, o comandante somou 18 vitórias, cinco derrotas e sete empates.

Campeonato Carioca
O Flamengo conquistou o título da Taça Rio e seu 35º Campeonato Carioca, reforçando sua soberania no estado – as duas finais foram decididas contra seu maior rival, Vasco da Gama.

Jogos: 17 – Vitórias: 12
Empates: 4 – Derrotas: 1


Libertadores
Apesar da dificuldade, o Flamengo se classificou em primeiro lugar do grupo D para às oitavas de final da Libertadores da América. O time comandando por Abel Braga garantiu sua vaga na última rodada, contra o Peñarol, no Uruguai. O adversário, por sua vez, terminou a fase na terceira colocação.

Jogos: 6 – Vitórias: 3
Empates: 1 – Derrotas: 2


Campeonato Brasileiro
Abel Braga deixou o Flamengo na sexta colocação do Campeonato Brasileiro 2019. Com seis jogos, seu aproveitamento em casa é de 100%.

Jogos: 6 – Vitórias: 3
Empates: 1 – Derrota: 2


Copa do Brasil
O Flamengo iniciou sua participação na competição contra o Corinthians, em São Paulo. Classificado para a Libertadores, o Rubro-Negro só disputa a partir das oitavas de final do torneio. Com Abel Braga, o clube venceu o jogo de ida.

Jogos: 1 – Vitória: 1


A Pressão

O desempenho do Flamengo nas principais competições da temporada geraram desconforto em grande parte da torcida. A quebra de expectativa entre o grande investimento em 2019 e as atuações questionáveis, foram as principais pautas durante os meses de Abel Braga no Rubro-Negro. Em maio, muros da Gávea e do Ninho do Urubu foram pichados pedindo insistentemente a saída do treinador.


O Adeus

O técnico rubro-negro não suportou a pressão e comunicou sua saída nesta quarta-feira (29).

14h40 – Abel Braga chegou ao Ninho do Urubu para se despedir dos jogadores e da comissão técnica.

15h30 – Segundo informações do jornalista Janir Jr, jogadores aplaudem Abel Braga e agradecem pelo período de trabalho.

16h00 – Coletiva com o presidente Rodolfo Landim para comunicar a saída.
Ele (Abel Braga) contou a decisão que tinha tomado após conversar com os familiares. Foi por uma questão pessoal. Nós conversamos e eu entendi seus motivos. Ele sentiu um nível de desgaste.

Compartilhe com os amigos

Veja também