Coluna do Torcedor: “Não deixem o ano ir para o brejo”

Compartilhe com os amigos

FOTO: CARLA ARAÚJO/COLUNA DO FLA

Ano pós-eleição. Nova diretoria, novas metas, e claro novas promessas. Todos os ingredientes para que o Flamengo comece um novo ciclo, que até parecia estar bem, afinal, além de grandes contratações, já são três títulos: Florida Cup, Taça Rio e o Campeonato Carioca. Mesmo assim, a torcida está inquieta, e muitas vezes com um sentimento de decepção. As derrotas na Libertadores e no Brasileiro escancararam alguns problemas. O time não tem um padrão de jogo bem definido, ressuscitou velhas jogadas do futebol, muitas vezes que não dão resultados e, por fim, sofre muitos gols. Trataremos agora algumas possíveis causas.

Não são de hoje as reclamações da torcida do Flamengo perante um desequilíbrio encontrado na formação do time. Com grandes estrelas e jogadores incontestáveis nos times do Brasil, o ataque do Flamengo está completo. Entretanto, a defesa deixa um pouco a desejar, mais precisamente as laterais. Há pelo menos dois anos, a torcida critica esse setor, e embora ultimamente a imprensa tenha dado também bastante atenção, a diretoria não via isso como um problema real. Ultimamente assistimos à maioria das falhas serem nesse setor. E mesmo a lateral direita ser o grande problema, com dificuldades técnicas, não estamos mais tão seguros na esquerda.

Em contraste com essa situação, um jogador chama atenção de forma positiva. Cuéllar vem fazendo um grande ano. Isso explica, talvez, por que ele aparece tanto. Joga muitas vez por dois ou três, já que além de fazer sua função, protege as laterais e dá cobertura para o segundo volante Willian Arão. Esse, que tem muito prestígio, tanto da diretoria como da comissão técnica, não é tão apreciado pela torcida. É um bom jogador, mas muito inconsistente, e nos últimos meses, vem demonstrando falhas técnicas, parece perdido em campo.

Esse desequilíbrio poderia ser evitado. Com dinheiro em caixa, o Flamengo movimentou o mercado e contratou grandes jogadores. Mas poderia ter focado nas posições mais carentes. Com certeza foi motivo de muito orgulho, depois de anos de problemas financeiros, conseguir, por exemplo, fazer a contratação do Arrascaeta, já que pagamos e retiramos o jogador de um rival brasileiro. Escolheram trazer essas peças no primeiro semestre, e ir levando as outras carências para o segundo, um grave erro, que pode custar uma eliminação importante.

Para finalizar, a escolha do treinador. Pelo divulgado não era a primeira opção, buscaram um perfil vencedor e disponível, e acharam o Abel. Há uns anos esses atributos fariam sentido. Hoje, prova-se em campo, que foi uma escolha equivocada. Sua teimosia irrita, o time parece confuso, e os treinos parecem surtir o efeito contrário ao esperado. Perdemos nossa criatividade ofensiva e começamos a usar jogadas retrógradas. A defesa, antes sólida, hoje é uma das mais vazadas, e toda a suposta raça que apareceu no time é neutralizada por falas nas coletivas e ações que não mostram identificação. Na verdade, afastam a simpatia do torcedor.

Não existe um culpado, é o conjunto que está tirando o sono da torcida. Para melhorar, não será fácil, mas ainda dá tempo. A simples cobrança a comissão técnica talvez não dê resultado. A torcida já faz o seu papel, agora falta a diretoria. Algumas contratações se fazem necessárias, para recuperar o erro de alguns anos. Não deixem que mais um ano passe perdido. E por fim um desabafo: Jogadores, essa critica é construtiva. Não precisa fazer um gol domingo, e comemorar em uma rodinha com o Abel, em forma de protesto. A torcida não tem culpa. Vocês jogam pelo Flamengo!

Abraços, #SRN
Por: Thiago Sant’anna.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Será que dirigentes totalmente bem sucedidos nas suas profissões e empresas , contrataria para sua empresa um CEO quase aposentado, totalmente desatualizado das novas práticas de gestão de pessoas e de produtividade de seus comandados, claro que não, não se contrata um motorista profissional de caminhão em fim de carreira para dirigir uma Ferrari.

  • Thiago Sant`anna, nao sei se vao publicar meu texto, mas digo sem o menor receio VOCE FOI O AUTOR DO MELHOR, MAIS INTELIGENTE E MAIS SENSATO COMENTARIO publicado por alguem da coluna, fica apenas o adendo, Rafinha esta apalavrado, e vem pra ser titular, isso responde um pouco os seus anseios.

  • Diretoria nao ganha jogo, jogo se perde no campo!

  • São varias opiniões aqui, todas boas e respeitadas, somos todos torcedores apaixonados, mas nossa obrigação é acima de tudo torcer, deixa a diretoria trabalhar e a comissão técnica treinar, em breve os resultados e os números darão as verdadeiras respostas que precisamos, manter ou trocar o treinador, comprar ou vender jogadores, impossível mudarmos lá dentro para melhor, mas sim para pior com a pressão, possível torcemos e muito bem. Saudações rubro negras!

  • Há muito tempo a torcida deixou de ser o maior patrimônio de um clube. No grêmio é o treinador. No palmeiras os jogadores. No vasco o presidente do clube. Só flamengo e corinthians ainda dão valor a torcida. Por favor não acabem com isso. Aprestado retiver com cara de mocinha, vem falar de torcida. Pergunta se ele já deixou de pagar uma conta pra pagar um ingresso pra ver o mengao. Ou foi pro estádio só com a grana do ingresso e a passagem de ida e volta e beber água da torneira e mesmo assim dormir feliz com a vitória do mengao. Isso é amar um time isso é ser torcedor.

  • Acho interessante qndo falam em nome da torcida. “O que desanima a torcida” “O que a torcida quer ver” parece q sabe a opinião de 40mi.
    Texto cheio de preconceito “jogadas antigas” existe isso? O problema do Clube de Regatas do Flamengo é q não tem socego. Bora torcer, cantar, apoiar, isso ajuda mais do que fica escalando time nas Redes antisociais. SRN

    • *sossego

    • Cara vamos torcer sim.
      Mas oAbel não é o dono da verdade, (Nem eu), tem que ter humildade e ouvir também.
      Não quero que tirem o Abel , mas ele precisa testar outras formações. Pq ele nunca fez um teste com Diego e Arrascaeta juntos?
      Pq nunca mudou recuou Arão para proteger a defesa?
      Pq nunca testou jogar com 3 zagueiros tirando o Arão e colocando Trauco no lugar do Renner?
      Ninguém é dono da verdade, nem o Abel, então tem que testar novas possibilidades.
      Na Europa os treinadores jogam com várias formações, aq o treinador diz que não tem elenco pra variar o time ,mas quando tem não faz nada, não tenta nada(vejam o Palmeiras de Felipão, o time joga horrível)

    • concordo com vc, torcedores de redes sociais que pega carona com comentaristas fajutos que só querem tumultuar tbm atrapalha. deixem o abel em paz.

  • Com as estrelas que o Flamengo tem,precisa de treinador medalhão.
    Mas Abel é muito teimoso.
    Mudou o ataque todo de posição sem necessidade,Bruno Henrique tava destruindo pela esquerda, Gabigol marcando gols jogando de 9 ,Everton Ribeiro o melhor jogador do Brasil jogando pela direita, e Arrascaeta jogando bem pelo meio.
    Bastava colocar Arão pra jogar de volante e não de meia, que o time acertava.
    Pra que Arão infiltrar o jogo todo na área ,com a qualidade que o time tem no ataque?
    Além de tudo , Abel é o único treinador que tem condições de ter posse de bola ,mas não quer a bola , quer jogar como time pequeno.
    Se ele for humilde, ouvir, e mudar de opinião fica , mas se não cai fora.
    Hoje é o dia D.

    • concordo, ou hoje ganha e classifica ou Abelão ja pode ser deligado.

  • São títulos sem expressão nenhuma e que não convence ninguém. O que se ver no Fla, muitas vezes, é não uma equipe, e sim um time perdido em campo. O goleiro Cesar precisa, urgentemente, aprender a sair jogando com sua defesa. O que se viu no jogo contra o SP foi só chutão pra frente.

  • Bom dia, Thiago. São opiniões. Pra mim, o grande problema é a lateral esquerda. O Renê só ‘apoia’ relativamente “bem” contra times fracos. Consegue errar passes de 2 m, mas marca tb relativamente “bem”, andou falhando. O Trauco marca mal mas apoia muito bem. Pra mim, é um bom meia-esquerda e, por vezes, muito mais eficiente nas assistências que o Diego, que some nos 2º tempos, e que o próprio Arrascaeta, que às vezes some uma partida inteira. Jogar contra pequenos é fácil. Já o Arão tem os seus méritos e não vejo no elenco alguém que possa desempenhar melhor a sua função. Podia ter sido feita uma troca lá atrás, no início das contratações, tê-lo vendido e pego alguém mais capaz, com mais nome ou perfil parecido com o Cuellar, esse sim, uma unanimidade. Abs.

    • Concordo plenamente!!!!!!

Comentários não são permitidos.