Coluna do Torcedor: “Vamos levando”

Compartilhe com os amigos

FOTO: FOTOBR

“Vamos levando”.

Essa frase ficou muito marcada no último ano após ser dita por ninguém menos que o próprio presidente do Flamengo à época, Eduardo Bandeira de Melo, e quem diria que essa frase se manteria existente no Rubro-Negro após a saída do já citado presidente.

Tenho total certeza de que não fui o único a criticar o EBM por sua passividade, seu pensamento perdedor, sua incrível paciência com o time quando perdia, quando ele foi a público para dizer que tinha seus protegidos dentro do elenco, quando ele insistiu em treinadores que não haviam mais condições de comandar a equipe, quando se metia no futebol quando claramente nada entendia sobre o assunto… ufa, quanta coisa, não?

Agora, parem para pensar um pouco, das coisas já citadas, quais delas são repetidas pela atual diretoria, que se dizia total oposição e que o ex-mandatário é quem tinha o pensamento e DNA perdedor, ou comissão técnica? Resposta: todas.

Vemos Abel Braga hoje como comandante da equipe do Flamengo (perdão por me referir a ele de forma tão longa, é que da maneira como a equipe joga, claramente não dá para chamar nosso distribuidor de coletes de treinador) falando que perder para Atlético-MG e Internacional é normal. Longe de mim desmerecer essas equipes, porém, um técnico de uma equipe de dimensões como o Flamengo, nunca pode dizer que a derrota é normal. O Abel não está treinando o Americano de Campos (se bem que treinar ele não deve estar fazendo nem no Flamengo), ele está na maior equipe do país, com um dos melhores elencos e maiores folhas salariais, jogadores de nível europeu. Não se pode aceitar derrota desta forma, aliás, não se deve aceitar a derrota nunca!

Sobre protegidos, acho que nem preciso falar nada não é? Arão é intocável. Pode jogar muito mal que não sai do time principal, pois, segundo o rapaz que escala o time, ele dá equilíbrio. Realmente, isso temos que concordar, já que nosso primeiro volante é o melhor do Brasil e o mais empenhado, nosso segundo tem que ser fraco e sempre sonolento para poder realmente equilibrar. Sem contar situações completamente sem noção quando em um jogo Rodinei perde um gol inacreditável e que custou nossa vitória e, na partida seguinte, quando todos o queriam longe do time, ele ainda é recompensado com a faixa de capitão.

Outra coisa que dispensa comentários é a insistência com técnicos sem capacidade de treinar o Flamengo. Tenho certeza absoluta que não sou e nem serei o único a achar que Abel Braga já deu. Na verdade, sempre fui contrário à contratação do atual gerente de elenco, pois sabia que ele não era a pessoa que faria o Flamengo jogar um bom futebol, e a cada jogo, ele mostra que eu estava certo, e a diretoria só faz defendê-lo. Chegamos ao ponto de um diretor do Flamengo dizer que o Abel era mais vencedor que… O FLAMENGO! Parece que a teimosia em assumir que cometeram um erro de avaliação é maior do que o amor ao clube, que em muitas vezes parece que eles nem o tem.

EBM era muito criticado por não saber nada de futebol, seu braço direito, o ex-CEO Fred Luz, a mesma crítica, e BAP, a cada dia que passa, a cada vez que ele abre a sua boca para falar a respeito do Flamengo, ele mostra que entende tanto quanto os dois já citados. Não é possível um dirigente diminuir o clube como ele fez apenas para defender seu protegido técnico, e Landim, o real presidente do clube, é nada mais do que omisso, nada faz, mesmo que as atitudes de seus vices sejam de fato prejudiciais ao seu mandato e mais importante, ao Flamengo.

Afinal, não devemos nos esquecer que as chapas que se declaravam inimigas mortais durante a campanha eram apenas uma em 2013, quando assumiram o Flamengo, ou seja, o espirito dessas pessoas é essencialmente o mesmo. É como diz o ditado: “Dê poder ao homem e verás quem ele é”. É, vamos levando.

Saudações Rubro-Negras,

Guilherme Amaral
Twitter: @Guiamaral10


O texto acima não representa a opinião da equipe Coluna do Fla, mas sim de seu autor, identificado ao fim da coluna. Você também pode ter o seu texto publicado em nosso portal. Entre em contato pelo email [email protected] e saiba como!

Compartilhe com os amigos

Veja também