Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Hoje é dia de Flamengo! É dia do orgulho da Nação entrar em quadra para dar o primeiro passo, em uma série de cinco jogos, rumo à final do NBB. O adversário: o Botafogo. Esta será a oitava partida entre a dupla carioca na temporada 2018/19 – quatro pelo NBB, com todos vencidos pelo Rubro-Negro. Pelo Campeonato Carioca, além do triunfo flamenguista na fase de classificação, as equipes decidiram o torneio e o Mais Querido garantiu o título por 2 a 0, em uma série de três. No entanto, apesar do retrospecto, este será o primeiro confronto na história entre o time da Gávea e o alvinegro nos playoffs do torneio nacional.
O Flamengo segue em busca do hexacampeonato do Novo Basquete Brasil. O trio formado por Olivinha, Balbi e Marquinhos veio de atuação soberana diante do Corinthians – série decidida em 3 a 0 para o clube carioca. No último jogo, a Nação comandou a festa nas cadeiras do Tijuca Tênis Clubes e viu o Rubro-Negro reinar dentro de quadra, derrotando o clube paulista por 91 a 65. Para o jogo desta sexta-feira (3), o clube da Gávea usará a seu favor o retrospecto de nunca ter perdido para o Botafogo desde sua volta ao basquete.
O Botafogo, por sua vez, garantiu sua classificação à semifinal após conseguir uma vitória heroica sobre o Pinheiros. O alvinegro, em um jogo bastante equilibrado, decidiu a disputa no último quarto por 82 a 78 e fechou a série em 3 a 2. Vale ressaltar que o glorioso não chegava as fases decisivas nacionais desde 2001. Na fase de classificação, garantiu-se em sexto lugar na tabela – com 12 vitórias e 14 derrotas.
Uma coisa é certa: o basquete carioca terá um representante na final do NBB. O primeiro desafio do clássico será nesta sexta-feira (3), às 21h, no Ginásio Oscar Zelaya, mando do Botafogo. Do outro lado, o finalista será decidido entre Franca ou Mogi das Cruzes.