O Cruzeiro convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27), com o objetivo de esclarecer as denúncias que foram feitas em uma matéria divulgada pelo Fantástico, na TV Globo, neste domingo (26). Um inquérito pela Polícia Civil foi instaurado para investigar denúncias sobre possíveis infrações às regras da Fifa e da CBF, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Durante a coletiva, Itair Machado, diretor de futebol do clube mineiro, falou que bate de frente com a imprensa nacional e com o clube Rubro-Negro. O dirigente do Cruzeiro alegou que o Flamengo seria beneficiado pela mídia brasileira.
— O alvo sempre sou eu, o torcedor reclamava que o Cruzeiro não tinha representatividade. Eu vim aqui e peitei a mídia nacional e o Flamengo, que é o queridinho deles. Então eu venho aqui, eu defendo os interesses do Cruzeiro.
O Cruzeiro é investigado por ter quebrado regras da Fifa e da CBF, pelo programa de renegociação de dívidas fiscais com o clube, o Profut. Além disso, o clube também é investigado por um contrato de mútuo, de R$2 milhões, assinado com o empresário Cristiano Richard dos Santos Machado, que é sócio de firmas de locação de veículos e equipamentos para proteção individual, e não tem qualquer ligação com o futebol.