Diante de um clima de tensão durante a semana, o técnico Abel Braga desembarcou em São Paulo para mais um jogo no Campeonato Brasileiro, pelo comando do Flamengo. Após a derrota para o Internacional na quarta-feira (1), por 2 a 1, o treinador tem sido questionado por sua postura e escolhas. A torcida Rubro-Negra pede a saída de Abel Braga do comando do time.
Na sexta-feira, o clube publicou uma nota em seu site oficial, enaltecendo as conquistas da Florida Cup e do Campeonato Carioca nesta temporada, no comando do técnico. Disse também que certos veículos de comunicação tentam criar crises infundadas com ataques mentirosos, às vésperas de jogos importantes. Em reportagem ao UOL Esporte, alguns jornalistas deram suas opiniões sobre a permanência, ou não, do treinador Abel Braga, no comando do Flamengo.
Os jornalistas Juca Kfouri, Mauro Beting, Menon e PVC defendem a permanência de Abel Braga. Para eles, essa troca de técnicos que tem acontecido no Brasil não é boa. Kfouri argumenta que o treinador tem apenas 3 meses de trabalho no time Rubro-Negro e, por isso, seu desempenho precisa de mais tempo para ser posto em prova. Beting analisa que o trabalho de Abel ainda não é o melhor, mas defende a continuação dele. Menon avalia que, com a saída do treinador, a incerteza da classificação na Copa Libertadores continuará. Para PVC, ao demitir Abel e escolher o próximo técnico, este será a próxima vítima.
Julio Gomes e Marcel Rizzo acreditam que a saída de Abel Braga do comando do Flamengo é a melhor solução para o elenco. Para Gomes, o treinador deve ser demitido o mais rápido possível, pois até agora não conseguiu fazer com que o time Rubro-Negro apresentasse um futebol decente. Na opinião de Rizzo, o trabalho do técnico é ruim e, se fosse ele, já teria trocado o comando da equipe. Para André Rocha, Abel Braga não deveria ter sido contratado. A continuação do trabalho de Dorival Júnior teria sido o mais lógico e racional.
O Flamengo enfrenta o São Paulo neste domingo (5), ás 16:ooh, no Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e busca a vitória para conquistar os três pontos e avançar no torneio. Na quarta-feira (8), o Flamengo disputa vaga para as oitavas de final da Copa Libertadores, jogando contra o Peñarol, no Uruguai, às 21:30h, horário de Brasília.
Confira na íntegra o que cada jornalista falou:
André Rocha: Abel Braga nem deveria ter sido contratado. A efetivação de Dorival Júnior teria sido o mais lógico e racional. Mas aí entra a politicagem: a nova diretoria, eleita na oposição, não avalizaria o treinador que começou e encerrou a gestão Bandeira de Mello. O problema do Abel é que, ao contrário do Felipão com o Paulo Turra e o Renato Gaúcho com Alexandre Mendes, por exemplo, ele não tem como principal auxiliar um profissional mais jovem e antenado. Leomir é quase um contemporâneo, chegaram a jogar na mesma época – Abel no Botafogo pouco antes de aposentar e Leomir no Fluminense. Não há um contraponto, uma combinação de características complementares, uma mistura de gerações. A impressão é de que a dupla ficou presa ao passado, inclusive nos métodos. O Flamengo precisa de muito mais, em desempenho e resultados.
Juca Kfouri: Só no Brasil se faz uma pergunta como essa depois de três meses de trabalho de um treinador. Não deve ser demitido agora e nem se perder para o Peñarol. Mas, se perder, será, o que revelará a firmeza de convicções da nova direção do Flamengo, que tanto criticava a anterior por demitir treinadores.
Julio Gomes: Sim, deveria. Deveria ser demitido para ontem, foi uma contratação errada, e Abel não mostrou até agora ser capaz de fazer o Flamengo jogar um futebol decente.
Marcelo Rizzo: Trabalho é ruim, eu já teria trocado. Problema é que agora tem jogo decisivo e se avançar, Abel fica e pode demorar ainda mais para a troca necessária.
Mauro Beting: O desempenho ainda não é o ideal. Mas está no prazo de validade que não se dá aos treinadores brasileiros. O nível do nosso futebol também é ruim pelo ciclo vicioso de ser obrigado a vencer sem tempo para treinar e remontar o elenco durante a competição. Enquanto os gigantes continuarem achando (e se achando) que só eles ganham ou perdem campeonatos vão se perder sem dar tempo aos técnicos.
Menon: Se eu fosse dirigente do Flamengo, faria duas perguntas antes de decidir: 1) A permanência de Abel é certeza de eliminação na Libertadores? 2) A chegada de um interino ( é disso que se trata) é certeza de classificação? A meu ver, as duas respostas seriam negativas e eu manteria o treinador.
PVC: Não se deve demitir Abel antes do jogo contra o Peñarol. É uma questão de assumir o que se faz. Não se compra uma BMW e se descobre que não dá para ficar com ela na hora de pagar a taxa do IPVA. Se você quiser vender, vai até conseguir. Mas terá de arcar com o imposto. É o caso de Abel Braga. O Flamengo decidiu contratar um técnico e justificou sua escolha, na voz do presidente Rodolfo Landim. Em dezembro, o presidente eleito disse que as tentativas com treinadores jovens haviam fracassado. Que o perfil do novo treinador seria “vencedor e experiente”. Escolheu Abel e negociou com ele antes de Renato decidir permanecer no Grêmio. Abel foi campeão do mundo, mas nunca foi tratado como o melhor treinador do Brasil. Não é. Há dois anos, em seu último Brasileiro completo, terminou com o Fluminense em 14º lugar e com a quarta pior defesa do campeonato… Todo mundo sabia o que estava escolhendo: a liderança do vestiário. Ninguém tem de se casar com um técnico, mas é preciso pagar por suas escolhas. Nos últimos 18 meses, o Flamengo foi dirigido por Reinaldo Rueda, Paulo César Carpegiani, Maurício Barbieri, Dorival Júnior e Abel Braga. Cinco estilos diferentes, todos criticados. Quando Eduardo Bandeira disse que seu candidato à presidência, Ricardo Lomba, poderia manter Dorival Júnior, ninguém disse que seria o certo. Ao contrário, ouviu-se que essa declaração deveria ser ignorada. Há oito meses, dizia-se “Fora, estagiário”, para Maurício Barbieri. Agora se diz “Fora, ultrapassado”, nas redes sociais. As críticas sempre podem ser justas, mas podem ser feitas com categoria. Hoje, Abel não é o melhor técnico do Brasil nem o maior problema do Flamengo. O maior problema do Flamengo é a pressão de um clube que padece na fila há vinte anos, embora tenha sido campeão há duas semanas. Neste clima, se demitir Abel, o Flamengo não escolherá seu próximo técnico. Elegerá sua próxima vítima.
Praticamente todos os jornalistas paulistas querem o pior para o Flamengo. Impossível não perceber como o Fla, com jogadores caros e que seriam desejados em qualquer time do Brasil, está mal treinado, sem esquemas de jogos, sem variações de jogadas e resultados pífios.
Título carioca, liderança de grupo na libertadores e o único time a vencer o forte time do Cruzeiro no ano são resultados pífios?
Vc não sabe se defende ou critica, o flamengo não consegue jogar 3 jogos seguidos sem tomar gol ou ao menos jogando bem, só assistir aos jogos e ver.
Eu crítico o que acho ruim, mas não sou louco de dizer que o Flamengo ta uma porcaria. O amigo disse que os resultados são pífios e não condiz com a realidade. O futebol praticado, coisa totalmente diferente, é mediano, ainda longe de pífio. O problema do mundo moderno é achar que o que não é perfeito simplesmente não presta ou não pode melhorar.
Perfeita à analise que fala da.dupla flamenguista do passado e ultrapassados, não sou a favor da demissão agora, a diretoria deveria bancar até a parada da copa América, contratar um técnico Argentino excelente com uma comissão técnica moderna e atilualizada, agora, sem a atual saber, para eles já estudarem o time, qdo chegarem na mini pré temporada da copa América já ter uma boa estratégia tática a implantar.
Holan é o nome da vez!
PVC você esqueceu de mencionar o técnico Zé Ricardo e todos os outros que você citou, a torcida do Flamengo está achando que o Flamengo é o Barcelona, Real Madrid ou coisa parecida! Em qualquer lugar que se preze o futebol um trabalho técnico deve permanecer pelo menos 4 anos, para começar a colher frutos, ninguém planta hoje é colhe amanhã! Mas a única torcida que pensa assim são duas, a primeira dos torcedores que se dizem Flamenguistas, mas torcem para outras equipes e a segunda de jornalistas e comentaristas que torcem contra a administração e o investimento feito pelo Flamengo!
A Nação, Raça Rubro-negra, Jovem Fla, e os outros Rubro-negros apoiam até o fim a permanência de um trabalho!!! SRN
Muito bom seu comentário, se demitir o Abel qualquer outro técnico que assumir também será derrubado em 3 meses, pois etá impossível jogar , treinar e Administrar o Flamengo devido aos anti flamenguistas, os menos inteligentes e a imprensa sensacionalista não deixam.
Falando em Real Madrid, na temporada passada o Zidane fez um trabalho muito criticado do início ao fim, esteve ameaçado de demissão todas as semanas e terminou só com o título da Champions, o terceiro seguido.
NÃO CREIO QUE SERIA BOM TROCAR O TÉCNICO EM VÉSPERA DE JOGOS MUITO IMPORTANTES. QUE ABEL NÃO É TÉCNICO PARA NOSSO FLAMENGO, TAMBÉM É MAIS QUE CERTO. VAMOS TORCER COM TODO NOSSO AMOR PARA QUE CONSIGAMOS PASSAR PELO PENÃROL E AÍ SIM, QUE ESSA DIRETORIA DEMITA, DE IMEDIATO, O ABEL. ACREDITO QUE RUEDA SEJA O SUBSTITUTO IDEAL E,LEMBRO A TODOS QUE O PERDEMOS PORQUE A DIRETORIA PASSADA ASSIM ESCOLHEU E COMO SEMPRE, EM ATITUDE OCULTA POR SER DE MAU PROCEDER!!!
MEU COMENTÁRIO ACIMA FOI ANÔNIMO PELA EMOÇÃO QUE SINTO. APRESENTO-ME AQUI :- VERA BEATRIZ PEREZ DO CANTO.
Abel deve ficar até dezembro e ao fim do ano ser avaliado, “bons” técnicos estão empregados no momento, Abel mesmo cometendo erros já levantou 3 taças esse ano, independente da importância dos mesmos são conquistas e devem se valorizadas, não podemos dá eco a imprensa q quer o fracasso do Flamengo, afinal dá notícia, assim como foi a tragédia do ninho, onde várias vezes o Flamengo foi taxado de culpado, como se não existissem fatalidades.
Mauro Beting, um dos maiores jornalistas do país, esse sim respeitado de verdade por onde passa, fez a análise mais perfeita sobre trabalho no nosso futebol.
O problema de demitir o Abel, que não faz um grande trabalho mas não está essa porcaria toda que se pintam, é ter a certeza que o próximo técnico também será demitido na primeira sequência de resultados ruins. A diretoria atual criticou muito a sequência de demissões da era Bandeira de Melo. Vamos ver até onde os idealismos se sustentam.
Demitir Abel não é a solução. Até porque não há no mercado treinadores de alto nível à disposição.
Sinto nossa torcida muito ansiosa pelos títulos importantes que não alcançamos recentemente, mas demitir o treinador só vai aumentar a pressão e a incerteza.
Precisamos é apoiar o time e cobrar dos jogadores, sem violência, uma atuação em nível dos salários que recebem…
Trocar de técnico só vai trazer insegurança, num momento em que precisamos é de união.
A classificação é nossa!
Saudações rubronegras!
Vamos la abel braga pegou um time deixado por dorival com uma forma de jogo pronto onde tinhamos mais posse de bola foi a 2 ou 3 melhor defesa do campeonato brasileiro e a defesa que menos sofreu gols em partidas.
Sairam geovanio marlon rever henrique dourado (durante o ano) vieram gabriel, rodrigo caio, arrascaeta e bruno henrique ou seja a qualidade do time melhorou.
Iniciou jogando de maneira reativa e o resulta que de uma das tres melhores defesas de 2018 hj somo s a pior defesa entre os times da serie a.
Abel destriu a defesa e nao melhorou o ataque levamos gols das maioria dos times amadores do rio sofremos nos 4 jogos contra o fluminense ganhamos no sufoco do botafogo o time reserva fez razoaveis partidas contra o vasco e unico jogo que dominamos completamente foi o primeiro jogo da final o segundo com boa vontade pode se dizer que controlamos o jogo.
Na libertadores jogando com um time boliviano fraquissimo ganhamos altitude gracas a inumeras defesas do diego alves e a incopetencia deles no segundo confronto goleamos porem eles tinham um a menos desde os 5 minutos e ainda tomamos um gol deles contra ldu nossa melhor partida no rio mais nao esquecam que se convertem aquele penalty as coisas poderiam complicar e no jogo de volta a tatica bunda na trave nao funcionou pq a ldu e melhor que os bolivianos contra penarol jogo apenas razoavel.
Ganhamos do cruzeiro? Sim pos um pessimo primeiro tempo e gracaa a individualidade de bruno henrique primeiro tempo contra o internacional foi ridiculo e quando estavamos dominando o que abel faz? Tira arrascaeta (pq?) resultado a derrota
E nao vamos esquecer das 4 vezes que trocou flamengo por fluminense e oselogios ao beira rio.
Ganhar carioca era obrigacao devido diferenca financeira e a maioria das partidas fomos muito mal e ainda assim perdeu a taca guanabara ser lider da libertadores ? Neste grupo onde os tres elencos adversarios vale 2,5 menos que o nosso e obrigacao e mesmo assim corremos risco de sermos eliminados.
Dar continuidade a trabalho ruim e burrice pois o time nao evoluiu nada.
Na minha opinião quem tem que ser o técnico do Flamengo e o Dorival Júnior não deveria ter demetido ele por causa de alguns jogadores não
DUAS COISINHAS PARA PENSAR: la vai a PRIMEIRA: DE 2013 ATE AGORA (seis anos), PASSARAM PELA GAVEA DEZ TREINADORES, FORAM 10, ISSO MESMO, DEZ TREINADORES, e sabem quantos titulos de expressao ? NENHUM, FICAMOS TODOS ESSES ANOS TODOS COM CARA DE BABACA,e se nao bastasse O APELIDO DE CHEIRINHO, enquanto isso, OS PAULISTAS, MINEIROS E GAUCHOS FORAM LEVANDO OS TITULOS, e nos ficamos, COMO SEMPRE, RECLAMANDO E TROCANDO DE TECNICOS, tudo bem, tudo bem, ja sei, DESSA VEZ VAI SER DIFERENTE, VAI CHEGAR UM TREINADOR QUE VAI GANHAR TUDO E SE POR ACASO PERDER DUAS PARTIDAS NAO VAMOS PEDIR SUA DEMISSAO, CERTO. Tudo bem, voces TEM ALGUEM EM MENTE ? vou dar uma dica, segue em anexo o CURRICULO DO ABEL BRAGA, SE VOCES TIVEREM ALGUEM COM MAIS VITORIAS, ALGUEM COM MAIS TITULOS QUE ELE, por favor, entreguem o curriculo dele na Gavea, anexo curriculo do Abel Braga.
Santa Cruz
Campeonato Pernambucano: 1987
Atlético Paranense
Campeonato Paranaense: 1998
Copa Paraná: 1998
Coritiba
Campeonato Paranaense: 1999
Vasco
Taça Guanabara: 2000
Flamengo
Campeonato Carioca: 2004, 2019
Taça Guanabara: 2004
Taça Rio: 2019
Florida Cup: 2019
Fluminense
Campeonato Brasileiro: 2012
Campeonato Carioca: 2005, 2012
Taça Guanabara: 2012, 2017
Taça Rio: 2005, 2018
Troféu Luiz Penido: 2012
Internacional
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2006
Copa Libertadores da América: 2006
Campeonato Gaúcho: 2008, 2014
Copa Dubai: 2008
Al-Jazira
Campeonato Emiradense: 2010–11
Copa do Presidente: 2010–11
Etisalat Cup: 2010
Prêmios individuais
Melhor treinador do Campeonato Brasileiro: 2012[32]
Melhor treinador do Campeonato Carioca: 2012[33], 2017[34]
Melhor treinador do Campeonato Gaúcho: 2014[35]
Outros
Prêmio Juscelino Kubitschek[36]
Calçada da Fama da Federação Gaúcha de Futebol[37]
Licença Honorária da CBF Academy[38]