Multicampeão, seleção brasileira e ídolo no gigante Alemão: conheça a história de Rafinha

Compartilhe com os amigos

Foto: Getty Images

 

Por: Ana Beatriz Zayat

O torcedor do Flamengo está eufórico com a chegada de Rafinha para o segundo semestre da temporada. O lateral-direito chega ao clube para torna-se ”dono” do setor mais carente do elenco – esta é a esperança do flamenguista. Após 13 temporadas na Europa, o jogador retorna ao Brasil com uma carreira vitoriosa na mala.

Foi na escolinha de futsal do Grêmio Londrinense que Rafinha deu seus primeiros chutes, aos sete anos de idade. Nove anos depois, defendeu o Londrina e chamou a atenção das principais equipes do Paraná. Em 2003, o jogador foi contratado pelo Coritiba – clube o qual conquistou dois títulos estaduais e disputou a Libertadores em 2004. A passagem pelo Coxa foi encerrada em 2005, após o lateral ser negociado com o Schalke 04.

Alguns desentendimentos com o técnico Felix Magath, do Schalke, fizeram com que Rafinha escolhesse o Genoa como próximo destino. No entanto, foi apenas em 2011 que o lateral conheceu sua verdadeira casa: Bayern de Munique.


Bayern de Munique
Rafinha chegou ao clube em junho de 2011. Contratado por três anos, acabou permanecendo no Bayern até 2019. Tornou-se o comandante da lateral direita, principalmente após a chegada de Pep Guardiola, em 2013. São oito temporadas defendendo as cores dos Der Bayerische Riese (O Gigante da Baviera) e uma coleção de títulos. O jogador se despediu do clube bávaro em maio deste ano. De maneira emocionada, agradeceu aos anos de Alemanha e relembrou as conquistas: “meu grande momento aqui foi a tríplice coroa em 2013” – Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha.


Títulos na carreira:

  • Campeonato Paranaense – 2 temporadas
  • Supercopa da Alemanha – 4 temporadas
  • Campeonato Alemão – 7 temporadas
  • Liga dos Campeões da EUFA – 1 temporada
  • Copa da Alemanha – 3 temporadas
  • Copa Uli Hoeneß – 1 temporada
  • Supercopa Europeia – 1 temporada
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA – 1 temporada

Seleção Brasileira
O amistoso contra a Suécia, em 26 de março de 2008, marcou a estreia de Rafinha pela seleção. O jogador chegou a ser convocado para as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, no entanto, solicitou sua dispensa. O caso gerou um mau entendido entre jogador e CBF. O nome do lateral reapareceu na lista da Canarinho após a chegada do técnico Tite.


Rafinha é o primeiro reforço confirmado para o segundo semestre, segundo informações do portal GloboEsporte.com. Dirigentes do Flamengo foram até a Alemanha para reforçar sua intenção de contar com o camisa 13, já que a Inter de Milão também havia sinalizado interesse na contratação. Aos 33 anos, o lateral chega com o aval da maior torcida do país para ocupar a vaga de titular e disputar as principais competições nacionais e internacionais.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os vascaínos recalcados, falidos e rebaixados estão revoltados porque não vai para o tri rebaixado.

  • Essa parte: “Tornou-se o comandante da lateral direita, principalmente após a chegada de Pep Guardiola” é mentira, ele nunca comandou a lateral direita, quem dominou lá foi o Lahm, com o Guardiola o Lahm jogou muitos jogos de volante, por isso o Rafinha foi titular. Mas se ele fosse tão “comandante” assim o Guardiola não teria ido atrás do Joshua Kimmich que era volante e virou titular absoluto da direita deixando o Rafinha no banco. Mas para o padrão praticado aqui deve se dar bem.

  • Gabigol. B. Henrique .cuéllar. de saída para Europa…

  • No mínimo 2.

  • Não adianta nada.
    Se não contratar zagueiros …

Comentários não são permitidos.