Wesley Paulo: “Três motivos para o Flamengo demitir Abel Braga”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

São apenas quatro meses de trabalho à frente do Flamengo. No entanto, já podemos dizer que cedo ou um pouco mais tarde, a segunda passagem de Abel Braga no comando do Flamengo terminará, isso é inevitável tendo em vista os três motivos que listarei abaixo.

  • Falta de Motivação do Técnico

Quem acompanhou as primeiras entrevistas do treinador, logo após ele ser contratado, percebeu um Abel extremamente motivado, dizendo que veio para o clube que desejava, e que faria de tudo para trazer a Libertadores para o clube. Porém é possível notar um grande contraste comparando com as suas declarações mais recentes, como por exemplo a famigerada entrevista após a derrota para o Internacional no Rio Grande do Sul, quando Abel se mostrou desanimado, conformado com a derrota e com pouco vislumbre de um futuro melhor, além de exaltar o clube e o estádio do time colorado. Outrossim, já são muitas as reclamações com quem questiona suas escolhas de escalação e táticas.

  • Falta de compatibilidade com o elenco oferecido

A declaração do Maestro Junior sobre a contratações de Gabigol e Arrascaeta é prova que Abel não ficou satisfeito com as contratações do Flamengo. A ideia de Abel era ter jogadores rápidos pelas pontas, e um centroavante alto. Contudo, com a contratação de Arrascaeta e Gabigol, a diretoria lhe ofereceu jogadores técnicos e de boa movimentação, mas sem as características almejadas pelo treinador.

Além disso, jogar com um volante só, está fora da cogitação de Abel, que mais de uma vez declarou que não gosta de “time de índio”. Não obstante, não parece o treinador ter estudado o desempenho do clube jogando ano passado a maior parte do ano com um volante apenas, quando foi a terceira melhor defesa do campeonato brasileiro.

  • Histórico

Alguém lembra de algum treinador que depois de ser contestado pela torcida, conseguiu dar a volta por cima e terminar o trabalho bem pelo clube ? Veja alguns exemplos recentes:

Zé Ricardo quando foi eliminado da Libertadores não foi demitido, contudo a torcida já estava cansada de sua insistência com jogadores como Vaz, Márcio Araújo, Gabriel, além do desgaste com a eliminação ainda na fase de grupos. Zé resistiu ainda no Brasileiro, Copa do Brasil e Sulamericana, porém se arrastou no cargo até ser demitido e dar lugar a Reinado Rueda.

Cristóvão Borges foi contratado para substituir Luxemburgo em 2015, e nunca mostrou a que veio, sua predileção por volantes, e o fato de o time sempre levar gols em jogadas aéreas levou o treinador a ser muito contestado. A diretoria ainda tentou prestigiá-lo, e sua demissão foi iminente, levando à contratação de Oswaldo de Oliveira.

Com Jayme, Ney Franco, Jorginho, Joel Santana, entre outros, a história não foi muito diferente.

  • Conclusão

Cabe ao Flamengo ter um maior planejamento ao contratar um treinador, requer muito cuidado a escolha daquele que irá manejar um elenco tão valioso. É preciso ter mais estudo, será que houve ao menos uma nota técnica que embasou a escolha de Abel ? Sendo assim, o Flamengo perde um tempo precioso na temporada 2019.

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Excelente análise, falta estudo para escolha do técnico, o Fla é politiqueiro nesta questão, é necessário uma equipe técnica para fazer essa escolha, pessoas com experiência no futebol, porém pessoas estudadas e embasadas acadêmica e cientificamente, atualizadas a cima de tudo. Temos muitos boleiros empíricos com muita força de comando. Chega, não aguentamos mais amadores nas VP’s esportivas.
    A mesma acessória contratada ante a empresa Belga Double Pass para as categorias de base, deve ser contratada para o planejamento do profissional, eles são bons, só dão acessória para.a seleção Belga,.Alemã e Americana. Quer mais!

  • Sabem qual técnico, hoje, perante o Elenco que o Mengão possui, pelas características de seu trabalho e, sobretudo, pelas conquistas em seu curriculum, se encaixaria certinho no clube? SAMPAOLI! Sim, isso mesmo! E o Mengão teve essa chance, quando ele estava disponível, antes de trazer esse cabeça dura e ultrapassado do Abel. Esse técnico chileno possui todas as características que se encaixariam no MENGÃO: Posse de bola, joga pra frente, faz um gol e não recua o time. Tá em tempo ainda, Mengão!!

    • Perdemos essa possibilidade, mas temos vários assim na América do sul, gosto.do Ariel Holan do Independente.

  • Demite o Abel e contrata o Dorival, simples, pq o Flamengo estaria contratando com base no resultado, Dorival chegou no fim do ano passado, logo após o Flamengo ser eliminado pelo fraco time do Corinthians, poucos dias depois sob seu comando o Flamengo reencontrou o Corinthians na casa do Corinthians só pelo campeonato Brasileiro e aplicou a maior derrota do Corinthians em seus domínios, conseguiu fazer bons jogos, como contra o Fluminense, Paraná e Palmeiras dando em poucos dias um padrão de jogo, inclusive poucos dias antes do jogo contra o Palmeiras, Mauro Cezar da ESPN chegou a elogiar o Flamengo dizendo que naquele momento o Flamengo apresentava um Futebol mais bonito que o do líder do campeonato. Enfim, não estou afirmando que o Dorival vai dar certo, mas pelo pouco tempo de trabalho ele merece uma chance maior, pois só tiraram ele pra colocar o Abel por causa de nome, de status e não pelo momento de cada treinador. Não adianta contratar técnico sul-americano tbm, é um tiro no vento, não é certeza de nada, o mais certo é apostar em algo que estava dando certo e foi interrompido só por causa de marketing

  • Não vejo motivo pra demitir Abel…vejo motivos de nos todos da nação cobrar força de vontade dos nossos jogadores q tá faltando e muita…Diego tá insatisfeito com a reserva e isso tá gerando essa guerra …só vejo Cuellar , BH e arrascaeeta com vontade de jogar quem não quiser honrar o manto vai embora ..que os meninos do ninho dão conta do recado…cambada de lesmas

  • cara,todos os times grandes, todos os times que ganham titulos aqui no brasil, jogam com 1 volnate, o resto tudo meia, só o flamengo de abel que com com 2 volantes, só pesquisar aí cada elenco escalado nos jogos e comprovar.

    • Bruno Henrique e Felipe Melo no Palmeiras campeão brasileiro, Maicon e Arthur no Grêmio campeão da libertadores, Henrique e Hudson ou Henrique e Lucas Silva no Cruzeiro bi campeão da copa do Brasil, Gabriel e Maycon no Corinthians campeão brasileiro de dois anos atrás. TODOS com dois volantes.

      • Diego pode jogar nessa posição do Arão, basta segurar os laterais para encobrir falhas de.marcação , além do treinamento de compactação do.meio campo que surte muito efeito, Abel só sabe jogar de uma forma.

  • Sampaoli, Marcelo Gallardo ou Bauza (Campeão da Liberta 2008 e 2014).

    • Ainda tem o Ariel Holan do Independente.

  • O maior opositor ao Abel Braga no Flamengo é o Mauro Cezar Pereira, não que ele seja opositor por discordar da capacidade do treinador já que pelo curriculum do Abel isso é inquestionável.
    A oposição ao trabalho do Abel vem a favor de um único motivo: O único que ganha com crises no Flamengo é o Mauro Cezar Pereira pois, cada comentário dele leva um monte de torcedores que não entendem nada a dar-lhe audiência que é o que ele mais quer.
    O ÚNICO a ganhar com crises no Flamengo é o Mauro Cezar Pereira que a cada treinador que o Flamengo coloca com pouco tempo ele começa a puxar o tapete como fez com vários treinadores e vários jogadores até hoje e só quem perde é o Flamengo pois, vários torcedores modinhas e torcedores de jornalista começa a tumultuar o ambiente através das colunas esportivas.
    O Mauro Cezar fez campanhas contra o Zé Ricardo, Barbiére, Guerrero, Abel Braga e tantos outros….é só puxar na memória ou na internet.

    • to contigo, vc disse exatamente o que penso. acho que se não fosse o flamengo esse fdp nem tinha assunto na tv. acho ele um covarde e se o flamengo dispensar o abel ele vai mudar o tom contra o treinador. vai dizer que o flamengo não teve pasciencia.

    • Ele sempre esteve certo. Só olhar o que fizeram esses que ele criticou depois que saiu….NADA!!!

    • Realmente mauro6cezar está errado.. Guerrero não faz juz nem a fama e muito menos ao salário, Zé Ricardo tropeçou nas próprias ideias e panelas. Gabriel, Vaz, massaraujo sem comentários.. Abel Braga tem sido o pior treinador dos últimos tempos. Sem esquema, sem pegada, sem ideia..agora vejo dizendo que fomos campeões carioca. Grande coisa, como ser líder na libertadores com 9 pontos e podemos ficar fora da 8 de final.. Como em 2016..acordem, estamos 55% fora da próxima fase. Ainda tiram onda com a posição..

      • 2017*

    • O que vc fala em relação ao Mauro Cezar pode até ter sentido, pq outras críticas que ele fez em relação a outros técnicos e jogadores foram mais para causar crises, mas essa atual crítica dele ao Abel Braga pode até ser pra ganhar mais audiência, mas não deixa de ser verdade, Abel tem sido um dos piores treinadores do Flamengo nos últimos anos, com um elenco disparado melhor do fraco carioca era mais que obrigação ganhar o carioca, mas a obrigação era além e não foi alcançada que era pra ganhar com autoridade, não foi o que se viu, outra, era pra se classificar pras oitavas na libertadores com facilidade assim como se classificou o Cruzeiro, enfim, o time do Abel não tem nenhum padrão de jogo e muitas vezes é muito apático, até parece que não treinam, só fazem coletivo, só ganha alguns jogos pq às vezes prevalece a qualidade individual do elenco.

  • Parabéns Weslley, você foi um dos poucos que entendeu o que o Júnior falou sobre o Abel não ter pedido os jogadores que recebeu.

    • Abel foi tão incompetente que não indicou nenhum centroavante alto e também não teve um plano B para a zaga, pois o Cruzeiro não quis vender e o jogador não quis sair (Dedé). Talvez ele não tenha indicado outro por acreditar que plano B não vinga, assim como o próprio Abel foi plano B (Renato Gaúcho era plano A). Isso é choro de quem quer defender, porque o próprio Abel nunca reclamou do que tem em mãos e sabe que pode pedir mais que a diretoria vai atrás. Na verdade, dá boca do próprio Abel Braga saíram as palavras de que, os únicos jogadores que ele pediu foram B. Henrique e Dedé.

      • Primeiro, compareça a uma aula de interpretação de texto. Não estou defendendo o Abel Braga, estou constatando que o planejamento foi errado e culpa da diretoria. Segundo, o Abel não indicou centroavante alto porque ele TINHA centroavante alto. Henrique Dourado, que nas mãos dele foi artilheiro do país inclusive. E ele só liberou o Henrique quando viu que o jogador não teria oportunidades. Terceiro, o único jogador indicado pelo Abel que chegou é o melhor do time na temporada, acho que isso diz alguma coisa, não?

  • Certíssimo!!!!

  • Adriano Costa, meus parabens, acredite, nem sempre aparece UMA VOZ NESSA COLUNA COM ALGUM DISCERNIMENTO, voce, com toda certeza, foi um dos poucos a expor UMA GRANDE VERDADE, mandar Abel embora e trazer quem ? essa a primeira pergunta QUE NINGUEM RESPONDE, me permita meu caro Adriano acrescentar ao seu simples, mas, brilhante comentario, a propria diretoria do mengao, resolveu dar um basta e finalmente, mostrar sua posicao oficial.

    Eis na integra a NOTA OFICIAL DO CONSELHO DIRETOR DO FLAMENGO A RESPEITO DA RECENTE CAMPANHA PARA DEMITIR ABEL BRAGA.

    Um time campeão inconteste do Campeonato Carioca.

    Um time que lidera seu grupo na Libertadores.

    Um grupo de profissionais vitoriosos – comissão técnica e jogadores – totalmente cientes da importância de seu trabalho e de suas grandes responsabilidades.

    Este é o Flamengo que, para a tristeza de alguns, retoma sua história de campeão.

    Talvez seja por isso que vemos aparecer, em certos veículos de comunicação e em algumas redes sociais, os ataques mentirosos e as tentativas de se criar crises infundadas, que recorrentemente aparecem às vésperas de jogos importantes.

    Mais uma vez elas estão de volta, com toda a força, antes de um momento decisivo para nosso Flamengo.

    Estes ataques vêm daqueles que viram cessar seus privilégios dentro do Clube, daqueles que vivem do sensacionalismo barato, daqueles que perdem com um Flamengo mais forte.

    O Flamengo, unido, vai passar por cima de todos eles.

    Para a alegria da Nação rubro-negra.

    CONSELHO DIRETOR DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO”

    prezado Adriano, fico feliz de saber que alem de mim, de voce e mais alguns poucos, TAMBEM, AQUELES QUE REALMENTE DECIDEM O DESTINO DO NOSSO MENGAO POSSUEM VISAO E INTELIGENCIA E VAO MANTER ABEL BRAGA E O PROJETO, porque eles sabem duas coisas, A PRIMEIRA: A CHAVE PARA O SUCESSO RESIDE EM TER UM PROJETO E ALGUEM COM CURRICULO BOM O SUFICIENTE PARA CONSEGUIR REALIZAR ESTE PROJETO e a SEGUNDA: A CHAVE COM GARANTIA ABSOLUTA PARA O INSUCESSO, RESIDE EM MANDAR ABEL EMBORA, O PROXIMO, O PROXIMO, OS 40 PROXIMOS E NO FINAL QUANDO NAO TIVER MAIS NINGUEM, A MASSA QUE HOJE PEDE A CABECA DO ABEL, VAO, FINALMENTE PEDIR A CABECA DO PRESIDENTE E DA DIRETORIA. prezado Adriano, ja assistimos esse filme, certo.

    • Certíssimo. E, com toda a certeza, para os orgasmos múltiplos da mídia esportiva brasileira, infestada de palmeirenses e corintianos, que adorariam ver uma situaçáo dessas acontecendo no Flamengo. Digo e repito, o maior adversário do Flamengo é o próprio Flamengo, que mesmo que vença todos os seus jogos de 8×0 até o fim do ano, vão existir os bipolares pra dizer que tudo é uma merda, “fora_alguém”, “fora_tudo”. Os adversários agradecem penhoradamente essa postura.

      • Irão dizer que todos os outros times são ruins ou não jogaram tudo que sabem

    • Sampaolo, urgente

    • Agora não é hora de mandar o Abel Embora, mas para a.parada da copa América seria o ideal, o novo treinador teria tempo paranimplantar sua filosofia na mini temporada. O.l mago Aiel Holan do Independente da Argentina seria uma boa.

  • PRECISAMOS DE UM TECNICO CACHACEIRO

    • Até o momento você foi o único lúcido e coerente, que entende verdadeiramente de Flamengo. ??????

      • LUXA já !!!!

  • Precisamos de um treinador sul-americano , precisamos de um treinador argentino urgente, um cara que entenda de táticas e motive esse elenco, precisamos de raça .

    • Sampaoli

  • Conseguiu matar o Everton Ribeiro pra encaixar o Arrascaeta

    • Era só botar o Arrascaeta pelo meio Bruno na ponta e gabriel de centroavante

  • VOCÊS ESTÃO LOUCOS?? SERIO MESMO??? Vai demitir o Abel Braga e vai contratar quem??? Técnico europeu??
    O Fla ACABOU DE SER CAMPEÃO CARIOCA, goleou uma das melhores equipes do Brasil e só por causa de uma derrota para o Inter já querem a cabeça do cara?? Tomara que a diretoria não dê atenção a essa SANDICE!!

    • Concordo que acabou de ganhar… mas não considero apenas a derrota para o inter… Não se esqueça de peñarol em casa e LDU em um jogo fácil… insistência em Pará, Renê e Arão… “Ah mas não é culpa do técnico “… mas quem escala é ele… no fluminense não subia jogador da base? Então tenta ue… sei lá…

    • Eu discordo plenamente de vc, não foi apenas uma derrota foi uma derrota com uma péssima atuação da equipe, o Flamengo de Abel, mesmo que tenha ganhado um certo número de jogos, ainda não encontrou uma identidade é um time visivelmente mau treinado.

      • Você fala que o time do Flamengo não tem uma identidade, me diga então qual time da série A tem!
        O Palmeiras tem? Não é o que apresenta.
        O Cruzeiro tem? É irregular também.
        O Internacional tem? Não vejo. Ou seja, não tem nenhum time que se destaca no campeonato ainda.
        Dá um tempo meu amigo!!!

    • O Problema nao foi so a derrota e a invençãode escalação cara o BH não e centroavante, Ribeiro joga na direita e Gabriel q e o centroavante agora depende dele enxergar a merda q ele ta fazendo pq ta merecendo ser dispensado.

    • o time não tá jogando nada, porra! vai ser eliminado na primeira fase DE NOVO! é um bando em campo

Comentários não são permitidos.