Flamengo e Fluminense se enfrentam na noite deste domingo (09), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. No embate, as duas equipes devem entrar em campo com o que têm de melhor. No entanto, é certo que os treinadores terão que lidar com ausências importantes. No caso do Fla, Gustavo Cuéllar e Arrascaeta estão a serviço de suas seleções, além do lateral Miguel Trauco, que é menos acionado que os outros dois. Entre os tricolores, os principais desfalques serão Gilberto e Pedro.
Com dores, o camisa 2 do Flu sequer foi relacionado para o clássico. O goleiro Rodolfo, que perdeu a posição recentemente para Agenor, é outro que vive a mesma situação e não participará do clássico. O caso de Pedro, porém, é semelhante ao dos rubro-negros que desfalcam o Fla: o jovem centroavante tricolor está representando a seleção brasileira sub-20 no Torneio de Toulon, na França.
Outro nome que se tornou dúvida na equipe comandada por Fernando Diniz foi o do jovem João Pedro. O garoto não participou de treinos por conta de febre e quadro de gripe. Porém, na lista de relacionados divulgada pelo clube das Laranjeiras, João está presente.
A bola rola para o clássico às 19h desde domingo, no Maracanã. Com 13 pontos conquistados até então, o Flamengo busca um novo triunfo para se manter na parte de cima da tabela. Enquanto isso, a ideia do Flu é fugir da zona da degola. A equipe iniciou a rodada na 16ª colocação mas, com a vitória do Grêmio no sábado (08), já passou a ocupar a 17ª posição.
Se enfrentarão…
“Se enfrentam”, está correto.
Isso mesmo, o que não podeeia era: “se enfrentaram”, que é no passado
Se enfrentarão. Está correto.
A frase: “Fla e Flu se enfrentam na noite deste domingo..” só estaria correta se o horário em que tivesse sido postada tivesse passado das 18hs, quando, já é considerado noite. Logo, o verbo empregado no tempo presente estaria correto. Entretanto, como os comentários são a partir das 14h31min, o tempo verbal utilizado está completamente errado! O correto seria: “se enfrentarão” indicando tempo futuro, na noite deste domingo (9).
Aliás, cabe destacar que as redações daqui do Coluna têm muitos erros básicos de português. Principalmente de concordância verbo-nominal. Estou a muitas léguas em ser um catedrático no nosso vernáculo, mas, um texto deve preservar o mínimo de coesão e coerência e concordância verbo-nominal. Jornalismo que só “informa”, ainda que sem formalismo nenhum, não é jornalismo.
Futuro do presente: enfrentarão é o correto citado pelo colega.