Matheus Brum: “Uma boa primeira impressão”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Olá, companheiros e companheiras de Coluna do Fla. Depois de muita espera e ansiedade, vimos o Flamengo em campo sob comando de Jorge Jesus (o jogo por ser assistido neste link). Não foi uma partida primorosa, ou que valesse pontos. Entretanto, nos permite ver a “cara” deste novo Flamengo que vai para um semestre importantíssimo, em busca de títulos.

JJ escalou o Flamengo como venho pedindo desde o início da temporada. Um volante, Diego fazendo a saída de bola e um trio de meias-atacantes que se movimentam, buscando furar as linhas de marcação e estando mais próximos de Gabigol. Na entrevista pós-jogo, o treinador disse que o elenco “praticamente não tem um segundo volante”, indicando que o camisa 10 pode ser usado na função.

Essa observação é interessante. Demonstra que Cuéllar deve ser titular absoluto na volta da Copa América e que Arão e Piris disputam a condição de reserva. Fico com dúvidas em relação a Ronaldo. Na visão do treinador, ele é ou não um segundo volante? Pelo menos, quando entrou na partida, no segundo tempo, atuou como um. A fala também indica que um atleta da função deve chegar nesta janela de transferência.

Voltando ao campo e bola, outro ponto que chamou atenção foi o pequeno número de cruzamentos na área. As jogadas pela linha de fundo continuaram, mas com cruzamentos rasteiros, buscando a finalização de média distância. Foi assim que saiu o primeiro gol, de Diego. Essa mudança é extremamente positiva, já que a maioria das bolas aéreas não levava perigo (Gabigol não é alto, nem um bom cabeceador).

O Madureira não trouxe muitas dificuldades defensivas para o Flamengo. Entretanto, me preocupou um pouco o sistema defensivo. Jogando com uma marcação alta – explorando a falta de qualidade do adversário – senti os zagueiros espaçados da linha de meias. É algo que precisa ser melhor trabalhado.

Foi apenas o primeiro teste, e nem foi uma partida oficial. O início nos dá mostras de que podemos nos empolgar. Deste time que entrou em campo hoje, ainda há peças que podem ser modificadas, principalmente com o retorno de Cuéllar e Arrascaeta da Copa América e de Everton Ribeiro do departamento médico.

Aposto numa composição com Cuéllar, Diego, Bruno Henrique, Arrascaeta e ER7, com Gabigol de centroavante. A busca por outro camisa 9 mostra que JJ quer ter opções para a função e também para eventuais mudanças de sistema. Em Portugal, tinha o costume de atuar no 4-1-3-2.

Em menos de 10 dias de trabalho, Jorge Jesus demonstra que tem ideias claras de como fazer um Flamengo vencedor. Só nos resta aguardar e torcer!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A escalação inicial vai ser aquela dos nossos sonhos, menos do Abel, mas se não correr, não der a intensidade que JJ quer, vai para o banco.

  • matheus não vi motivos para empolgar, seu comentário foi bom, todavia, não vejo diego como segundo volante, e o trio atacante com lucas ou vitinho na direita, bruno na esquerda e gabigol no centro como ideal, mas, jj chegou e devemos aplaudir seu trabalho, vamos esperar as partidas pra valer.

  • Vitinho é um elemento útil e tem a seu favor o Chute a gol . Precisa treinar a Chutar .!

    • Vejo o Mengao assim:
      Rafinha,
      Rodrigo Caio,
      Leo Duarte,
      Rene,
      Cuellar,
      Diego,
      Everton Ribeiro,
      Arrascaeta,
      Vitinho,
      Bruno Henrique

  • Como sempre os falsos rubro-negros que se intitulam “flamenguistas” sempre aparecem para dar os seus pitacos. Para eles eu tenho a informar que vão “chegar” 4 jogadores que devem melhorar o time: C,A,T e
    ER.

  • JJ não gostou do Gabriel Barbosa (Gabigol é meu ovo). Nem do Arão. Nem do Berrío. Na verdade não sei se ele gostou de alguma coisa. Não sei o que a entrada do Lucas Silva como titular significa. Mas o garoto não foi mal. Vitinho foi o mais participativo e parece que tá bem na fita com o JJ. Mas esse time tá longe de me empolgar.

    • Se em menos de 10 dias ele empolgasse qualquer um, não estaria no Flamengo, e sim treinando algum clube em outro planeta. Abraços

  • A ideia de um jogo treino deveria ser jogar contra um time forte que possa testar todo nosso time tanto nosso ataque tanto nossa defesa, nao vejo sentido esses jogos treinos contra times pequenos e fracos, so deu Flamengo praticamente o gol deles só saiu por um vacilo do time reserva no final do jogo num passe errado… espero que tenha valido a pena a venda da transmissão do jogo pra tv portuguesa e a fox tenha valido uma boa grana. porque foi uma perda de tempo esse treino isso sim, se ficasse treinando no ninho teria sido mais vantajoso. valeu a pena é os esporros do JJ no arao e nos reservas no final…de positivo foi só, e matar a saudade do nosso Flamengo. nao da pra analisar NADA.. se tiver um proximo jogo treino chama o Fluminense ou vasco ou botafogo. pelo menos o jogo tera mais graça e um desafio maior pro ataque e pra defesa em um teste.. SRN

    • Todos os times fizeram jogos-treino com equipes pequenas. Isso é uma prática do futebol, principalmente nestes períodos de inter-temporada

      • Sim, mas nao somos iguais aos outros, deveriamos ser diferentes.. deveriamos preparar melhor o time.. ao invés de fazer um jogo treino contra um time fraco seria mais vantajoso o time estar no ninho fazendo jogo tatico com jj pausando e corrigindo os erros. nesse caso o jj nao poderia pausar, pois era um jogo treino… entendeu? nao serviu de nada foi so perda de tempo mesmo joguinho pra matar a saudade… um amistoso seria mais produtivo

        • E voce Ganhou o que como treinador? Em tempos de media social cada mulambo tem uma opinião… e opinião não vale nada. SRN

        • foi JOGO (TREINO ) não amistoso, para o jogador pegar ritmo, até em jogo treino e com apenas 10 dias já tem torcedores querendo show !
          Como o mengão tem torcedor chato pra caralho!!!

          • Verdade… qual parte o cara não entendeu que não foi amistoso pra testar força? jogo treino é pra pegar ritmo apenas, fazer testes… maior torcida do mundo e mais chata também!!!

  • Muita empolgação para um começo. Temos que ter calma e paciência. Senão, já já vão querer trocar o Mister.

    • Não sei qual parte escrevo que estou “muito empolgado”. Vi um bom jogo, com ideias de jogo diferente do que era aplicado pelo antigo treinador. Abraços

  • Vai perder a aposta. Com a intensidade que tem jogado, Arrascaeta vai para o banco e BH jogará junto de Gabigol no ataque. Na esquerda imagino que Vitinho permaneça.

    • Arrascaeta já está voltando para o elenco. Vai ter tempo para ser observado pelo Jorge Jesus. Vitinho tem crescido, mas, claramente, ainda sente a pressão, principalmente da torcida.

      • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA . SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO . ZAP 11957454865

    • Acho que é o contrário, o Arrascaeta dá velocidade ao ataque com toques e lançamentos de primeira, o que falta nesse esquema do JJ… o time avança mas a saída de bola ainda é lenta, o Arrascaeta e o Everton vão ser essenciais nesse esquema do JJ, o que me parece é que nem o Gabigol e nem o B. H. se encaixam no estilo que o técnico quer colocar de saída com toques rápidos… o B.H. é bom na correria mas erra passes de meio metro, e o gabigol jogando aberto nunca rendeu… acho que vai chegar um 9 legítimo e o Vitinho ganha essa outra vaga com o Mister se mostrar um pouco mais de atitude na marcação!!!

Comentários não são permitidos.