Fabio Monken: “Dos males, o menor”

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Calma, galera! Antes de começarem o apedrejamento, deixe-me dizer que sim, foi um bom resultado o empate no jogo de ontem em São Paulo, embora eu deva dizer que não foi tão bom para as nossas intenções para o restante do campeonato, se é que vocês me entendem.

Jogadores lesionados, um juiz que, tradicionalmente, nos prejudica, vários problemas durante a partida com mais algumas lesões. Isso tudo pode ser elencado como justificativa para o empate.

Mas JJ não contemporizou, disse que não gostou de ter empatado, queria a vitória. Está certo, certíssimo. Apesar de não termos jogado bem, na minha avaliação este foi o pior jogo do Flamengo nas mãos do treinador português, conseguimos o empate em uma partida completamente desfavorável.

Juiz que não amarela jogador adversário, inverte faltas, deixa de dar outras faltas óbvias a nosso favor, permite que os jogadores do outro time fiquem fazendo drama com qualquer encostadinha, picota o jogo, principalmente após o gol que deu a vantagem inicial ao time oponente.

Esperar o quê deste senhor totalmente caseiro, permissivo e desigual? Nada além de problemas. Mas não foi por isso que deixamos de ganhar. Isso colabora para o empate, mas não justifica a má atuação.

Ressaltemos ainda que ele relatou na súmula o atraso do Flamengo na volta para o segundo tempo, mas esqueceu de relatar a garrafa d’água atirada no Gabigol na ocasião da comemoração do gol rubro-negro.

Dito isso, podemos destacar que jogamos com menos um atleta durante toda a partida pois tanto Vitinho quanto Berrío não entraram em campo. Mais do que nunca sentimos falta do Arrascaeta e do Éverton Ribeiro.

Os dois são fora de série e suas faltas constituem uma perda imensa! Aguardemos e torçamos para que suas recuperações sejam o mais breve. Quanto ao time, faltou massa cinzenta, simples assim.

Defendo uma tese e reitero aqui que os jogadores, digamos, menos capazes intelectualmente não terão espaço no futebol daqui a breve período. Na Europa, isso já é realidade.

A grande capacidade cognitiva dos atletas é cada vez mais necessária devido à equalização das capacidades físicas dos jogadores. Como estão todos fisicamente no mesmo patamar, a única e possível saída para o futebol são os jogadores diferenciados, os chamados cerebrais. Isso é fato!

Voltando a falar de Mengão, afirmo com propriedade que fica muito difícil ganharmos alguma coisa com Rodinei e Renê em campo. Laterais isopores que são, não vão ao fundo e, assim sendo, facilitam a marcação do adversário que não se preocupa com possíveis triangulações, já que as bolas que chegam sempre são atrasadas ou passadas lateralmente.

O problema já está sendo solucionado, Rafinha já chegou e Felipe Luis está em vias de ser contratado (é o que dizem). O problema é que jogaremos pela Libertadores na quarta-feira e acho que JJ quis poupar o Rafinha para a partida devido à sua condição física ainda não ser a ideal.

Como costuma apregoar meu querido amigo Fabrício Chicca, o estilo de jogo do Jorge Jesus vai demorar para ser implantado no time do Flamengo. Explico: é uma mudança na filosofia do jogo e com posicionamento totalmente diferente. Isso demanda tempo e diversos treinamentos, simples assim.

Por isso devemos ter calma e confiar no trabalho do técnico que pegou a terra arrasada deixada pelo antigo sommelier travestido de técnico. O clube do vinho deve estar eufórico, mas lhes garanto que a Magnética assim estará à medida em que a filosofia seja sendo incorporada pelos atletas que acredito começar a ser mais perceptível lá pelo final de setembro ou início de outubro.

A partir do momento em que o time estiver jogando dentro da cartilha do portuga, ficaremos extremamente satisfeitos com o desempenho da equipe. Tenho plena que isso acontecerá, podem me cobrar! Querem culpar alguém? Cobrem da diretoria os seis meses de atraso com um fanfarrão no comando do rubro-negro.

Se o JJ já estivesse no clube desde a pré-temporada, certamente estaríamos jogando o melhor futebol do Brasil e nossa posição na tábua de classificação seria outra. Mas o “se” não entra em campo.

Por isso reitero e lhes rogo paciência. Devemos aguardar e confiar, pois o trabalho é extremamente qualificado e coeso. Com os reforços entrando e as lesões sendo gradualmente curadas, seremos quase imbatíveis. Oremos para que seja o mais breve. Agora é entrarmos com tudo na quarta-feira! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos! 

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
Deixe seus comentários, interaja!
O Debate sempre será salutar!
Pontos de vista divergentes são essenciais à nossa evolução e à formação de nosso caráter.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Comentarista capacho, suas opiniões são como você!!! Não vale o que caga!!! O time ruím do Flamengo, mesmo sempre beneficiado, não vai pra frente, porque ninguém consegue burlar a REALIDADE!!! MEDÍOCRE MÍDIA CARIOCA , assim como o Estado falido do Rio de Janeiro e o puteiro de quinta categoria que é a cidade do Rio de Janeiro!!!

  • Muito bom texto: Mas o Flamengo terá problemas.

    1°) O Flamengo terá a mídia dos bandeiras ( Paulistas) , que influenciam negativamente os torcedores de Rede Social do Flamengo ( criam intrigas , praticamente sabem de mais contratos do que os próprio MB , polemizam lances e comemorações).

    2°) Temos árbitros que tradicionalmente prejudicam o Flamengo. No jogo de ontem o Vagner Love se desequilibra e cai sozinho….Berrio nem tocou nele…

    3°) A Diretoria sofre de morosidade para contratar novos jogadores…no que atrasa no planejamento tático do time , e consequentemente demora chegar em um maior entrosamento.

    4°) J.J trouxe uma nova filosofia , a assimilação vai ser lenta e demanda paciência da torcida.

    5°) Somente agora o Flamengo criou um Time A e um Time B para disputar competições em ambas as frentes…deixando o time principal lutar por competições mais importantes ( Libertadores Sul-americana) e o Time B ( Brasileiro e CB) e a Base ( Cariocas )

    6°) O que mais atrapalha o clube são os torcedores Nutella…Socar Diego Ribas , Arão , Rodinei e Pará não vai fazê-los mais competitivos…parecem zumbis sendo contrololados pela mídia paulista para desestabilizar o Time…que está em 3° posição no campeonato que nem na metade está e nas oitavas da liberta. Copa do Brasil foi um tropeço…ngm vai dizer ao contrário , mas o ano não acabou e outros títulos estão para serem disputados.

  • fabio admiro seu trabalho, mas, por favor seja realista, jamais coloque QUALQUER FRACASSO DO MISTER NA CONTA DO ABEL, eu primo pelos fatos, pela verdade, e fujo da estupidez do ACHO ISSO, ACHO AQUILO, dito isso vamos ao fatos, a verdade, ABEL DEIXOU O FLA CAMPEÃO CARIOCA, DEIXOU O FLA CLASSIFICADO NO PRIMEIRO LUGAR DA LIBERTA, DEIXOU O FLA CLASSIFICADO NA COPA BRASIL GANHANDO DO CORINTHIANS DENTRO DE ITAQUERA, DEIXOU O FLA COM 70% DE APROVEITAMENTO, DEIXOU O FLA HÁ 3 PONTOS DO LÍDER PALMEIRAS, DEIXOU O FLA COM A ARTILHARIA DO BRASILEIRO E COM O ARTILHEIRO DO BRASILEIRO O GABIGOL, tudo o que eu disse acima REPRESENTA A MAIS PURA VERDADE E NINGUÉM VAI APAGAR ISSO DA HISTÓRIA PORQUE ISTO DE VERDADE JÁ ACONTECEU. O mister chegou com 7 menbros na comissão, drone sobrevoando o campo carrinho tático, Rafinha chegou, Gerson e Pablo Mari também, todo o incentivo e aplauso seu e de toda midia, juntamente com a torcida do mengao, portanto, caso o míster fracasse, coloque a culpa em quem quiser menos no abel, e quanto as criticas ao Rene, saiba QUE O TIME DO FLAMENGO NÃO DEU UM ÚNICO CHUTE A GOL, e se empatamos FOI GRAÇAS AO CRUZAMENTO DO RENE, A CABEÇADA DO ARÃO QUE POSSIBILITOU AO GABIGOL TOCAR PARA AS REDES. ou seja AQUELES QUE VOCÊ SEMPRE CRITICA FORAM ELES QUE NÃO DEIXARAM SERMOS DERROTADOS.

  • O texto começa bem, termina bem, mas o meio é uma porcaria. mais do mesmo, sem justificativa. só lugar comum.
    Mas paciência é necessário. mas dá pra ver a mudança em alguns pontos do time.

  • Texto muito bom! Concordo que cada vez mais é preciso ter inteligência para jogar. O que eu não entendo é continuar aceitando árbitros mal intencionados como esse. Ridículo. Parcial. A diretoria deveria fazer algo contra essa pouca vergonha.

  • Tá na hora de dá resultado, nós não temos apenas um time,mas uma seleção
    Precisa de mais garra e gol e um juiz a menos, pq todas as partidas do Flamengo o Gabigol quer apitar o jogo junto com o juiz

  • Belo Texto, Fábio!
    Parabéns!

  • Concordo com você quanto a paciência com a montagem do time. Daí a imaginar que o campeonato em que teremos mais chances seja o brasileiro. Lá pelo segundo turno estaremos com a equipa arrumada para conquistar a taça. Mas a Libertadores não pode ser descartada.
    Pra cima deles Mengão!

Comentários não são permitidos.