Há exatos 10 anos, Andrade assumia o Flamengo e iniciava trajetória que culminou com o Hexa

Compartilhe com os amigos

FOTO: VIPCOMM

Foi a cabeçada de Ronaldo Angelim, naquela tarde escaldante de um típico verão carioca, que deu o hexacampeonato brasileiro ao Flamengo, em dezembro de 2009. Somados a ela, as geniais jogadas de Petkovic, os gols de Adriano Imperador e um time que ressurgiu em meio ao Brasileirão, guiado pelas mãos de um genuíno rubro-negro: há exatos 10 anos, Andrade assumia o Mais Querido para, contrariando todos os prognósticos, se tornar também campeão como treinador.

Se nos gramados Andrade formou, ao lado de Adílio e Zico, o melhor meio de campo da história rubro-negra, sua competência foi posta à prova fora dele, ao assumir, em 23 de julho de 2009, um time na fila há 17 anos, em crise no 11º lugar da tabela, flertando com a zona de rebaixamento e com apenas 1% de chances de levantar a taça. De interino a efetivo, bastaram duas vitórias:

Tudo aconteceu muito rápido. Eu estava como auxiliar. Em dado momento fui avisado que seria o treinador interino. Foi tudo muito rápido mesmo. Dois jogos depois já estava no cargo. E como já estava acompanhando o dia a dia do grupo, tinha a vantagem de conhecê-lo. Sabia o que podia melhorar. Tínhamos que estar mais fechados, unidos. Diziam que íamos brigar para não cair. A matemática nos dava 1% para sermos campeões. Não é todo dia que isto acontece. Marcou muito –, afirmou Andrade, que prosseguiu, opinando sobre o time de 2019:

O time tem muitos jogadores de qualidade. Mas eles precisam ser mais competitivos. Precisam ter mais determinação sem a bola. Serem competitivos mesmo. Entenderam a importância de participar até mesmo sem a bola. Ter uma vontade maior de ganhar. Ter a mesma determinação sem bola e estarem fechados. Qualidade não falta – finalizou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ENQUANTO MINHA DIRETORIA BRINCAR DE ELIMINAR TREINADORES ( CRUZEIRO MANO MENEZES / GRÊMIO RENATO GAÚCHO) SÓ AUMENTANDO A SALA DE TROFÉUS ( CD UM AH 3 ANOS NO CLUBE) E PELO JEITO VÃO CHEGAR DE NOVO ( ESSA NOVA SAFRA DE TORCEDORES NUTELLA E IMBECIS, JUNTO COM MINHA DIRETORIA ESTÃO CERTINHA KKKKM ) E TOME XEIRIM PRA NÓS NOVAMENTE. SRN

  • Injustiçado pelo clube

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA . SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. ZAP 11957454865

  • Muitos jogadores falaram que o Andrade nem teve tanta contribuição. Vi uma entrevista do Fábio Luciano uma vez que ele disse que os jogadores, nem ouviam a preleção e que Marcelo Salles (Auxiliar) Dava todo treino e fazia todo trabalho de campo. Andrade é um dos maiores campeões da história do Flamengo merece respeito e tem o meu respeito. Mas vários jogadores disseram isso. Vi tb uma entrevista do Fierro, ele disse que o Andrade poucas vezes conseguia falar com os jogadores e a maioria dos treinos começava atrasado.

Comentários não são permitidos.