Matheus Brum: “O JJ enlouqueceu!!”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Que vitória! Que jogo! Que atuação! O Flamengo jogou, e muito, no Maracanã. Isso mostra, primeiramente, como o Jorge Jesus entendeu as características dos jogadores e, segundo, que o time está sendo treinado.

A partida contra o Goiás nos permitiu analisar o Flamengo ofensivamente. Contra times mais fracos tecnicamente, o rubro-negro deverá ser extremamente ofensivo. A primeira mudança é o posicionamento dos laterais. Rafinha e Trauco ficam mais avançados, com Arão (ou quem jogar naquela função), recuado para fazer a saída de bola, como um terceiro zagueiro.

No meio, jogadas com muita amplitude, buscando sempre as pontas, com tabelas. No lance do segundo gol, Trauco faz a diagonal perfeita. Isso é treinamento! Jogadas repetidamente treinadas, que durante o jogo, conseguem ser executadas.

Outra mudança extremamente perceptível, foi a presença dos meias na área, algo que é pedido por este que voz fala desde os tempos de Zé Ricardo. Com os meias chegando na área, as finalizações aumentaram. Contra o Esmeraldino, foram sete chutes de Gabigol, cinco de Bruno Henrique e quatro de Arrascaeta e Everton Ribeiro. Ao todo, foram 28 finalizações. Metade delas ocorreram dentro da área.

No lance do terceiro gol, quatro jogadores do Flamengo estavam na área, mesmo número de defensores do Goiás.

Diferentemente do esperado quando foi divulgada a escalação, Gabigol foi o segundo atacante, com Bruno Henrique espetado dentro da área. Confesso que não gosto de ver o BH nesta função. Perdemos sua principal característica, que é o arranque, em velocidade. Mas, pro jogo de hoje, funcionou, principalmente pela movimentação do camisa 9, que buscou o jogo, fez pivô e tentou abrir espaços na defesa goiana.

Por falar em espaços, o Flamengo atacou os espaços abertos pela defesa adversária, buscando jogadas com atacantes infiltrando, para receber em condições de finalização. O baile rubro-negro, acredito, foi possível pelo desconhecimento dos goianos sobre nosso futebol. Depois da atuação de hoje, com certeza, os clubes irão estudar ainda mais afundo nossa equipe.

O Goiás, completamente atordoado com o massacre, pouco fez. O gol saiu de uma falha individual de Rodrigo Caio. Depois do lance, tiveram uns cinco minutos de pressão, conseguindo uma bola na trave. Depois disso, não levaram mais perigo. Quando tinham a bola nos pés, o Flamengo pressionava na marcação ofensiva conseguindo, em muitas vezes, a roubada de bola.

Apesar da grande vitória, não acredito que o Flamengo irá jogar desta forma em todos os jogos. Até porque, ficou nítido que o sistema defensivo precisa de mais tempo para ficar encaixado, conforme identificado por JJ na coletiva pós-jogo. Para o jogo de quarta-feira, pela volta da Copa do Brasil, contra o Athletico, penso que o time deve continuar com a posse de bola, buscando o gol, mas sem ser totalmente agressivo, pela preocupação com os contra-ataques que o Furação pode armar.

A goleada nos deixa animados para os próximos jogos do Mais Querido. Entretanto, é importante ressaltar que ainda está no início da “Era JJ”. Então, altos e baixos podem ocorrer. O importante é analisar como será a evolução do time. O JJ enlouqueceu! E junto com ele, está toda a Nação, sedenta por ver atuações como esta, várias vezes.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gosto de ver os torcedores do Flamengo empolgados com Jorge Jesus. Desejava que o JJ tivesse sorte e não fosse boicotado por jogadores ou diretores e, felizmente, assim tem sucedido. Jesus é um dos melhores treinadores europeus e, por isso, é um dos mais caros! Quando treinava o Benfica não aceitou o Valência, nem o Milan, por considerar que isso seria descer de nível. Agora mesmo, não aceitou o Nápoles, por considerar que ganhar títulos no Flamengo seria um desafio maior. E só não está na Premier League, porque só começou aprendendo Inglês há cerca de dois anos… A qualidade de jogo do Flamengo contra o Goiás não me espantou, porque as equipas de Jesus jogam assim! E o Mengão ainda vai melhorar muito, se os jogadores continuarem trabalhando no duro, como ele exige! A propósito – por onde anda o palerma do Marco de Vargas? Seria interessante saber a opinião dele acerca deste Flamengo assumidamente Equipa Grande que JJ está construindo!… Será que ainda pensa que o Mengão não precisava de um velhinho de 65 anos cujo currículo incluía ter ganho a porcaria de três campeonatos de Portugal…?

  • Eu li aqui alguém falando mal de BH?kkkkk. Só pode ser anti querendo tumultuar o ambiente. Vai lá pro teu chiqueiro, anti, antes que eu te mande pra PQTP. Não é bem vindo aqui.

  • Só não entendi esse que VOZ fala!! Que voz seria essa, seria uma voz dizendo pro autor não fez o ensino fudamental?

  • Venha fazer parte da melhor empresa de investimento
    A2trader investimento

    Forma de ganhos
    Ela paga 160% em 40 dias úteis 4% ao dia em cima do seu capital ?
    Cadastre-se hoje mesmo e venha realizar seus sonhos

    Vou deixar meu link abaixo ?
    https://app.a2trader.investments/cadastro/Petnaldo

    Whatsapp para informação
    (92)8455-8779?
    PATROCINADOR
    MARINALDO CRUZ

    Venha hoje mesmo e não percam tempo⏳
    MINHAS REDES SOCIAIS

    FACEBOOK= ABRAÃO LAURENTINO ?

    INSTAGRAM ?
    DIÁCONO MARINALDO CRUZ

    YOUTUBE ?
    NALDO CRUZ

    ATENÇÃO SE VOCÊ MOSTRAR INTERESSE DE SE CADASTRA? ENTRE EM CONTATO? COMIGO PRA MIM LHE AJUDAR COM MAIS INFORMAÇÕES E COMO SE ATIVA NA EMPRESA NÃO BASTA SÓ SE CADASTRA? TEM QUE SE ATIVA?

  • Torcidinha chata do caralho… sempre procurando alguém pra criticar… nunca tá bom, sempre tem que achar alguém pra vaiar!!! ganhando de 6 e reclamando?

  • Parabéns, sua análise foi perfeita, que venha o Atlético paranaense..

  • Só mais uma informação. Li algures aqui na coluna a preocupação com a carga de jogos que o Fla faz, não se preocupem, o JJ tem uma excelente gestão do plantel e da parte física. Tem uma equipa de técnicos muito conhecedora e o JJ aqui em Portugal tinha sempre acima de 55 jogos por época, tanto no Sporting como no Benfica.

  • Sou Sportinguista e digo o que já disse noutros artigos aqui da coluna Fla, com JJ é sempre em alta rotação. Jogadas muito bem treinadas, adversários estudados ao pormenor e leitura de jogo inteligente. Intensidade até ao apito final. Tenham calma, mais uns treinos e uns jogos para verem o processo defensivo afinado.

  • Só vou discordar de 2 pontos.
    – não tem essa de terceiro zagueiro, nem as vezes de, nem como o. Essa é a função do 1 volante, simples. Terceiro zagueiro é outra coisa.
    – BH dentro da área tem presença melhor do que o Gabigol, pela altura, porte, cabeceio. O Gabigol, quando tem liberdade pra sair da área e ajudar na construção é muito mais letal do que plantado, por isso essa troca.

  • Jesus já pediu. Vamos parar de tentar achar o patinho feio. Esse é NOSSO time. Vamos apoiar todos os jogadores.

  • Rodrigo Caio hoje é um símbolo da raça rubro negra. Além de ser um jogador carismático e disciplinado.

  • matheus brum pela primeira vez quero parabenizar você pelo comentário, não há nada para acrescentar, gostaria de apenas de um adendo NOS JOGOS COM O MÍSTER, O QUE OS JOGADORES ESTÃO CORRENDO TEM SIDO BRINCADEIRA, TOMARA QUE CONTINUE ASSIM.

  • Melhor contratação foi o JJ, esse cara cobra não mede esforços para passar força ao elenco, por isso acho que o time é intenso o tempo todo, muito por causa da sua vibração.

  • Isto só mostra como o Brasil está mal de técnicos e distante do futebol europeu. Tenho a ligeira impressão que a maioria dos técnicos fecham treinos não para ensaiar jogadas, mas para poupar os jogadores que estão exaustos. J J treinou bastante a equipe, por isto mostra futebol convincente. Diferentemente do que Abel Braga fazia no Mengão.

  • Muito obrigado, Vasco da Gama! Vocês trouxeram ao Brasil nosso excelente técnico.

  • Fala sério , só pode ser maluco , falar mal do Bruno Henrique , não conhece nada de futebol .

  • Acho que Trauco deveria ser titular na maioria dos jogos pelo fato de ter um passe melhor, visão de jogo melhor e finaliza bem, mas jogando contra Atlético Paranaense com Marcelo Cirino jogador rápido e alto eu não sei se é uma boa.
    Prova de que o Flamengo precisa de um lateral que tenha o que o Trauco tem e seja bom na marcação.

  • Resta saber como o time se comportará contra adversários que usam muito faltas táticas pra minar o bom toque de bola. Não dá pra gente contar com nossos cobradores de falta se dependermos deles pra obter vitórias.

  • Flamengo hoje fez um jogo excelente, o mister mostrou que podemos evoluir e muito.
    Na minha opinião queria muito que ele conseguisse encaixar o Cuallar, acho que dá mais proteção a defesa.
    Quanto a Rodrigo Caio baita jogador, patrimônio do Flamengo e não vai ser a nação que vai desvaloriza-lo.
    Deixa os antis chorar!!!
    Saudações Rubro Negra

  • Primeiro de tudo: como pediu JJ a Nação tem que esquecer essa de encontrar jogador para falar mal, pegar no pé, fazer de patinho feio!
    A Nação precisa ser mais inteligente para não entrar no desespero da imprensa q está louca com a superioridade do Fla é vai procurar pilhar a torcida contra jogadores para tumultuar o ambiente…
    Outro ponto: o Fla tem 100 milhões de vezes mais time e elenco que o Atlético, tem q jogar da mesma forma, amassando, só cuidando msis das costas dos laterais… time menos ofensivo quando encararmos Barcelona, Real… Somos gigantes!!

  • Se esse maluco continuar dando esses shows vai acabar treinando a seleção brasileira.

  • Como pode o Trauco ter treinado a tal infiltração, se disputava a Copa América?

  • Meu tem um babaca falando mal do Bruno Henrique , dá licença o cara joga muito e arrebenta!!!! Quase em todos os jogos ele faz gols e sempre servindo com lances incríveis , com essa vitória estou achando que nem precisa de centro avante Natu , hoje eles foram arrasadores , se continuarem nessa pegada vão ganhar tudo !!! Fato !!! Aqui é Flamengo !!!!

  • A maior contratação dessa janela de meio de ano foi o JJ parabéns pela escolha flamengo!

  • Realmente a defesa tem que aí encaixar quando encaixar o time do Flamengo vai virá um time mais temido a falha do Rodrigo Caio não diminui oq ele andar jogando pq ele salvou várias vezes o mengão neste ano pra mim devemos apoiar jogadores pq sei que vai ter torcedores que vão ficar reclamando dele e apoiar o trabalho dele e de todos, Cuellar ficou no banco o time correspondeu tenho certeza que com tempo ele vai encaixar o Cuellar opinião minha e não pode ficar no banco pq precisamos de um jogador de marcação pra dar equilíbrio ao time

  • Precisa-se de um centroavante nato 9 pra jogar no lugar de BH, este já perdeu velocidade há algum tempo e como 9 não é ideal rub

  • Ele está no meio de nós! ?

Comentários não são permitidos.