Notícias

Matheus Brum: “Vergonha!”

Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Todo mundo de cabeça quente hoje, não é mesmo? Infelizmente, além de irritado, estou envergonhado com o que vi ontem À noite no Equador.

O cenário já era caótico na escalação de Jorge Jesus. A escolha por dois laterais na direita, trouxe recordações desagradáveis de Libertadores anteriores, quando estávamos sob comando de Zé Ricardo.

Infelizmente, o que parecia ruim na teoria, se confirmou na prática. Dentro de campo, jogamos absurdamente mal. Tivemos mais posse de bola (66,4%) que o Emelec , mas em 50,8% deste tempo, a bola ficou no meio-campo. Ou seja, fomos inefetivos no ataque. O trio Arão, Diego e Gerson não se encontrava, e pela direita, Rafinha não conseguia dar prosseguimento as jogadas.

Sem meio e sem uma das pontas, o Flamengo se tornou inoperante, levando pouquíssimo perigo a meta do Emelec. Para piorar a situação, logo no início da partida, tomamos um gol RI-DÍ-CU-LO, onde haviam SEIS jogadores rubro-negros na área, contra apenas um do lado equatoriano (com condições de marcar). NINGUÉM se preocupou em fechar o espaço para a finalização. Além da falha da zaga, o gol contou com uma “ajudinha” do goleiro Diego Alves.

Com o gol, o mandante recuou. Mesmo com superioridade técnica e com a bola mais tempo no pé, o Flamengo não conseguia propor o jogo. Em alguns momentos, os equatorianos subiam a marcação, deixando o sistema defensivo rubro-negro em maus lençóis. Sem aproximação e toques rápidos e curtos, viramos “presas fáceis”. Para sair da pressão, era bico para frente, que, quase como sempre, ia para lateral.

Na segunda etapa, buscando ser mais ofensivo, Jorge Jesus saca Rodinei e coloca Lincoln. Assim, Rafinha foi para a função de lateral direito. A equipe até ganha em produção ofensiva. Entretanto, o atacante formado na base, perde um gol incrível, que poderia recolocar o Flamengo na partida.

Tentando melhor o equilíbrio do time, Jorge Jesus saca Arão e Gerson, colocando Cuéllar e Lucas Silva, respectivamente. O primeiro, quando foi acionado, funcionou. O segundo, foi mal demais. Não conseguiu dar sequencia as jogadas, prejudicando as transições e as jogadas ofensivas.

Para piorar o quadro, Renê falha de forma BISONHA no segundo gol do Emelec, sepultando qualquer possibilidade de pelo menos um empate fora de casa.

Este, sem sombra de dúvidas, foi um dos piores jogos do Flamengo na temporada. O jogo reflete o perigo que é trocar de projeto no meio da temporada. Como disse no pós-jogo da TV Coluna do Fla, para mim, a derrota tem que cair na conta da diretoria, que montou o elenco e o confiou a Abel Braga, para que em cinco meses fosse demitido, quando todos sabíamos que era um técnico ultrapassado.

As lesões em sequencia prejudicam demais o trabalho do português, que não consegue escalar o time base para ganhar entrosamento, trabalhar as interações entre os jogadores e com o sistema tático em si.

Nem mesmo as características como progressão ao ataque, buscar passes nos espaços abertos pela marcação adversária, profundidade e amplitude, que eram marcas até então do JJ, prevaleceram. Foi um jogo pobre, onde o Flamengo não encontrou nenhuma forma de conseguir deixar estes problemas de lado e fazer uma atuação consistente.

Para o confronto contra o Botafogo, neste final de semana, aconselho a utilização de equipe reserva, para dar tempo para que os titulares treinem visando a volta da Libertadores, na quarta-feira quem.

E, para nós torcedores, peço para que façamos uma novena para São Judas Tadeu, para que ele nos abençoe e evite de mais uma humilhação na semana que vem.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Matheus Brum

Ver comentários

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA . SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO . ZAP 11957454865

  • Colocarei as intenções da missa de domingo para o flamengo, pode ter certeza disso.

  • Infelizmente, vimos um flamengo sem padrão de jogo, é claro que o tempo em que JJ assumiu não dá para dizer que está certo ou errado no comando do mais querido. Este flamengo está apático, em 5 jogos ( 1 - vitória, 3 - empates sendo a eliminação da copa do brasil e 1 - derrota que pode custar caro).
    É uma situação preocupante.

  • Só espero que não troquem de treinador mais uma vez. Erraram no projeto mesmo. Nossos laterais e zagueiros deveriam ter sido trocados no ano passado. Mais um ano na espera...

  • Não tem jeito. Sem Arrasca e Everton Ribeiro, somos um time normal....

  • Para o ano que vem , o Flamengo vai ter um bom time , isso se nao ficar mudando tudo , Os erros são obviamente da diretoria. Trouxeram o Abel é depois ficaram enchendo o saco do cara dizendo que ele não tinha capacidade e era ultrapassado, o fato é tem gente dentro do Flamengo que estão tumultuado as coisas , criando , fatos , fofocas , por que será que nenhum técnico resolve , os problemas do time, que são os mesmos de sempre .
    Falta de padrão de jogo ,

  • Rafinha, por ser mais habilidoso, jogou quase que como um meia, pois Gérson ainda não está entrosado e tínhamos apenas o Diego no meio. Depois que quebraram o Diego, ficamos sem ninguém. Quando poderíamos nos beneficiar de um homem a mais, ficamos sem nosso Capitão, e com as tres substituições já feitas, ficou tudo igual de novo. BH e Babigol foram vistos armando jogadas, pela falta de alguém ali. E Renê não teve culpa alguma no gol. O cara chuta de bico, a bola bate nele e engana Diego Alves. Se tivesse rebatido, viraria herói. Como bateu nele e entrou, virou vilão. Torcidinha atual... Os únicos desfalques por situações fora de controle foram os de Areascaeta e Éverton Ribeiro, um sentiu a contusão num treino e outro se machucou sozinho em campo. Vitinho e Diego foram agredidos pelos adversários, sem que os mesmos sofressem qualquer sanção. E ainda querem que Reinier, de 17 anos e sem nunca ter jogado nos profissionais, ou contra profissionais, resolva tudo a partir de agora...rs. Os desfalques, todos na área de criação, não deixam muitas opções a JJ, mas dar a um moleque de17 anos a missão de "evitar humilhações futuras", chega a ser surreal. Nem Zico foi capaz de fazer milagres no primeiro ano como profissional, que dirá no primeiro jogo. Pra terminar, a diferença entre o craque e o jogador apenas esforçado. Em 2018, contra o mesmo Emelec, Vinícius Jr, que é destro, com mais de 600 pernas na frente dele e quase sem enxergar o gol, acertou um chute preciso, de canhota, no cantinho do goleiro e decretou a virada. Ontem, Lincoln, que tb é destro, sozinho diante do goleiro, desferiu um míssil ao espaço, deixando intrigados os astrônomos do mundo inteiro, que, logo depois do lance, descobriram mais uma lua em Netuno. Não tem mistério algum. A bola chutada por Lincoln repousa agora, eternamente, mansa, na órbita do distante planeta. Bastava perguntar a quem viu o jogo. Astrônomos ..bah!

  • Essa situação de ontem ainda pode ser revertida:

    Time: Cesar, Rafinha, Rodrigo Caio e Pablo Marí, Trauco. Cuellar, Gerson ( saindo com a bola) , Everton Ribeiro na meia direita, Arrascaeta ( Nameia esquerda) Se não der para algum dos dois entra com o menino Reinier. Bh e Gabigol no ataque.

    Marcar a saida de bola deles , não deixar os caras respirarem. Eles não tem tecnica para tocar a bola se forem precionados.

    Segura Rafinha, o Cuellar proteje as saídas do Trauco. E dá liberdade para o Trauco subir para trabahar com o Arrascaeta e o BH.

  • Com a contusão do Diego vamos precisar trazer mais um meia e mais um atacante de área. Traria o Renato Augusto, e para o Ataque insistiria no Diego Costa ou no Roger Guedes.

  • No primeiro tempo Flamengo dominou o jogo. Um gol despretensioso. Rodrigo Caio cortou a bola, rebateram e o Renê acabou levando nas costas. Se você observar, o Renê estava adiantando em relação a última linha. Fora de posição. Se ele estivesse alinhado não teria tomado nas costas. Erro tático. E pra completar, nosso querido Leo Duarte, né. Venho detonando esse cara desde a época que os comentaristas afirmavam que ele seria o zagueiro da próxima copa. Zagueiro de Rio Branco. Ao invés de encostar no atacante ele afastou, deu espaço. Culpa do técnico?

    Flamengo tentou ser intenso, rodava a bola com rapidez, mas os caras estavam compactados, sólidos na defesa. Fizeram uma grande atuação defensiva. Um time de muita pegada. É isso, cara. Poucos espaços, poucas oportunidades. Mas apesar disso o Flamengo chegou no primeiro tempo. Alguns chutes perigosos de fora da área, uma chegada com Gabigol... achei o Flamengo melhor no primeiro tempo.

    Ele entrou com a seguinte formação:

    Arão
    Gerson, Diego e Rafinha
    Gabi e BH

    Qual o erro nisso? Rafinha já fez essa função no Baier. Rodnei não comprometeu na lateral direita.

    Eu teria ido além. Teria entrado com Rafinha na lateral direita e entrado com Trauco:

    Arão
    Trauco, Diego e Gerson
    Gabi e BH

    Trauco sabe fazer essa função. Ali ele é perigoso e ate mesmo decisivo. Ele teria rendido mais do que Rafinha na linha de três.

    Na minha visão o erro na escalação foi Arão no lugar de Cuellar. Isso sim é inventar.

    Segundo tempo?
    Jesus foi muito bem quando tirou Rodnei e colocou Lincoln. Passou a jogar da seguinte forma:

    Arão
    BH, Diego, GERSON
    Gabi e Lincol

    Ele ajustou o Rafinha, o colocando na lateral direita, jogou BH pra sua posição de origem e enfiou o Lincoln no ataque.

    Lincoln teve as chances. Duas chances claras de gol. Perdeu. Culpa do técnico?

    DAÍ VEIO O GRANDE ERRO DO JESUS. TIROU GERSON E COLOCOU AQUELE MOLEQUE QUE NAO TEM VAGA NEM NA DESPORTIVA.

    Duas substituições. Era sim, pra colocar Cuellar no lugar de Arão. Precisávamos de força defensiva e fôlego naquele momento. Mas o garotão não era pra ter entrado. Falo por questões táticas e técnicas. Além disso, ele queimou as três substituições. Foi um erro duplo, né.

    Com isso Diego se machuca e o Flamengo passa a atuar com 10. O segundo gol foi uma fatalidade.

    2 a 0

    Erros de Jesus:

    1- Arão no lugar de Cuellar
    2- Colocar o garotão (nem sei o nome daquela porra) no lugar de Gerson.

Notícias recentes

Marcos Braz revela falta de confiança em Filipe Luís como técnico do Flamengo: “Não queriam ele”

Filipe Luís comando o Flamengo contra o Juventude, neste sábado (26) Após a demissão de…

25/10/2024

Jogador do Juventude projeta jogo contra o Flamengo e ‘vaza’ provável substituto de desfalque

Juventude tem quatro desfalques para encarar o Flamengo, neste sábado (26) Flamengo e Juventude medem…

25/10/2024

Copa do Brasil adiada? Entidade de educação pede mudança de data de final entre Flamengo e Atlético-MG

Conselho Nacional de Secretários de Educação teme final da Copa do Brasil no mesmo dia…

25/10/2024

Flamengo tem trunfo para conquistar título da Copa do Brasil

Até chegar na final, Flamengo já conquistou classificações fora de casa na Copa do Brasil…

25/10/2024

Filipe Luís utiliza trio inédito em treino do Flamengo

Flamengo trabalha visando o jogo com Juventude, no sábado (26) O Flamengo realizou mais uma…

25/10/2024

Veja as chances do Flamengo conquistar título do Brasileirão e vaga na Libertadores

Flamengo tem 0,75% de chance de ser campeão do Brasileirão O Campeonato Brasileiro teve um…

25/10/2024