Matheus Brum: “Xô, urucubaca”

Compartilhe com os amigos

FOTO: MARCELO THEOBALD

Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Estamos as vésperas de uma partida extremamente importante para nossas pretensões na temporada. Entretanto, além da preocupação com o jogo contra o Emelec, ainda temos que conviver com a lesão de alguns jogadores importantes do elenco.

Até agora, três atletas estão no Departamento Médico. São eles: Arrascaeta (coxa direita), Everton Ribeiro (lesão óssea no pé esquerdo) e Vitinho (ligamento do joelho esquerdo). O atacante, inclusive, deve ficar de fora por três meses, no mínimo. Já os meias não têm previsão de volta aos gramados.

Além disso, segundo Jorge Jesus, Rafinha e Bruno Henrique não estão 100% fisicamente. Gerson, na estreia, sentiu câimbras e teve que ser substituído. Ou seja, além dos desafios da chegada de um novo treinador, ainda temos que conviver com os problemas físicos que comprometem, drasticamente, o entrosamento desta nova equipe sob o comando de JJ.

Não é necessário tecer comentários acerca da importância de peças como Arrascaeta, ER7, BH e o recém-chegado Rafinha. Vitinho é o único que destoa do grupo, com atuações bem abaixo da crítica. Além da perda técnica, a ausência destes atletas nos obriga a ver em campo jogadores que não vem rendendo o esperado.

Com a ausência de Arrascaeta, Gérson foi improvisado na esquerda. E pode ser que continue nesta posição, mesmo tendo sido contratado para ser segundo volante. Na direita, sem ER7 e Vitinho, nos sobra Berrío, que mais uma vez nos deu desgosto, com pênalti cometido e expulsão, contra o Corinthians.

Na ausência de Rafinha, temos que ver o possante Rodinei como titular pela lateral direita. Ou seja, todos os nossos substitutos estão abaixo dos respectivos titulares.

Isto mostra um problema no planejamento para a montagem do elenco. Não na questão de peças de reposição. Neste ponto, temos reservas. O problema é a qualidade deles em campo. Vitinho, Berrío e Rodinei, por exemplo, há tempos não demonstram o mínimo de qualidade para vestir o Manto Sagrado. O Gerson, no caso, não pode ser cobrado. Já está entrando “numa fria”, na chegada a Gávea.

A contratação de um centroavante, neste cenário, se faz mais que necessária. Assim, Gabigol poderia ser deslocado para segundo atacante, liberando Bruno Henrique para jogar como ponta esquerda, evitando assim o uso de Lincoln, que também não tem atuado bem quando entra nos jogos.

Tudo isso deixa ainda pior o início de trabalho de Jorge Jesus. Precisando colocar um novo esquema em campo, que necessita de muito treinamento, acaba não encontrando sequencia com os jogadores, devido as lesões. Entretanto, também é preciso ficar atento a um fato: será que os treinamentos físicos não estão com cargas excessivas? Além do treinador, mudou a comissão técnica. Neste estilo de jogo de JJ, os jogadores são levados ao limite físico. Como não estavam acostumados com este ritmo de treinamento, pode ser que estejam sentindo esta mudança no meio da temporada.

Este é outro ponto que nos faz sempre a “torcer o nariz” para trocas de comando com o ano em curso. Por isso o planejamento da temporada precisa ser bem feito. Não adianta, “com o carro em movimento”, tentar “trocar o pneu”. Dificilmente dará certo.

Com a eliminação na Copa do Brasil, aumenta a pressão por título da Libertadores e do Brasileirão. Consequentemente, a pressão sob JJ vai crescendo. Na última entrevista, ele disse que foi contratado “para achar soluções”. Pois bem, a Nação Rubro-Negra está esperando para ver quais as artimanhas o portuga vai desembolar.

Que os Deuses protejam e abençoam o Flamengo! Xô, Urucubaca!!!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Essa lesão do Everton Ribeiro deve deixar o jogador afastado por quantos dias mais ou menos ?

  • Excelente matéria, Vitinho não é desfalque, porém ER7 e De Arrascaeta, são sem dúvidas, as maiores baixas do time.
    Também concordo que trocar o pneu de carro em movimento é complicado, se faz necessário um planejamento melhor.
    Quanto ao grau de atividades em treinamento, alguém do clube deveria pontuar JJ.
    Mas, quero mesmo enfatizar, o Rodrigo Caio como titular da nossa equipe, o mesmo, toca na bola como uma mocinha, considerando ser o mesmo, um zagueiro, já a algum venho observando os passes curtos e displicentes, que proporcionaram dificuldades a nossa defesa.
    Por isso, não se criou no São Paulo, além do São Paulo não ter conseguido vendê-lo para a Europa.
    No máximo banco para ele.
    Apesar de não ter visto jogando, digo, Pablo Marí, nossa zaga pede nosso tanque de guerra Léo Duarte e Pablo Marí.

  • Diante das palavras bem colocadas diante de quase todo o texto postado, então não existe milagre a ser feito pelo JJ, esse ano não vai dar liga, nenhum trabalho começado no meio da temporada rende alguma coisa, então por quê no final do texto botar pressão no elenco e no treinador, não vai ter artimanha nenhuma, os melhores estão fora e ponto. Relaxa galera esse ano não vai em nada. O ano que vem promete se mantermos a equipe técnica e melhorarmos ainda mais o elenco. SRN

  • bom eu sou Flamengo até morrer não queria que o técnico abelbraga tivesse deixado o pôr alguns mas blz vamos esperar para ver no que vai dar quero ver o meu mengao ser campeão ainda esse ano

  • Lesões sempre acontecem! Não precisa falar do calendário do futebol no Brasil?
    O que existe é um amadorismo da Direção do Flamengo! Pq não começam a olhar o mercado agora? Contratem bons laterais, zagueiros, meias e atacantes agora! Temos bons jogadores, nos times da segunda divisão!!! Pq emprestaram ou venderam: Bill? Ronaldo? Uribe? Dentre outros!!! Pq não utiliza jogadores da base? Soluções temos várias!! Precisa planejar e ir jogando com a base!

  • fabio excelente sua frase O BOM SEMPRE SERÁ O QUE NÃO ESTÁ, quando jj chegou vivemos um SONHO, já falei antes, no primeiro jogo o sonho acaba e começa A REALIDADE, e a realidade já começou, lesões de jogadores importantes, jogos quarta e domingo, falta de tempo pra treino, e competições uma atras da outra, a primeira eliminação já veio, elenco nós temos, agora como o proprio jj disse, tenho de achar soluções, mesmo porque se não achar iremos ficar pior do que já está e isso tudo com um elenco de quase trezentos milhões.

  • Não iremos Jogar, na quarta feira, contra um time forte, e sim bem montado. Se conseguirmos ao menos jogar com linhas altas, acredito que sairemos com uma vitoria tranquila do Equador, mesmo com ausência dos principais Jogadores.SRN

  • Honestamente, berrio é um ótimo reserva, não vem apresentando futebol em bom nível faz tempo, não da para contar. Só não coloco o pênalti em sua conta, cuellar tinha que parar o fagner no inicio da jogada.
    Difícil escalar sem os principais meias, ER e ARRASCAETA. Missão para JJ montar um time organizado com as peças desentrosada que restaram.
    Certo é, contudo, que na estrutura defensiva não há desfalques. Assim, acredito que um jogo mais acanhado ofensivamente e sem levar gols seria o ideal.
    Vamos flamengo…..

  • Não acho que tenha relação com os treinos pois somente o Arrascaeta teve problema por desgaste, o restante foi pancada ou torção.

  • O Fla já sofreu com contusões em outras temporadas (Everton, Rodolpho, Diego, Berrio, pra não falar do Ederson), com uma infinidade de treinadores diferentes. Se pegarmos o time do Liverpool como exemplo, eles tiveram Salah e Firmino de fora de partidas importantes. Ou seja, uma maré de azar acontece, ainda mais numa temporada desgastante feito a nossa, com jogo decisivo duas vezes toda semana. O que não dá é ficar eternamente pedindo jogador, trocando de técnico e recomeçando os trabalhos de 4 em 4 meses. Aliás é curioso, contratam um técnico europeu mas ficam o tempo todo pedindo para ele trabalhar igual aos nativos. Se fosse para fazer assim, era melhor deixar o Abel, ou o Dorival, ou o Barbieri, ou o Carpegiani… Na moral, o bom sempre será o que não está.

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA . SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. ZAP 11957454865

  • Ausencia do vitinho pra mim é reforço por mais que possa crescer no flamengo não tá jogando nada erra lances fáceis demais.

Comentários não são permitidos.