Fabio Monken: “Estamos trocando o acaso pela constância!”

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Constância! É isso que todos nós, rubro-negros, queremos há muito tempo. Chega de ganharmos títulos ao acaso, quando necessitamos que o mundo conspire a favor para que eles aconteçam. O que nós almejamos, realmente, é ganhar títulos reiteradamente.

E acredito que o clube esteja no caminho certo para que isso, de fato, ocorra. Explico. Desde 2013, quando houve uma guinada extraordinária na linha de pensamento dentro do Clube de Regatas do Flamengo, estamos saneando as finanças, restruturando patrimônio, enfim, colocando a casa em ordem.

Podemos elencar várias ações que corroboram essa reformulação, ações essas que todos nós já sabemos de cor. O que devemos ressaltar é o planejamento técnico, principalmente desta gestão, com ressalvas à péssima escolha em relação ao perfil de treinador no início do ano, o que fez com que perdêssemos seis preciosos meses de trabalho.

Ao trazermos um treinador europeu, de competência atestada internacionalmente, demos outra guinada, desta vez na parte de planejamento de futebol, que estava aquém de nossas possibilidades. Resumindo, corrigimos o erro crasso cometido anteriormente.

Costumo frisar que a quebra de paradigmas é verificada na medida em que percebemos a mudança de atitude de todos, e é exatamente isso o que vem ocorrendo no futebol do Mengão. Treinamento diferenciado, vontade de ganhar como há muito não é vista e, o principal, um técnico realmente capaz de enxergar o jogo dentro e fora das quatro linhas.

Todo jogo começa a ser vencido muito antes da bola rolar. Os treinamentos são fundamentais para que o time execute à perfeição o que foi proposto ao longo da semana. E é exatamente isso que temos observado no futebol do clube após a chegada de Jorge Jesus.

Concomitante a isso, acredito piamente que, agora sim, temos um treinador com a competência necessária para nos levar a títulos constantes. O portuga enxerga o jogo como poucos. Muda taticamente o time durante a partida sem fazer substituições e alterna o time de acordo com o adversário a ser enfrentado. Isso é raríssimo em terras “brasilis”.

Dito isso, estou confiante. Como sempre observa e pondera o meu grande amigo Fabrício Chicca, (salve, Kiwi!) querido confrade da TV Coluna do Fla, essa mudança de pensamento do jogo proposta pelo JJ demanda tempo para que os atletas a assimilem.

Com nosso elenco cada vez mais recheados de jogadores advindos da Europa a tendência é que esse pensamento seja absorvido mais orgânica e rapidamente. Acredito que em meados de setembro e início de outubro já estejamos jogando o fino. Mas uma renovação de contrato com Jesus será preponderante para que os frutos possam ser colhidos de forma contumaz.

O parâmetro que utilizo para afirmar com tranquilidade de que estamos no caminho certo são as declarações da mídia anti e, principalmente, as barbáries proferidas pelo “clube do vinho”. Os enólogos não têm capacidade de enxergar além da curva, isso é fato, e temos observado cada vez mais de perto que o corporativismo levou o futebol brasileiro ao deserto tático que se encontra desde o início deste século. Aliado a isso, as declarações do Mister nas entrevistas coletivas nos dão a certeza peremptória da noção que o português tem do que é trabalhar a frente do maior clube da América Latina.

Para que esse cenário, taticamente pobre, nacionalmente, se altere, devemos buscar outros caminhos. Os brasileiros têm condições de mudar esse quadro, mas isso leva tempo e, principalmente, demanda trabalho árduo, com esforços concentrados e conjuntos, coisa que não se observa por aqui, nem por parte das federações e muito menos pelos técnicos nacionais, ressalvando-se um ínfima minoria que pode ser contada nos dedos de uma mão.

Quanto ao Mengão, tenho plena certeza de que triunfaremos num breve período. Podem me cobrar! Em relação à constante troca de treinadores com alguns reveses sofridos sou totalmente contra, principalmente por acreditar no trabalho do português e, ainda, por sermos o time com o menor tempo de “vida” dos técnicos no cenário nacional. Se isso realmente funcionasse, seríamos multi-campeões.

É isso, caríssimos leitores. O céu não é o limite, é apenas o início dos triunfos. Saneados financeiramente, com mentalidade esportiva profissional, madura e trabalhando com técnicos competentes em médio e longo prazo, certamente seremos o time a ser batido em pouquíssimo tempo.

Alô patrimônio! Reforcem as prateleiras! Aumentem a sala de troféus! Vai faltar espaço, hein? Quem avisa, amigo é! Estamos presenciando o início de uma era vencedora como nunca vista no Flamengo. Quem viver, verá! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
Deixe seus comentários, interaja!
O Debate sempre será salutar!
Pontos de vista divergentes são essenciais à nossa evolução e à formação de nosso caráter.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desculpe Fábio, mas exaltar um treinador que ainda não ganhou nada, pelo contrário, time continua jogando um jogo bem e dois mal, classificar contra emelec era obrigação com o elenco que tem, e nem poderia ter sido tão sofrido!! Ok, pouco tempo de trabalho, concordo!! Mas o mister ainda não mostrou realmente se eh um grande treinador!! Moro na Europa, especificamente em portugal, país de origem do mister, e nem aqui ele é unanimidade como vc declarou no seu texto!! Pelo contrário, não dá para endeusar um treinador que tem 5 títulos importantes na carreira, principalmente qnd a maioria deles eh em portugal, onde há um campeonato local pífio!! O Brasileiro tem um nível 10 vezes maior, com muito mais competitividade!! Por aqui temos dois times, no máximo três, qnd o sporting consegue fazer algo diferente!! Não é defender o Abel!! Realmente o time vinha mal!! Precisava ser feito algo, mas se for pra falar de currículo, o do abel da um banho no mister!! É só lembrar o mundial, que o inter venceu!! Abel era o treinador, vencendo o gigante barcelona que contava com ronaldinho gaucho!! Então nem de cv o mister sai na frente!! Vamos esperar o trabalho pra depos babar o ovo do gringo!!

  • Que a gestão anterior pôs as finanças em ordem, isso é um fato. Tudo o mais, inclusive a competência do atual treinador ou o acerto das últimas contratações, ainda está por ser provado.
    Torço para que não fiquemos de novo no cheirinho ou na balela do ataque dos sonhos e outras tais.

  • bom seria se todos pensassem assim, ou pelomenos a grande maioria, o apoio na idéia de trabalho tem que sair de nois torcedores e não pedir a saída quando perde uma partida.

  • A torcida é paixão o tempo todo e tende a reclamar pela demora na conquista de um título de expressão. Mas passado o momento de euforia, com os nervos em seu devido lugar, podemos perceber que o trabalho de reestruturação continua sendo feito. Portanto teremos que ter, ainda mais, paciência até os títulos começarem a vir. Pode ser esse ano, como poderia ter sido em 2017. Mas,
    da maneira que o trabalho está sendo feito, quando começar não vai mais parar.

  • Boa tb acho que a maré vai mudar! E quando abrir a porteira fudeu! Pra cima deles mengoooo

  • Concordo plenamente

  • Conversa para boi dormir, enquanto isso o cheirinho continua.

  • Conversa para vou dormir!

  • Concordo com td, agora nós torcedores temos q abraçar o time até final da temporada e deixar os cara trabalharem.

  • Saudações rubro negras !’ Esse ano vai vingar !!! O foco principal é a libertadores!!

  • Parabéns irmão! Concordo plenamente, tenho certeza que esse time vai da caído!!! Saudações Rubro-negro!!!

  • FABIO MONKEN, bom comentário, a esperança sempre será bem vinda, agora uma sugestão, PRIMEIRO, esqueça Abel Braga, ele já está fora do flamengo há um bom tempo, hoje quem treina e escala o flamengo é o JJ, e tudo que o mengão conquistar será mérito do mister. SEGUNDO, você nem era nascido eu já acompanhava o mengão, e o MAESTRO JÚNIOR fez parte DO PERÍODO DE MAIOR GLÓRIA DO MENGÃO, e depois já com idade avançada para jogar futebol, voltou aos campos E SE TORNOU O LÍDER E MELHOR JOGADOR E NOS DEU MAIS UM BRASILEIRO, resolvendo casos extra campo(Gaúcho foi um deles), agora grave bem o que vou te dizer, NUNCA MAIS TEREMOS OUTRO TIME IGUAL AO DE ZICO, pode esquecer, Leandro, Aldair, Mozer e Junior, Andrade, Adilio e Zico, Tita, Nunes e Lico, nem UM MILHÃO DE JORGE JESUS FAZ SURGIR OUTRA VEZ. Portanto, essa coisa do deboche do clube do vinho fica bem para Mauro Cezar, nós(estou partindo do principio que você é flamenguista), no mínimo TEMOS DE RESPEITAR NOSSOS ÍDOLOS, e torcer, para ganhar algo de relevante, até agora, o quadro é o seguinte, saimos da copa Brasil e estamos no terceiro lugar do brasileiro e na libertadores, NÃO GANHAMOS NADA AINDA, o cara que eu mencionei acima que você provavelmente nem viu jogar, GANHOU TUDO EM TERMOS DE CARIOCA, GANHOU O BRASILEIRO E DEPOIS GANHOU O MUNDO. Merece nosso respeito.

  • Concordo plenamente com o que foi falado pelo Fábio tem essa mesma sensação o JJ tem uma visão muito além das quatro linhas e principalmente se falando de leitura de jogo ele ler muito rápido eu poderia estar dizendo uma excelente leitura dinâmica de jogo.

  • Compartilho dessa mesma opinião, por tempo não viamos um Flamengo ser tão forte no planejamento a médio e longo prazo como esse que vêm desde 2013. Seguindo um propósito para poder alcançar a era de ouro que todos esperam. Isso tudo não é garantia de que vamos ganhar tudo que iremos disputar, mas quando ganharmos algum título ninguém vai dizer que tivemos sorte e sim mérito. Um elenco cada vez mais forte com peças importantes no cenário mundial, estamos virando uma vitrine de um super shopping onde todas as empresas irão disputar espaço para estampar suas marcas em nosso clube, que tende a arrecadar cada ano mais com patrocínio. Nossa marca se fortalecendo no cenário mundial, realmente o céu não vai ser o limite, mas só o começo de uma nova era. #avantemengao

Comentários não são permitidos.