Marcos Vinicius: “O meio é a mensagem”

Compartilhe com os amigos

Foto: The Famous People

No primeiro período de jornalismo, eu, Douglas, Jefferson, Raquel, Juliana, Samara e Maria, apresentamos um trabalho em grupo que era produzir um talk-show sobre McLuhan.

Vejam vocês, de terno e gravata eu fui o McLuhan – que honra! -, Juliana a apresentadora e os demais os convidados que me faziam perguntas.

Não lembro a nota mas recebemos os devidos aplausos no fim dos 15 minutos de apresentação.

O ano era 2014, a disciplina era Comunicação em Massa e o professor André Salvador.

Canadense, Herbert Marshall McLuhan (1911-1980), foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação, conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes dela ser inventada. Ficou também famoso por sua máxima de que o meio é a mensagem, além de ter trazido para conhecimento público o termo aldeia global.

Pois bem, não há até o presente momento uma equipe neste Campeonato Brasileiro e Libertadores que venha utilizar tão bem essa máxima de McLuhan do MEIO e a MENSAGEM que não seja o Flamengo.

Mas vou falar do Flamengo versão 2019, apenas no Campeonato Brasileiro.

Após vencer o Ceará por 3 a 0 no Castelão, válido pela 16 rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo assumiu a liderança da competição com 33 pontos – salientando que na parte de cima da tabela, o Palmeiras foi o único que não jogou em virtude do adiamento do jogo contra o Fluminense.

Vejamos:

Por MEIO de grandes vitórias em casa, contra Cruzeiro, Chapecoense, Athletico-PR, Fortaleza, Goiás, Botafogo e Grêmio, o Flamengo é o único que tem 100% de aproveitamento. São 21 pontos em 7 jogos.

Por MEIO de um padrão tático bem montado por JJ é – ao lado do Santos – a equipe que mais venceu, com dez vitórias, sendo três no território inimigo: 2 a 0 no CSA, 4 a 1 no Vasco em Brasília – lembrando que o mando de campo era do time de Vanderlei Luxemburgo – e 3 a 0 no Ceará, na última rodada.

Por MEIO de um ataque de poder bélico altamente destruidor, marcou 35 gols em 16 partidas, com média de 2,18 por jogo.

Por MEIO dos 18 gols sofridos – média de 1,12 por jogo – é a equipe que tem o saldo mais positivo até aqui com 17.

Por MEIO de boas atuações e com faro de gol, Gabigol, o camisa 9, já marcou 12 gols e é artilheiro da competição. Ele tem quatro gols a mais que Eduardo Sasha do Santos, Everaldo da Chapecoense e Gilberto do Bahia.

Por MEIO dessa grande fase, a torcida vem acompanhando o time e lotando os jogos da equipe, principalmente no Maracanã, onde a média por jogo é de 60 mil pagantes.

E não poderia deixar de falar que, por MEIO do último gol(aço) de bicicleta de Arrascaeta na vitória contra o Ceará, o uruguaio certamente vai concorrer ao troféu Puskás, como gol mais bonito do ano.

Troféu este criado em 2009 pela FIFA, que nunca teve um jogador Rubro-Negro concorrendo e apenas dois brasileiros agraciados: Neymar em 2011 pelo Campeonato Brasileiro, naquele inesquecível Santos 4 x 5 Flamengo na Vila Belmiro e Wendell Lira em 2015, defendendo o Goianésia contra o Atlético-GO pelo Campeonato Goiano.

Por MEIO desses fatores fica a MENSAGEM aos adversários: o Flamengo é o time a ser batido.


Por: Marcos Vinicius
Twitter: @ViniciusCharges

Aqui, expresso minha opinião, e você leitor, tem todo o direito de discordar. Comente, critique sem ofender ou elogie se merecer, mas não deixe de participar.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Boa tarde Nação! Vendo carro com entrada zero e as menores taxas do mercado! Na compra de um carro UMA CAMISA OFICIAL DO FLAMENGO DE PRESENTE!!! Whatsapp 21-965997367. Qualificar Veículos – Pablo Cesar

  • Temos que manter os pés no chão e saber que ainda não se ganhou nada. Ideal é manter o foco para não perder o fator surpresa, jogar cada jogo como se fosse uma decisão.

  • muito bom????????

  • ????

Comentários não são permitidos.