FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!
A era do oba-oba no Clube de Regatas do Flamengo teve seu fim decretado após a chegada do técnico Jorge Jesus. Chega de falácias, o tempo das bravatas e soberba acabou, definitivamente, no departamento de futebol do clube Mais Querido do Mundo, como apregoa o mantra grafado no centro de treinamento George Helal, o famoso Ninho do Urubu.
Digo isso com propriedade. Se pegarmos as entrevistas coletivas do mister, vemos que ele sempre é categórico ao afirmar que ainda não ganhou nada (ênfase no ainda!). Não entra em polêmicas, não canta vitória antes do jogo e, o mais importante de tudo, estuda todos os adversários.
Isso pode ser observado na noite da última segunda-feira dia 02 de setembro, quando foi ao Maracanã, junto de seu corpo técnico, assistir ao jogo entre Fluminense e Avaí, fechando a 17ª rodada do campeonato brasileiro de 2019.
Isso é comprometimento de verdade, isso é vestir, literalmente, a camisa. Como a equipe estava de folga, ele bem que poderia estar em casa, desfrutando de um bom vinho, e assistindo à partida pela televisão, mas preferiu ir ao estádio para observar os dois times adversários in loco, onde poderia tirar muito mais informações, aquelas que as imagens da TV não conseguem captar.
Quem já esteve num estádio ou jogou futebol, mesmo que de forma amadora, sabe das nuances do futebol que a televisão não consegue levar ao torcedor em sua casa por uma questão de limitação física do equipamento. As emissoras até conseguem emular a atmosfera do estádio posicionando microfones e captando os áudios da torcida, dos jogadores e treinadores, mas o equipamento não consegue captar muito além disso.
São pequenos e essenciais detalhes que fazem toda a diferença numa partida de futebol. Um posicionamento cobrado através de um grito de um companheiro com outro no gramado, uma infiltração que é captada através apenas do olhar dos jogadores que já se conhecem, uma defesa que corta uma bola devido a uma antecipação cantada anteriormente.
Isso tudo faz parte da magia do futebol que é decidido, cada vez mais, nos detalhes. Nesse ínterim, nosso portuga leva vantagem em relação à turma que por aqui vai “professorando”. Realizando treinamentos diferenciados e objetivos, JJ vai ganhando os jogadores e torcida e faz com que tenhamos a certeza inconteste de que o time está no caminho certo.
Mas o cerne da questão é a imposição de seu estilo de comandar através de critérios técnicos. Com uma comissão atualizada e capacitada, tanto técnica como taticamente, Jorge Jesus vai contagiando os atletas positivamente no sentido do respeito a todos os adversários e pela sua assertividade em relação ao estilo de futebol praticado pela equipe.
E é por isso que estamos indo tão bem. A cada jogo o futebol do Flamengo apresenta melhora gradativa. Estamos numa crescente, ascendendo e galgando o posto de melhor futebol jogado no país. Esse viés de alta pode ser prorrogado indefinidamente, de acordo com o planejamento do clube após o português deixar o comando da equipe.
Se o departamento de futebol aprender a lição e trouxer outros treinadores com o mesmo perfil e competência do mister, podemos ficar tranquilos quanto ao protagonismo reiterado do Mengão e o consequente empilhamento de taças no museu rubro-negro.
Dito isso, afirmo que sim, é fato: acabou o oba-oba! Pelo menos enquanto JJ for nosso treinador. Caráter, competência, qualidade e capacitação. Já cobrava isso por aqui desde os idos de 2017. A diretoria acertou e trouxe competência ao nível de excelência que o Flamengo exige. O céu não é o limite, é apenas o início da jornada. Aguardemos a deliciosa sucessão do porvir. Vai pra cima deles Mengo!!!
O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!!!
Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken
Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas ideias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!
Plata realizou apenas atividades na academia nesta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Ver comentários
Sem dúvida nenhuma melhor treinador que o Flamengo já teve em toda sua história.
Caro Fabio,
Apesar da grande expectativa que tenho para os resultados desse ano, tenho especial curiosidade de ver as ideias do KK em alguns pontos para o ano que vem tais como:
a. avaliação de elenco com listas de dispensa ou empréstimo e de jogadores pretendidos;
b. planejamento da pré temporada e como será a sua relação para com o carioquinha.
Um Forte Abraço,
SRN
Pensando no ano que vem e esse não acabou ainda "modinhas" Ufff.
Quero títulos!
Não vai existir próxima época com o JJ no Mengão.
Ele irá treinar um "tubarão" Europeu com aspirações a ganhar a liga Europeia.
Talvez um Barcelona, um Manchester United...
Excelente artigo, parabéns, é assim mesmo que voltaremos ao topo do mundo futebolístico,o Liverpool que se cuide! Vamos lá mengão.
Boa observação. Tanto a do Fábio Monken quanto a do Anddre. É legal ver esse posicionamento da comissão técnica, e vai ser interessante ver como o Fla vai conduzir a próxima janela de transferências. Acredito que a Maior do Mundo espera pela permanência do Gabigol e uma possível chegada de um centroavante Top.
Mas aproveitando minha pergunta, deixo uma pauta: QUAL A PROBABILIDADE DE UM CLUBE BRASILEIRO, CONSIDERANDO O CALENDÁRIO A SER CUMPRIDO E AS DATAS FIFA, VENCER A LIBERTADORES, COPA DO BRASIL E O BRASILEIRÃO NUMA MESMA TEMPORADA? SRN
Espero que JJ fique no Flamengo e obtenha titulos e glória para o time
Se gosta de treinar " grandes", então que permaneça no Flamengo que é gigante e a torcida também e o Rio uma cidade maravilhosa.
Flamen...gol
Já que o Fábio tocou no assunto "futuros substitutos do Jorge Jesus", vou expressar minha opinião. Torço muito para que o Sampaoli permaneça no Santos porque vejo ele como um dos melhores técnicos para clubes brasileiros. Acredito que o Jorge Jesus vai estender o contrato ao menos até dezembro de 2020. Aí entraria o "projeto Sampaoli". Se ele permanecer no Santos a diretoria vai poder avaliar de perto a sequência do trabalho dele e como lida com as questões extracampo. Por estar no Brasil por dois anos seguidos ele teria totais condições de montar uma equipe de acordo com as pretensões do Flamengo. Além de que os estilos de jogo dele e do Jesus são próximos (não iguais, apenas próximos). Não enxergo um substituto melhor que o Sampaoli, dentro das condições financeiras e particularidades do futebol brasileiro. Mas gostaria que o Jorge Jesus permanecesse por anos no Flamengo.
Se JJ sair e quando sair (eperemos que fique pra sempre) lembrem-se do André Villas-Boas, que em tempos terá declarado que gostaria de treinar no Brasil
SRN
Bom se ele ganhar brasileiro e libertadores e de quebra levar o mundial, o que que ele vai fazer ainda aqui e no Flamengo se ele já ganhou tudo, acho que ele vai para Europa ,com certeza ele vai.