Fabio Monken: “Acabou o oba-oba!”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

A era do oba-oba no Clube de Regatas do Flamengo teve seu fim decretado após a chegada do técnico Jorge Jesus. Chega de falácias, o tempo das bravatas e soberba acabou, definitivamente, no departamento de futebol do clube Mais Querido do Mundo, como apregoa o mantra grafado no centro de treinamento George Helal, o famoso Ninho do Urubu.

Digo isso com propriedade. Se pegarmos as entrevistas coletivas do mister, vemos que ele sempre é categórico ao afirmar que ainda não ganhou nada (ênfase no ainda!). Não entra em polêmicas, não canta vitória antes do jogo e, o mais importante de tudo, estuda todos os adversários.

Isso pode ser observado na noite da última segunda-feira dia 02 de setembro, quando foi ao Maracanã, junto de seu corpo técnico, assistir ao jogo entre Fluminense e Avaí, fechando a 17ª rodada do campeonato brasileiro de 2019.

Isso é comprometimento de verdade, isso é vestir, literalmente, a camisa. Como a equipe estava de folga, ele bem que poderia estar em casa, desfrutando de um bom vinho, e assistindo à partida pela televisão, mas preferiu ir ao estádio para observar os dois times adversários in loco, onde poderia tirar muito mais informações, aquelas que as imagens da TV não conseguem captar.

Quem já esteve num estádio ou jogou futebol, mesmo que de forma amadora, sabe das nuances do futebol que a televisão não consegue levar ao torcedor em sua casa por uma questão de limitação física do equipamento. As emissoras até conseguem emular a atmosfera do estádio posicionando microfones e captando os áudios da torcida, dos jogadores e treinadores, mas o equipamento não consegue captar muito além disso.

São pequenos e essenciais detalhes que fazem toda a diferença numa partida de futebol. Um posicionamento cobrado através de um grito de um companheiro com outro no gramado, uma infiltração que é captada através apenas do olhar dos jogadores que já se conhecem, uma defesa que corta uma bola devido a uma antecipação cantada anteriormente.

Isso tudo faz parte da magia do futebol que é decidido, cada vez mais, nos detalhes. Nesse ínterim, nosso portuga leva vantagem em relação à turma que por aqui vai “professorando”. Realizando treinamentos diferenciados e objetivos, JJ vai ganhando os jogadores e torcida e faz com que tenhamos a certeza inconteste de que o time está no caminho certo.

Mas o cerne da questão é a imposição de seu estilo de comandar através de critérios técnicos. Com uma comissão atualizada e capacitada, tanto técnica como taticamente, Jorge Jesus vai contagiando os atletas positivamente no sentido do respeito a todos os adversários e pela sua assertividade em relação ao estilo de futebol praticado pela equipe.

E é por isso que estamos indo tão bem. A cada jogo o futebol do Flamengo apresenta melhora gradativa. Estamos numa crescente, ascendendo e galgando o posto de melhor futebol jogado no país. Esse viés de alta pode ser prorrogado indefinidamente, de acordo com o planejamento do clube após o português deixar o comando da equipe.

Se o departamento de futebol aprender a lição e trouxer outros treinadores com o mesmo perfil e competência do mister, podemos ficar tranquilos quanto ao protagonismo reiterado do Mengão e o consequente empilhamento de taças no museu rubro-negro.

Dito isso, afirmo que sim, é fato: acabou o oba-oba! Pelo menos enquanto JJ for nosso treinador. Caráter, competência, qualidade e capacitação. Já cobrava isso por aqui desde os idos de 2017. A diretoria acertou e trouxe competência ao nível de excelência que o Flamengo exige. O céu não é o limite, é apenas o início da jornada. Aguardemos a deliciosa sucessão do porvir. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!!!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas ideias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A melhor declaração até hoje parabéns,somos um só respeito e atitude!!!

  • JJ não foi ver o Avai ele estava de olho no Alan volante do fluminense.

  • Meus parabéns ao Fabio, que conheci agora nesse comentário. Concordei com todas as suas palavras. Pra cima do Santos no sábado. Avante FLAMENGO.

  • Tomara que fique pra sempre. Saia depois de ganhar 4 libertas e 3 mundiais.

  • Parabéns pelo texto e também a Rogério Rodrigues pelo opinião a respeito do mister, muita coerência nas suas breves linhas, avante mengão, estamos no caminho certo!!

  • O Fla há muito tempo não tinha um padrão de jogo, um time equilibrado e uníssono, os técnicos pretéritos sempre deixavam a equipe capenga.
    Hoje podemos ver o time jogar de modo consciente e sabendo o que está fazendo, graça ao JJ e também o esforço dos jogadores em evoluir técnica e táticamente.
    Desse modo, o Flamengo atual faz gosto vê-lo jogar, tem um padrão elevadíssimo de jogo, e JJ é o cara responsável por esta enorme transformação.
    Salve, Salve, isso aqui é MENGÃO.

  • Parabéns tb a vc Rogério Rodrigues.
    Muito bem escrito com muitas verdades.
    Ele JJ tb será crucificado. Se for MUITO inteligente voltará para Portugal. Nós somos invejosos humanamente e pacionais com os nossos.

  • Belo texto! Concordo em gênero, número e grau. Parabéns!
    Não há no futebol brasileiro treinador com capacidade de trabalho e técnica igual ao nosso portuga. Abraço.

  • como é bom não ter mais que se deparar com textos do Viny Dunga na coluna…

  • Jorge Jesus até 2021
    Sampaoli de 2022 a 2024
    Rueda 2025 a 2027
    guardiola 2028 a 2030

    Vamos fechar a próxima década como maiores campeões nacionais do brasil e da libertadores

    pau no cu dos “treineiros” brasileiros

  • Jesus vai ganhar a Libertadores. É um treinador muito táctico e cerebral, talhado para os jogos disputados a duas mãos.
    Perdoai, no entanto, que insista e que convoque a vossa franqueza.
    Jesus foi recebido com frieza e até desprezo. Li alguns desses comentários e todos eles, para além de um grande desconhecimento do homem e da sua obra enquanto técnico, fundavam-se num mero preconceito.
    Uma atitude assim manifestada tão depressa glorifica hoje o que amanhã amaldiçoará.
    Jesus é suficientemente inteligente para saber isso. Creiam-me! Ele não perderá um minuto que seja com os comentadores de bancada, nunca inocentes e nada imparciais. Acha-lhe graça enquanto grupo sócio-profissional. Mas não perde tempo com eles. Se o fizesse já não estava aí. Ele dorme com o Flamengo. Ele sonha com o Flamengo. Ele dorme 6 horas e vive as outras 18 para o clube. Quem vive com esta intensidade, a única finalidade que o move são os adeptos, é a torcida do Flamengo. É por isso que ele constantemente a convoca e lhe rende homenagem. O resto são assalariados que ele decerto respeita, mas não ouve.

  • Belo Texto !!

  • Verdade verdadeira, JJ nos surpreendeu positivamente, trabalho excelente em pouco tempo. Grande possibilidades de titulo este e uma previsão otimista parao o próximo. A diretoria de futebol também esta de parabéns foi realizou contratações que encaixaram muito bem

  • Sensacional texto como sempre muito bem elaborado….sigo sua linha de raciocínio Fábio…abraço e saudações rubro Negras..

  • É isso aí Paulo Garcia já tivemos muitos TECNICOs muito bons mesmo como vc citou alguns nomes se o JJ ficar mais tempo será muito bom para o Flamengo .

  • concordo plenamente,oba oba é para torcida,o time e o clube tem que ser profissionias e resumir em título a soberba e não ficar comemorando titulo de 38 anos atrás,é uma vergonha o Mengão só ter um titulo de libertadores,só o Olimpia do Paraguai tem três.Avante meu Mengão para coisas mais concretas.

  • Menos, menos Fernando Carlos, todos nós estamos felizes…
    Você, certamente, não conheceu Don Fleitas Solish(não sei se a grafia está correta), Flávio Costa o CAP. Cláudio Coutinho e outros…

  • Bom se ele ganhar brasileiro e libertadores e de quebra levar o mundial, o que que ele vai fazer ainda aqui e no Flamengo se ele já ganhou tudo, acho que ele vai para Europa ,com certeza ele vai.

  • Se JJ sair e quando sair (eperemos que fique pra sempre) lembrem-se do André Villas-Boas, que em tempos terá declarado que gostaria de treinar no Brasil
    SRN

  • Já que o Fábio tocou no assunto “futuros substitutos do Jorge Jesus”, vou expressar minha opinião. Torço muito para que o Sampaoli permaneça no Santos porque vejo ele como um dos melhores técnicos para clubes brasileiros. Acredito que o Jorge Jesus vai estender o contrato ao menos até dezembro de 2020. Aí entraria o “projeto Sampaoli”. Se ele permanecer no Santos a diretoria vai poder avaliar de perto a sequência do trabalho dele e como lida com as questões extracampo. Por estar no Brasil por dois anos seguidos ele teria totais condições de montar uma equipe de acordo com as pretensões do Flamengo. Além de que os estilos de jogo dele e do Jesus são próximos (não iguais, apenas próximos). Não enxergo um substituto melhor que o Sampaoli, dentro das condições financeiras e particularidades do futebol brasileiro. Mas gostaria que o Jorge Jesus permanecesse por anos no Flamengo.

  • Espero que JJ fique no Flamengo e obtenha titulos e glória para o time
    Se gosta de treinar ” grandes”, então que permaneça no Flamengo que é gigante e a torcida também e o Rio uma cidade maravilhosa.
    Flamen…gol

  • Boa observação. Tanto a do Fábio Monken quanto a do Anddre. É legal ver esse posicionamento da comissão técnica, e vai ser interessante ver como o Fla vai conduzir a próxima janela de transferências. Acredito que a Maior do Mundo espera pela permanência do Gabigol e uma possível chegada de um centroavante Top.
    Mas aproveitando minha pergunta, deixo uma pauta: QUAL A PROBABILIDADE DE UM CLUBE BRASILEIRO, CONSIDERANDO O CALENDÁRIO A SER CUMPRIDO E AS DATAS FIFA, VENCER A LIBERTADORES, COPA DO BRASIL E O BRASILEIRÃO NUMA MESMA TEMPORADA? SRN

  • Excelente artigo, parabéns, é assim mesmo que voltaremos ao topo do mundo futebolístico,o Liverpool que se cuide! Vamos lá mengão.

  • Não vai existir próxima época com o JJ no Mengão.
    Ele irá treinar um “tubarão” Europeu com aspirações a ganhar a liga Europeia.
    Talvez um Barcelona, um Manchester United…

  • Pensando no ano que vem e esse não acabou ainda “modinhas” Ufff.

    Quero títulos!

  • Caro Fabio,

    Apesar da grande expectativa que tenho para os resultados desse ano, tenho especial curiosidade de ver as ideias do KK em alguns pontos para o ano que vem tais como:

    a. avaliação de elenco com listas de dispensa ou empréstimo e de jogadores pretendidos;
    b. planejamento da pré temporada e como será a sua relação para com o carioquinha.

    Um Forte Abraço,
    SRN

  • Sem dúvida nenhuma melhor treinador que o Flamengo já teve em toda sua história.

Comentários não são permitidos.