Jornalista pede a construção de um estádio para o Flamengo: “O Maracanã está pequeno”

Compartilhe com os amigos

FOTO: PAULA REIS / FLAMENGO

O Flamengo é o maior clube do Brasil e tomou como casa o antigo maior estádio do mundo, o Maracanã. No entanto, com as muitas reformas, o estádio Jornalista Mário Filho diminuiu de tamanho e, atualmente, comporta cerca de 78 mil pessoas, embora nos jogos do Rubro-Negro o limite imposto pelos órgãos competentes diminua para algo em torno de 66 mil pessoas.


Um banco sem tarifas! Venha para o BS2, aqui cuidamos de seu dinheiro, e você ainda ajuda seu time do coração!


Por isso, para o jornalista Fábio Sormani, o Flamengo deveria construir o seu próprio estádio. Isso porque, na partida contra o Santos, no último sábado (14), que terminou 1 a 0 para o Rubro-Negro, os ingressos foram esgotados com quatro dias de antecedência. 68.243 pessoas estiveram presentes neste duelo. Durante o programa Rodada FOX, dos canais FOX Sports, Sormani disse que o Fla tem que fazer um novo local para mandar seu jogos.

Eu estou achando o Maracanã, hoje, pequeno para o Flamengo… Melhora (tirar as cadeiras do setor Norte). Mas penso em um estádio (para o Flamengo) de 100 mil pessoas. Tem um terreno ali próximo do Shopping Metropolitano, ali na barra… Eu acho o seguinte: vão ser tempos difíceis? Pode ser. Mas se você fizer uma coisa bem programada… E esses dirigentes do Flamengo são muito competentes. O Flamengo, hoje, não pode jogar para 60 mil pessoas, é pouco -, afirmou o jornalista.

O Maracanã, mesmo com o limite abaixo do que comporta, tem jogado a favor do Flamengo nesta temporada. Isso porque, o Rubro-Negro mandou nove jogos no estádio e ganhou todos. Ou seja, o Fla está 100% atuando no antigo maior do mundo. Fora de seus domínios, a equipe carioca volta a campo no próximo sábado (21), pela 20ª rodada do Brasileirão, contra o Cruzeiro. O duelo está marcado para ter início às 17h (horário de Brasília), no Mineirão.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Flamengo precisa de um caldeirão, como La Bomboneira, um estádio menor pra 45 mil torcedores pra jogos menores, do feminino, sub 20 e afins. Ou pra pressionar em jogos específicos. Esse estádio seria usado apenas em jogos de menor expressão no brasileiro, no estadual, shows e eventos. Um estádio com proteção Acústica. O maracanã nunca será do Flamengo 100%, mas esse seria… um estádio museu, um ponto turístico, com lojas, restaurantes, galeria de fotos e afins. Um templo do Flamengo e um estádio reserva. O Clube poderia pegar a Gávea e fechar uma parceria com MRV que é patrocinadora do Flamengo ou outra construtura ou empresa e dividir lucros em shows e eventos. Seria uma area com receita estratégica e tiraria o Flamengo de ter que sair do Rio em momentos sem o Maracanã. O Leblon é ótimo area nobre, so precisa resolver o problema acustico com a vizinhança. O maraca seria usado 80% das vezes… so pra não ter prejuízo em jogos menores e atrair renda ao clube com uma experiencia rubro negra

  • Olá sou Valdir Borotto!

    Venho aqui como torcedor do Mengão deixar um palpite em relação a construção do novo Estádio do Flamengo.
    Meu breve conselho e opinião está direcionada ao “SISTEMA DE IRRIGAÇÃO” do gramado. Que fosse projetado um
    sistema de irrigação diferenciado dos comuns que vemos pelos gramados brasileiros e/ou até mundial.
    Meu paupite é construir um sistema de irrigação rasteira que é a normal dos gramados brasileiros e adaptar
    nesse sistema uma irrigação suspensa,onde quando ligado, ficaria como se estivesse chovendo.

    Obs: Já que o Rio de Janeiro é um Estado onde a temperatura é quente, esse sistema ajudaria não só na irrigação
    do gramado, mas também no ato das partidas ser ligado a gosto tempo e refrescar os jogadores, “uma bela
    recepção aos adversários do Mengão”.

    Um estádio com capacidade para no Máximo 100 mil pessoas estaria de ótimo tamanho!

  • Olá sou Valdir Borotto!

    Venho aqui como torcedor do Mengão deixar um palpite em relação a construção do novo Estádio do Flamengo.
    Meu breve conselho e opinião está direcionada ao “SISTEMA DE IRRIGAÇÃO” do gramado. Que fosse projetado um
    sistema de irrigação diferenciado dos comuns que vemos pelos gramados brasileiros e/ou até mundial.
    Meu paupite é construir um sistema de irrigação rasteira que é a normal dos gramados brasileiros e adaptar
    nesse sistema uma irrigação suspensa,onde quando ligado, ficaria como se estivesse chovendo.

    Obs: Já que o Rio de Janeiro é um Estado onde a temperatura é quente, esse sistema ajudaria não só na irrigação
    do gramado, mas também no ato das partidas ser ligado a gosto tempo e refrescar os jogadores, “uma bela
    recepção aos adversários do Mengão”.

  • Que mané estádio próprio nada…isso é papo de anti flamenguista, Flamengo e Maracanã é igual Bochecha e Claudinho….

  • O Flamengo pode pensar tranquilamente num estádio confortável e bonito, mas sem luxo, para 150 mil torcedores. Ah, e com o espaço já devidamente reservado para a torcida visitante.

  • Por mim se fosse para doar 10 reais eu doaria…a nação e maior do Brasil e do mundo…fazíamos uma vaquinha na Internet e ficaria legal…e íamos fazer uma arena gigantesca de 80 a 100 mil pessoas…flamengo e flamengo…

  • Não, o Flamengo não precisa de estádio. Precisa ter a administração do Maracanã. Assim como o Corinthians não é precisava, bastava administrar o Pacaembu

  • Novamente vem esse lenga lenga de construir um estádio. Quero que alguém me prove numa projeção do fluxo de caixa realista (receitas – despesas = caixa) comparativa entre o Maraca x estádio próprio (mesma capacidade), sem utopias e sonhos mirabolantes (naming rights, terreno, shopping, hotel, investidor bonzinho, baixo custo, licenciamento fácil e rápido, etc..), uma lucratividade maior que o Maraca dá ao Flamengo. Essa história de caldeirão, acústica, proximidade intimidatória, tudo BALELA, exemplos não faltam de fracassos de times que possuem estádios com essas características. O que o torcedor tem que ter em mente é o que importa é dinheiro no bolso, que se transforma em contratações, estrutura e obrigações em dia. Desenhando: o Maraca é extremamente lucrativo e vai aumentar, pode sim ser ampliado com baixíssimo investimento, basta criatividade e bom senso, está PRONTO (zero endividamento) e não tem localização melhor no RJ! Quem fala em estádio próprio quer a ruína do Flamengo! Deixem de ser otários, raciocinem!

  • Algumas pessoas da nossa torcida falam coisas sem compreender como funciona a administracao pública. O Maracanã jamais será do Flamengo. O Maracanã faz parte da história nao somente do Flamengo, mas também de todos os outros grandes do Rio de Janeiro(que hoje já nao são tão grandes). Um governo jamais afetaria(tirar o caráter público do estádio para uma possível venda) o maracanã. O maraca é um patrimônio do futebol carioca e um patrimonio cultural do Rio de Janeiro. Uma venda para o flamengo traria serios problemas politicos para qualquer governo que se atrevesse a fazer isso. O jornalista tem razão! O Flamengo tem torcida para lotar um estádio de mais de 100 mil torcedores. A história mostra isso! Nao vale a pena construir estádio de 60 mil de capacidade. Também penso que deva ser um projeto muito bem elaborado e com apoio de patrocinadores capazes de selar acordos de longo prazo com o Mengão. Por agora, é tentar um arrendamento do Maracanã e aumentar a sua capacidade ate onde puder com troca de cadeiras e pequenas mudanças dentro do próprio estadio. Quanto à volta da geral, isso nao existe! A Fifa não permite mais torcedores em pé nos estadios. Esse arrendamento seria por uns 10 a 20 anos e seria o tempo para o flamengo tornar realidade um estádio proprio. Precisamos disso! Mas ao mesmo tempo , nosso estádio será a sentença de morte do maracana. Abraços a todos! E a alguns poucos, pensem antes de falar as merdas que vocês falam.

  • Quem chegou a ir no Maracanã antigo, de 200.000 lugares, acha mesmo pouca gente esse número de 68.000 pessoas. Isso, na boa época, era público de Flamengo x América, Flamengo x Bangu. Em clássicos, passava fácil de 130.000 pessoas. O Fla x Flu de 1963 (Flamengo campeão) levou ao Maracanã incríveis 194.000 pessoas! Estádio para 65.000 pessoas é pequeno. Só existiam cadeiras num setor das arquibancadas e embaixo delas. O resto era concreto armado, aonde vc sentava. E ainda tinha a geral, que todo mundo via o jogo de baixo pra cima, em pé, e ninguém reclamava. Essa FIFAlcatrua levou foi muito dinheiro obrigando o Brasil a reconstruir seus estádios naquele maldito padrão. Há “elefantes brancos” espalhados pelo país, em estados sem representatividade no futebol brasileiro, como DF e Amazonas. Em Brasília ainda tem jogo, mas a Arena da Amazônia está às môscas faz tempo. Sou a favor que o Flamengo construa seu estádio próprio, mas agora não dá haja visto o tanto que tem que pagar pelas contratações feitas, e as que ainda fará. Agora o que dá é o Maracanã (mas sozinho, sem o Fluminense), porém tem que ser meta pro futuro a construção do estádio. A grandeza do Flamengo pede. Se até o “pathético”, aquele nanico que pensa que é grande, tem o dele, porque não o Flamengo, que é um gigante? Agora não dá mesmo, mas no futuro sim. E manda o Maracanã pra FERJ/Vasco administrar, pra fazer “clássicos” como Bonsucesso x São Cristóvão, Olaria x Madureira, etc… Flamengo precisa de um estádio para 150.000 pessoas, no mínimo. Menos que isso é humilhação.

  • Por favor dono da coluna FLAMENGO,diga-nos o nome do jornalista,pois sormani não é jornalista!!!Fanfarrão isso sim!

  • O FLAMENGO PRECISA TER UM ESTÁDIO PRÓPRIO SIM PORÉM COM RESPONSABILIDADE E SEM DEVANEIOS QUANTO MAIOR FOR O ESTÁDIO MAIORES SERÃO OS CUSTOS COM SEGURANÇA, LIMPEZA , CONTROLE E IMPOSTOS NÃO CONCORDO QUE TENHA QUE SER NA BARRA ATÉ PORQUE O POVO DE LÁ NÃO TROCA A PRAIA PRA IR AO ESTÁDIO ALÉM DO MAIS TUDO LÁ É DIFÍCIL E CARO O POVÃO QUE LOTA O ESTÁDIO TEM QUE TER UM ACESSO MELHOR. OITENTA MIL PAGANTES É UMA LOTAÇÃO FANTÁSTICA COM A PROXIMIDADE DO CAMPO PARA TER PRESSÃO NO ADVERSÁRIO MAS POR ENQUANTO O MARACANÃ SEM RESTRIÇÃO E SEM AS CADEIRAS ATRÁS DOS GOLS PRA AUMENTAR A SUA CAPACIDADE AINDA QUEBRA O GALHO…

  • Primeiro passo: concessão de 35 anos do Maracanã com opção de compra ao longo desse período.
    Em 10 anos passamos a reinar na América e rivalizar todo ano com os europeus no mundial.
    Aí sim, nos últimos dez anos de concessão paga o preço que quiser pelo Maraca. O Maracanã é perfeito. Bem central pra todas as regiões. Ali construímos nossa história. Construir em campo grande, barra, baixada ou São Gonçalo não será melhor que o Maracanã.

  • na baixada tém varios, terrenos, ali na via dutra, porque só se fala na barra, que boa parte da torcida vem da baixada

  • Boa tarde a todos …
    Nós, deveríamos sim ter um estádio só nosso . Embora o Maracanã ser “praticamente” nosso . O único problema é que o governo não abrirá mão de nenhum terreno para a construção . Conforme foi já falado , “ o Maracanã sem Flamengo não é nada “ .

  • Estádio pra 100 mil é devaneio. Vão ter meia dúzia de jogos com 100 mil e vários com 20, 30 mil. Esse ano mesmo o Flamengo fez vários jogos abaixo de 30 mil. Isso não existe, é coisa de torcedor. Qualquer um que tenha mínima noção de projetos de estádios ou lucratividade de eventos sabe que é furada.

    Por outro lado, Flamengo tem que ser independente do Maracanã. O Maraca NÃO É NOSSO! Basta uma politicagem e estamos sem casa.

  • Não é uma coisa para agora, a construção de um estadio tem que ser mto bem preparada. O clube precisa estar muito mais consolidado.
    Talvez daqui a uns 10 anos de para pensar no clube construir seu proprio estadio sem precisar de parcerios, ou incentivos do governo como vimos recentemente. O Fla deve ser capaz de construir seu estadio por si só

  • O nosso Mengo está em processo de estabilidade financeira. Quando estivermos concorrendo com mercado europeu na venda e compra de atletas, faremos o Estádio que quisermos.
    Pensa; tirar um jogador nosso pagando o peso de transferência europeia?
    Ufaaaa

  • O estado do RJ precisa confirmar logo essa questao da concessao. Pq o Flamengo é o unico capaz de manter o estadio. E ai sera feito a reforma, separando o acesso p os visitantes e retirando os assentos atrs dos 2 gols e ai ficaremos com 95 mil lugares aproximadamente !

  • Vai dar Flamengo e Liverpool na final do Mundial de clubes …. Vai repetir a final de 1981 abraço….!!!

  • O Flamengo deveria arrumar parceiros pra construir um estádio com essa capacidade, a torcida do Flamengo é muito presente e sempre está próximo. Um estádio com capacidade pra 150 mil daria lotação todos os jogos fácil, só os sócios compram mais da metade disso, além dos demais torcedores que ainda não se associaram e que deixam sempre pra comprar em cima da hora… pra quem colocava mais de 150 mil mole no Maracanã, hoje se contentar com 60 mil é ridículo. Ponto negativo para os gestores do clube, que possuem uma arma desse calibre que é a torcida do Flamengo, e não arrumam meios de concretizar isso. Comercialmente seria rentável pra qualquer empresário, o que falta????

  • Eu concordo o jornalista …a torcida do Flamengo e a maior do Brasil …o Maracanã está muito pequeno pra esta torcida ,tem que ser um estádio pra 200 mil pessoas ..!!

  • Não acho boa ideia uma construção de estádio.
    Até porque isso nuuuuuunca vai acontecer, o governo sabe que sem o Flamengo o Maracanã fecha, acaba. O certo era tomar de conta do maraca, como é agora, mas sozinho… sem outro clube.
    E assim fazer as mudanças necessárias , tirar cadeiras e voltar com a geral.

  • Não nos façam perder tempo com declarações de um participante de um show humorístico. Vocês ficam dando bola para o que esse maluco disse e daqui a pouco ele falará alguma bobagem contra o Flamengo. Dá um tempo!!!!

  • Do que adianta aumentar a capacidade do maraca se os órgãos só autorizam 66 mil? Construir estádio para 100 mil se n poderá esgotar a capacidade? Muita incoerência.

  • Vai se foder! Esses merdas querem o Flamengo envididado, estádio é meu ovo! Tira as cadeiras do setor norte e pronto! Dinheiro tem que ser pra contratar jogador e pagar salário.

  • Sempre falei que o Flamengo deveria ter um estádio de pelo menos 80 mil de capacidade..

    Como na época o Flamengo estava usando a ilha do urubu. Muitos caboquinhos aqui riram de mim.. kkkkkkk

  • Como o torcedor tem memória curta. Parece até que já esqueceu os tremendos sufocos que passamos por politicagem com o Maracanã. Hoje a coisa está boa, mas é só vir um Governador vascaíno e tudo vai pro brejo (mesmo com contrato, o Governo pode quebrar qualquer contrato, quem entende de Administração Pública sabe disso) e teriamos que ir pra Volta Redonda ou partir para o Ilha 3, a missão. O Maracanã nunca será do Flamengo. Partir para um estádio próprio é sim importante, mas concordo que com os pés no chão, sem endividar o clube. Temos hoje dirigentes competentes na situação e na oposição, um clube saneado, tudo a favor. Estádio próprio sim. Até pq os que estão empolgados hoje com o Maracanã serão os primeiros a reclamarem quando um político maluco fechá-lo para obras ou tirar o Flamengo de lá.

  • Vamos fazer uma arena multiuso para 150 mil pessoas com, shopping, hotel, museu gigante, teatro, supermercado…… o céu é o limite. Vamos bater em 31/12/2019 a marca de 250mil sócios torcedores. O Flamengo vai ser o maior clube do mundo.

  • Melhor comprar o Maracanã, pois o Maracanã sem o Flamengo, se torna um elefante branco e se o MENGÃO, construir um estádio próprio, o Maracanã vira Tapera.

  • Cara, é só o Flamengo fazer a vaquinha que a torcida paga, tenho certeza, conseguimos pagar um estádio de 100 mil brincando, aí coloca no muro do estádio o nome de cada um que ajudou… “Arena Magnética Rubro-negra” ❤️?

  • É um passivo desnecessário, o maracanã atende bem ao flamengo e não sobrevive sem ele, o que garante bons acordos com o Estado, o torcedor tem o ano todo para ver o time, o estádio estará sempre lotado, é hora de investimento em time para ganhar títulos e trazer mais patrocinadores para elevar a marca.

  • Querem polemizar, mais uma vez, sobre estádio. A gestão do clube precisa evoluir aos poucos, equaliza as dívidas e as receitas, evolui o time, começa a produzir jogadores, faz boas vendas e, aí sim, quando a entrada de receita aumentar, com patrocínio, com vendas de jogadores, com bilheteiras e outras fontes de receitas, pode pensar em construir um estádio com um grande parceiro. Por enquanto, a gestão está numa fase embrionária, ajustando o departamento de futebol. Não entrem na paranoia…

  • Acredito que tirando as cadeiras e voltando com a geral será melhor a curto prazo.
    Vamos tirar o exemplo do Corinthians que fez um estádio e está com mais de um bilhão de dívidas .
    A diretoria e pé no chão ,temos que aproveitar que esse governador e flamenguista e acredito esteja disposto a ajudar .
    Nos outros governos o Flamengo não conseguia nada nem a licitação.
    Minha opinião aumentar a capacidade do maraca e continuar pagando nossas dívidas .
    Gestão inteligente.
    SRN

  • O MARACA É NOSSO

  • Do jeito que a coisa vai, temos que começar a construir um Estádio para 200 mil pessoas presentes, até porque os ex-rivais cariocas se apequenando, no RJ só vai ter torcedores do Mengão no futuro próximo. Então comece agora e daqui uns 10 anos tá pronto e vai lotar todos os jogos. KKKKKKKKK SRN.

  • Seria um sonho realizado ter o nosso Urubuzão, com parcerias fortes totalmente viável, seria o fim do Maracanã.

  • 68 mil nao é pouco o’que o Flamengo precisa fazer é brigar pelos espaços do maracanã que cabe 78 mil.. e ainda pode retirar as cadeiras chegando aos 100 mil , igual a ideia desse anti jornalista de construir um estadio.. que é uma péssima ideia fazer mais dividas e colocando em risco nossa folha salarial e comprometendo podendo nao contratar grandes jogadores

  • No Maracanã cabe mais, tem que voltar a geral e tirar as moagens padrão fifa, um estadio de 200 mil pessoal virou arena de 65 mil, cabem 85 mil fácil… tem muita area para o visitante…

  • Eu concordo com o Fábio Sormani em parte. Se fizer uma pesquisa com a nação rubro negra eu acredito que a média para a construção da arena para o Flamengo seria de 60 a 65 mil pessoas. Aí eu pergunto à nação, se o Maracanã que cabe mais do que 60, 65 mil pessoas está pequeno para o Flamengo, então qual seria a lógica construir um estádio para 60, 65 mil pagantes? Eu acharia preferível se o clube vier mesmo a construir uma arena, que essa arena tivesse pelo menos uma capacidade mínima de 80 mil pagantes, senão no meu entender é melhor ficar com o Maracanã mesmo, caso o clube vença a tal licitação para a gestão de administração no período de 30 anos. O que vocês acham nação?

    Saudações rubro negras!

  • Não viaja. Construir um estádio agora, vai aumentar as dívidas do clube. Não iremos poder contratar jogadores nem tão cedo.
    Outra coisa, nossa história sempre foi feita no Maracanã. Lá é nossa casa.
    Mais facil fazer uma obra lá, do que fazer um do zero.
    Retirar as cadeiras já seria um grande avanço. Depois disso, estudar uma nova forma de aumentar mais a capacidade.

    O que esses jornalistas mais querem, é ver o Flamengo endividado de novo!

  • Já somos tudo isso no sócio torcedor galera143713.
    Vamos que vamos mengão srn.

  • Tem u que ser um estádio muito grande!

Comentários não são permitidos.