Athletico se mobiliza para localizar torcedores por ofensas racistas a Renê, do Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Em meio à euforia, a lamentação. Flamengo e Athletico protagonizaram um duelo de alto nível, apresentando um futebol com qualidade de sobra. No entanto, nem tudo foi festa na Arena da Baixada. Torcedores da equipe paranaense, que estavam no muro próximo ao campo, ofenderam o lateral Renê com insultos racistas. De acordo com relatos, as ofensas ocorreram durante os 90 minutos e também foram direcionadas a outros jogadores do clube carioca. O Furacão trabalha para puni-los.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, com o Banco BS2!


Durante uma cobrança de lateral, Renê foi chamado de “macaco” e “favelado” por três torcedores que estavam no muro. O clube Athletico Paranaense trabalha para identificá-los e puni-los. As lamentáveis ofensas ocorreram no mesmo fim de semana em que Roger Machado, técnico do Bahia, fez um importantíssimo depoimento sobre o racismo no futebol e a desigualdade na sociedade.

A resposta do lateral veio em campo. Além da atuação sólida, Renê foi responsável pela assistência do segundo gol de Bruno Henrique, nos minutos finais de partida. Os dois gols do camisa 27 deram fim ao retrospecto negativo do Flamengo na Arena da Baixada – essa foi a primeira vitória do clube no estádio pelo Campeonato Brasileiro. O triunfo garantiu, ainda, a permanência na liderança com oito pontos de vantagem para o Palmeiras, atual segundo colocado.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acredito que alem de uma punição ao clube, os agressores deveriam ter severas punições junto à justiça comum. Punir apenas o clube nao vai mudar a mentalidade do agressor. Afinal quem ofende no estadio, ofende na escola, nas ruas, enfim em qualquer âmbito.
    SRN

  • Queri

  • Bando de hipocritas, quem nunca xingou (tirou uma zoada) de um negro, um branco, um nordestino, um chines, um magro, um gordo, um 4 olhos, um viado, que atire a primeira pedra. Tudo Madre Tereza. Anjinhos.

  • Sulistas dizendo que esses xingamentos têm acontecido em todos os estádios, mas não é bem assim não. No Maracanã e em Brasília, por exemplo, isso não tem acontecido.

  • Sou de Florianópolis torcedor do Mengão e não podemos generalizar por uns e outros que são racistas. E tenho certeza que todos e de todas as raças serão bem vindos aqui em Santa Catarina. Somos uma nação onde tem brancos amarelos negros pardos e todos unidos. Racismo e preconceito não.

  • Dizer que é problema do sul do pais é piada! Infelizmente é mundial. Diariamente ouvimos isto, em todo canto, no dia dia. No futebol é só reflexo do que ja acontece !
    Nao existe outro jeito que nao seja a punição!

  • O norte, Nordeste e centro-oeste dao uma enorme vantagem ao Flamengo na ultima pesquisa de maior torcida do Brasil e acho q isso em parte explica esse preconceito ridículo.

  • Até quando vão passar pano pra racismo? Tem que punir exemplarmente. Perda de mando de campo.

  • Na verdade, Urubulino, foi a torcida do botafogo que soltou o Urubu com a bandeira do Flamengo. No dia seguinte nosso saudoso rubro negro Henfil criou aquele maravilhoso Urubu vestido com a camisa do flamengo. A partir daí aposentamos o Popeye e adotamos o Urubu.
    Saudações rubro negras. Tamojuntos.

  • As imagens da Globo são nítidas, são mas Ou menos uns cinco, mas de relance deu para observar um senhor já bem idoso muito eufórico.

  • Injúria e racismo de qualquer tipo são atitudes muito ruins e devem sim ser punidas…
    Mas, qualquer punição que seja dada não vai acabar com as injúrias, ENQUANTO quem sofre a injúria demonstrar que ficou abatido com isso.
    Tempos atrás, quando jogaram uma banana no campo e o Daniel Alves se abaixou, pegou a banana e comeu e seguiu o jogo normalmente sem se abalar, o idiota que jogou a banana no campo não conseguiu o objetivo que seria desestabilizar o jogador…
    Mas, o que ocorreria se o Daniel Alves mostrasse abatimento ou ficasse desestabilizado?
    Provavelmente isso iria continuar e continuar…
    Mas, até onde sei, nunca mais tentaram provocá-lo desse modo…
    O Daniel seguiu por muitos anos como jogador de time grande na Europa, e hoje é o maior ganhador de títulos do mundo…
    O principal motivo desse tipo de injúria em estádio tem a sórdida intenção de atrapalhar o adversário…
    Por acaso a torcida do Patético chamou Cirino ou qualquer outro jogador do time de macaco?
    .
    Repito: Toda Injúria deveria ser punida.
    Mas, a injúria só vai acabar ou diminuir se quem sofre a injúria não MOSTRAR abatimento…
    .
    E a torcida do Flamengo deu um grande exemplo disso. Quem começou a chamar a torcida do Fla de Urubu foram os antis…
    Mas, quando a própria torcida do Fla levou um urubu para o Maraca e o soltou com uma bandeira do clube preso nele, quando o urubu deu um vôo circular no anel superior do estádio com a bandeira, a própria torcida vibrou e começou a gritar que era Urubu…
    E hoje o urubu é o símbolo do Clube.
    Temos até um urubu na entrada do nosso CT…
    Já pensou se lá atrás, aqueles torcedores não tivessem absorvido o Urubu como fizeram?
    Isso seria muito usado contra nós até hoje…

  • Boa tarde minha gente. Não podemos dizer que são todos racistas. Sou do Ceará, porém moro em Santa Catarina há três anos. Sou Flamenguista de coração. Existe muitas e muitas pessoas boas e educadas aqui. Tenho amigos em Curitiba também. O mundo está com esse problema, não é só aqui. Até o Daniel Alves na Europa passou por isso quando jogaram uma banana pra ele. Ao invés de revidar, ele comeu. É assim que se faz. Ignorar e seguir em frente.
    Abraço a todos.

  • A cultura da região sul é essa, paraná, santa catarina e rio grande são uma mistura da europa com os nazistas vindo depois da segunda guerra, é igual a argentinos e uruguaios, claro q não são todos, mais em números 5 À 10% do povo tem o nazismo no sangue, 40 à 60% são “somente” racistas e o resto é oq salva !!!

  • jose carlos Rodrigues barbosa carmen lucia ferreira barbosa em 16:58

    Infelizmente temos no país gente como essas que a TV mostrou, pessoas que não sabem distinguir uma partida de futebol como um lazer, isso se deve pela educação desse Povo merda sem estudo, sem nada que habitam esse país.

  • E um absurdo isso tenque ser punido mesmo independente de time ou estado, respeito ao próximo ao ser humano pois o mundo pode ser melhor que isso Flamengo contra tudo e contra o racismo.

  • SEMPRE ACHEI ESSE POVO DO SUL ANTIPÁTICOS, SE HÁ RACISMO NO BRASIL ESTÁ EXATAMENTE NA REGIÃO SUDESTE E SUL, PRA ELES O RESTANTE DO PAÍS É COMPOSTO DE POBRES SEMIALFABÉTICOS E NEGROS, ISSO ACONTECE DESDE QUE O BRASIL ERA BRAZIL E AS AUTORIDADES TÃO NEM AI.

  • LAMENTÁVEL O RENÊ É NORDESTINO DA MINHA PIAUÍ E É NO MEU ESTADO UM VITORIOSO NUNCA CONHECI PESSOALMENTE MAS, SEI QUE É UM GRANDE HOMEM. INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL SOMOS MUITOS RACISTAS PRINCIPALMENTE COM OS NORDESTINOS. LAMENTÁVEL ISSO… A SEGUNDA GUERRA FOI EXATAMENTE CONTRA O RACISMO E ATÉ HOJE PERSISTE ESSA IGNORÂNCIA E FALAM QUE HOMEM TÁ EVOLUINDO DE QUE EU PERGUNTO? A VIOLÊNCIA CRESCE DE MANEIRA ASSUSTADORA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.

  • As cameras de TV mostravam que toda vez que um jogador do Flamengo chegava perto da lateral de campo tinham sempre inúmeros torcedores do Atletico mostrando o dedo e gritando alguma coisa que não conseguia perceber. Esse país cada vez mais mostra sua cara: intolerância racial, de gênero, de classe social… E no futebol os dirigentes paulistas e do sul querendo ganhar no grito e na politicagem. Pode isso Arnaldo?

  • Sou Paranaense e amo meu estado! Infelizmente esse tipo de xingamento ocorre em qualquer lugar e contra qualquer time. É parte ruim e descartável do combo “futebol entretenimento”.
    Esses torcedores devem ser punidos exemplarmente, problema é que o rigor aplicado em um lugar não é o mesmo de outros e pior do que isso, clubes que vão atrás dos seus torcedores para puní-los o fazem mais por receio de serem penalizados com perda de campo do que pela bandeira da paz.
    O que não podemos é generalizar, dizendo que paranaenses são mal educados, que cariocas são isso ou aquilo, que paulistas são assim, que nordestinos são dessa ou daquela forma, ou que determinada região do país é nazista por exemplo.
    Respeito é bom, saudável, e todo mundo gosta.
    SRN

  • Engraçado o pessoal aqui combatendo o racismo e generalizando o pessoal do Sul como racista. A hipocrisia reina neste país.

  • Concordo com o Jefferson, percebi um ódio sem igual por parte de vários torcedores do Athletico, pra que isso gente? É uma raiva que os antis têm do Flamengo inexplicável.

  • ATENCAO autoridades desse estado PARANA,estamos no seculo 21 e nao tem mais cabimento esses tipo e nenhum tipo de delito contra raca,credo ,etnia da pessoa somos todos iguais,tomem mesmo providencias nao deixem passar em pune e que sirva de licao para os menos desavisados. chega dessa PALHACADA!!!!!!!!!

  • Extremismos religioso, político e até mesmo no futebol não presta, tem que ser saudável e bom para todos, sou do sul e sou rubro negro carioca, sócio torcedor há dois anos sem nunca ao menos ter pisado no Maracanã, mas para ajudar o bem maior. Problemas todos estados ou regiões tem, nós vamos aos estádios com cânticos ofensivos e preconceituosos a anos(TODOS OS TIMES). Racismo é crime e precisa ser punido, simples assim.
    Agora atacar outros estados não faz o menor sentido. SRN

  • Não vejo o racismo como exclusividade dos estados do sul do país, vejo disseminado em todos os lugares! Athletico é um dos poucos clubes que mostram interesse e tem condições de punir esse tipo de ato racista!! Parabéns por pelo menos tentar punir!

  • Sou Flamengo de Goiás e vi o jogo pela TV, respeito a população do Paraná, mas achei a torcida do Atlético muito agressiva, xingando e fazendo gestos obscenos o tempo todo. Pareceu algo generalizado, tinha outra visão sobre os paranaenses.

  • Concordo com você Xhiko.

  • O tempo todo fizeram gestos obscenos e xingavam quaisquer jogadores do flamengo que se aproximavam para bater lateral ou escanteio. É só pedir as imagens da globo que identificarão vários…

  • Moro em Santa Catarina, e não é por causa de uns três ou quatro ignorantes racistas, que o resto do país pode generalizar e dizer que a população total dos três estados da Região Sul se acham superiores aos demais. Inclusive torço para o Mais Querido! SRN

  • Essa atitude do Afletico me surpreendeu achei que iriam abafar e olham que criticam muito a gestão do atual presidente

  • Moro em florianopolis, e sou mengao, acho que nao podemis generalizar que todos aqui no sul sao racistas. Infelizmente é relacionado com educaçao e por todo nosso pais a educaçao é precaria…..
    Mas as autoridades precisam sim identificar os envolvidos e punir….

  • NÃO É NOVIDADE NENHUMA SOBRE A TORCIDA DO PARANAENSE ONDE SEU SÍMBOLO É UMA TOTENKOPF SS. NÃO É NOVIDADE NENHUMA DO ESTADO DO PARANÁ RACISTA E FASCISTA DA LAVA JATO.

  • É verdade, as pessoas dos estados do sul são bastante preconceituosas com o restante do país, sobretudo em relação a negros, nordestinos e cariocas.
    Se acham superiores, é bem comum ofensas racistas vindo daquela gente.
    Deveriam fundar um novo partido nazista, pois se julgam tão superiores a outras raças e etnias…

  • Esses torcedores da região Sul do país se acham superiores aos demais estados do Brasil só por a porcentagem de pardos e negros ser de menor percentual nesses estados do sul. Racismo é crime, se os 3 indivíduos forem localizados deveriam ir pra cadeia, mas como no Brasil nada funciona ficará por isso mesmo.

    Saudações rubro negras!

Comentários não são permitidos.