Áudio do VAR é divulgado e expõe contradições em Athletico x Flamengo: “É muito pênalti”

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O Flamengo atingiu feito histórico no último domingo (13). Sob a batuta do Mister Jorge Jesus, o Mais Querido voltou a vencer o Athletico em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro – quebrando uma marca que já durava 45 anos. Foi a primeira vitória do Fla na Arena da Baixada na história do Brasileirão e a liderança está mais garantida do que nunca, mas o apito final não veio sem polêmica.

A arbitragem de Bráulio da Silva Machado foi muito criticada por torcedores, jogadores, jornalistas e dirigentes. Nesta segunda-feira (14), o SporTV divulgou áudios das conversas entre a equipe de arbitragem da partida. O tema é um pênalti em Lucas Silva, que foi marcado mas cancelado em seguida por Machado.

Nas gravações, não é possível saber quem está falando cada frase, mas se sabe que a conversa é entre os árbitros do VAR e o juiz de campo. É possível ouvir um dos envolvidos cravando: “É muito pênalti”.

Vídeo: Fla da Decepção

A equipe de VAR, composta por Rodrigo Guarizo do Amaral, Marcio Henrique de Gois e Alex Ang Ribeiro – todos da federação paulista -, debate o lance. Uma voz pede melhor visão sobre o lance, enquanto outro envolvido crava que foi pênalti claro. No fim, uma terceira voz questiona os dois e encerra a discussão contrariando a decisão do árbitro de campo.

“- Mais devagar, mais devagar. Vou parar na hora que ele pisa no pé.

– Vou parar na hora que ele pisa no pé.

– Mostra a outra que tem o pé. Você consegue mostrar? Isso, olha, na esquerda ele pisa no pé.

– Tem mais de trás?

– Mais de trás é mais que pênalti. Essa daqui é pênalti, olha.

– Deixa eu ver de novo…

– Parece, cara… parece pênalti.

– Ele não muda nem o movimento da perna dele. Se tocasse, a perna dele viria para trás. Como a gente vai dar um negócio desses?”

No lance, Lucas Silva driblou Léo Pereira e acabou derrubado dentro da área. Bráulio da Silva Machado assinalou a infração, mas acabou consultando o VAR e, em decisão considerada injustificável por diferentes comentaristas de arbitragem, anulou a penalidade.


Um banco sem tarifas! Venha para o BS2, aqui cuidamos de seu dinheiro, e você ainda ajuda seu time do coração!


A polêmica não parou por aí. Cartões amarelos para Jorge Jesus e Bruno Henrique foram questionados. Na súmula, Machado justificou as advertências com supostos xingamentos, mas não descreveu o que ouviu.

Na coletiva de imprensa após o apito final, Jorge Jesus foi duro nas críticas ao juiz e afirmou que ele deveria se afastar do futebol e tirar férias. Após o jogo, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, também veio a público falar da atuação do árbitro. O dirigente aproveitou para atacar também cartolas de clubes paulistas que falaram que o Rubro-Negro seria beneficiado pelas atuações do VAR no campeonato.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Torcedores de outros times que vem aqui da palpite eu comparo com um viado que adira da o cu, aí vira evangélico mais não pode vê uma rola que senta de novo. Tal de Henrique chamando nos de mulanbo, mulanbo e a buceta da sua mãe

  • Tem que reclamar sim bobalhão agente ganha no campo todas as vezes que o juíz marcou pênalti foi você não sabe de porcaria nenhuma o Flamengo é raca

  • Em complemento guardem o nome do árbitro de vídeo, salvo engano, que procurou desestabilizar a arbitragem do jogo e anular o pênalti:
    Rodrigo Guarizo do Amaral.
    Cafajeste sua atitude. Covarde e tendenciosa. …. Escutem o áudio.
    Marquem esse nome.

  • Se foi “muito pênalti”, porquê interferiram pra mudar a decisão do árbitro? E porque esse merda desse árbitro voltou atrás na decisão? Simples: o Palmeiras venceu no sábado, então o Flamengo TINHA que perder pontos no domingo. Se foderam. O Flamengo venceu de novo. Como “Plano B”, distribuiram cartões somente a quem estava pendurado, na esperança do Fortaleza conseguir tirar pontos de um Flamengo desfalcado. CASO DE POLÍCIA! #FORACBFMALDITA

  • As imagens e o vidio so mostra o quanto o lance e confuso claramente da pra ver que o cara não pisou no pé do lucas silva mas tem a parte de deixar a perna aí no video não da pra ver se o lucas silva se jogou ou foi derrubado.
    Resumindo tudo esse é um lance de ver dentro de campo, nada de câmera, marcando ou nâo o penalti era lance de interpretação. Só virou polêmica porque o var interferiu na decisão.
    O flamengo precisa parar de chorar porque eles também foram beneficiados várias vezes por lances piores.

  • Esse idiota é daqui de Santa Catarina aqui faz as mesmas cagadas muito fraco

  • Visimente mau intencionado árbitro do jogo Atlético paranaense e Flamengo, além de errar em não dá o pênalti para o Flamengo, ainda deu cartões amarelo a quase toda equipe do Flamengo, inclusive tirando o Bruno Henrique e o Everton Ribeiro do próximo jogo do Flamengo.
    Esse é um verdadeiro juiz ladrão.

  • os mulambos são mais beneficiados pelo var,estão reclamando do que

  • SRN, a discredibilidade do órgão que deveria ser um exemplo para nosso futebol é justamente a que se vende , prostitui , engana , a porcaria desse var , que foi criado para não deixar as divergências acontecerem , é justamente a que dá ferramenta pra essa cambada de vagabundos safados ladrões manipularem nosso futebol, a coisa tá vergonhosa , tem que acabar com esse var .

  • Coisa horrorosa a torcida do sinthético paranaense

  • É Flamengo!!! Todos querem tirar um pouquinho!

  • CBF, VAR, Comissão de Arbitragem, todos corruptos, Tite é um safado e pau mandado… cambada de FDP.

  • Comedor de pica.
    Só chora quem perde, mané.
    Nós só estamos constatando fatos, otário.
    Segue o líder.

  • Isso mostra o que é essa CBF comandada por toda cúpula da Federação Paulista de Futebol que hoje manipula, altera e faz o resultado que bem entende. Vergonha de um grupo de vagabundos que se apoderaram da entidade e se acham os donos da entidade. É por essas e outras que o Povo brasileiro estão deixando de torcer para a seleção brasileira.

  • Chororô mulambos filhos da puta

  • Um árbitro desse é tão palhaço, quanto o técnico da seleção brasileira (Tite), convoca gabigol e Rodrigo Caio só pra eles ficarem no banco, tenta de alguma forma beneficiar o Corinthians, mais ele é tão rui que perde o clássico.

  • Volto a escrever novo comentário. O fiz acima sobre a teoria da conspiração federação e arbitragens paulista. E agora escrevo sobre a contusão do Rafinha:
    Pedi a um amigo, idôneo e isento que analisassem o lance da contusão do Rafinha já que eu vi e conclui, sem medo de errar: foi proposital.
    Abaixo coloco entre aspas o retorno desse amigo:
    ” Vi agora o lance do Rafinha mais perto.
    Nao tenho duvidas. Foi proposital!!!”
    Bom, dois errarem é menos comum.
    E aí federação e Tiago Nunes que tanto tem reclamado de arbitragens, diga-nos algo diferente de criminosa a entrada proposital de seu atleta ?
    Espero seja analisado pós jogo e punido severamente esse covarde. Disse covarde, cafajeste, jogador bandido que agride companheiro de profissão !

  • Levantou e conseguiu andar depois? Então segue o jogo, foi nada. Deixa assim msmo, tudo certo, nem precisamos disso para quebrarmos um tabú e sairmos vitoriosos de lá. Que o VAR seja assim para os adversários tb daki pra frente. SRN

  • Tem q descobrir quem é o vagabundo que diz que de mais de trás é inconclusiva, tá na cara que esse é o Ladrãozinho, não quer mostrar a imagem mais clara do lance é depois fala que se tivesse tocado a perna tinha q vir pra trás (em cima da fala dele mostra a perna indo pra trás) tentando influenciar de toda a forma o erro do juiz de campo que era um cagão que não tinha culhão para manter a decisão.

  • Que os árbitros são ruins não se discute.
    O que houve, ontem, foi pura má fé. Os diálogos comprovam isso. Depois que esses diálogos vazaram, a discussão se houve ou não o pênalti fica em segundo plano. Como disse o Meira Ricci, eles procuraram uma formiga pra invalidar o pênalti.
    Fato gravíssimo o que aconteceu naquela famigerada cabine do var. Com a conivência do árbitro de campo.

  • Não acredito em conspiração, apenas que os árbitros são ruins e incompetentes. O Flamengo é a maior vítima pq é o time mais qualificado, mais habilidoso, está sempre no ataque e na área. Quanto a esse jogo, houve dois lances iguaizinhos (não lembro os momentos), um em cada tempo, fora da área que o juiz deu falta, ambos para o rubro negro genérico.

  • Canalhas, mil vezes canalhas!
    Deveriam ser presos por formação de quadrilha, bandidos. Os últimos 2 títulos do Palmeiras foram claramente dados por diversas arbitragens. Nas outras vezes o flamengo tava no nível do palmeiras e não conseguiu vencer o esquema, mas agora é muito superior, não vão conseguir dessa vez.

  • Gente, simples assim: colocar a composição de arbitragem do VAR os paulistas onde são os clubes mais interessados nós resultados, dos jogos do Flamengo, é um absurdo.
    E ponto final nas alegações que os árbitros são corretos e independentes… Lembram do caso do árbitro acho que chamava Edílson dos Santos, réu confesso !
    Aí se colocar arbitragem paulista em jogos de interesse de clubes paulista, eu concluo minha visão Clara sobre as intenções, no mínimo suspeitas, desses dirigentes.
    VAR independente e isento deveria ser de arbitragem nordestina ou Goiana por exemplo.
    O mesmo raciocínio vale para as próprias arbitragens.
    Eu não sou nem carioca e nem Paulista, apesar de torcedor do Flamengo.
    Contudo já morei alguns anos em São Paulo e no Rio e Vivi o bairrismo dos paulistanos, apesar de adorar São Paulo, tenho que confessar essa minha visão, facilmente observável para qualquer um que lá habitar por algum tempo.
    Me desculpem os paulistanos sobretudo, mas tenho a consciência tranquila em confessar isso.
    Fora bairrismo !!!
    Sinceramente não dá para engolir arbitragens suspeitas.

  • Esses antis sao malucos ou cego o Lucas Silva dibra o zagueiro o Leo Pereira procura o contato porisso o pisao pênalti Claro que juiz marcou e errou olhando o erro dele foi esse

  • Esse protocolo está errado. Todo jogador que cair na área o jogo deve ser parado. Tem 04 opções 1 pênalti, 2 nada – 2a foi simulação amarelo no atacante. 2 b Foi choque normal, recomeça jogo para defesa. Exatamente o que aconteceu neste jogo do Flamengo, atacante pisa no pé, se desiqulibra e cai. Pé do zagueiro no chão antes do atacante, não tem alavanca das pernas do zagueiro ele está de lado. Foi penalty aonde?

  • Nenhuma novidade. É só olhar a tabela. Flamengo em 1º e do 2º ao 5º só paulistas. Eles sabem que se deixar ser só na bola o campeonato acaba na metade do segundo turno. Eu estou fazendo meu papel e catalogando todos os erros a favor do palmeiras e do Santos e espalhando em todas as redes sociais. Se é pra ser na sacanagem vamos desmoralizar essa corja maldita. Já era pra mim estar com os 12 pontos no mínimo.

  • Aí guerino, pelo jeito você é uma pessoa com esclarecida. Por isso vou te fazer uma pergunta que serve , também, pro adilio :
    Vocês sabem me dizer por que o cabrito caga um monte de bolinhas?

  • Teria que ter uma punição bem seceda pra arbitragem.

  • Tanta polêmica porque envolve o Flamengo e discussões de Palmeiras e Santos. Isso tudo torna o prato feito para as grandes discussões nos programas esportivos, que pouco ou nada se importam com o fato em sí, mas somente com a polêmica e audiência dao ao tamanho da torcida do Flamengo. Não foi nada e todos viram que o jogador do Flamengo pisa no pé do Léo Pereira e se joga. Justo foi a intervenção do VAR, mas a grande mídia tem maneiras diferentes de analisar o mesmo caso. Se favorável aos clubes de maior torcida, uma coisa, se em favor de clubes de menor torcida, outra coisa. Infelizmente no Brasil é assim.

  • Vejam a foto acima, o jogador do flamingo pisando no pé do zagueiro e já caindo antes do contafo com a perna esquerda do zagueiro.Isso e mais claro que a luz do sol.

  • Isso não foi penalt nem aqui e nem na China, jogador brasileiro ultrapassa a linha da área e já procura contato e dá um picinão , tem alguns que dá um picinão de fora para dentro da área, o jogador de branco, Flamingo é quem pisou no pé do zagueiro do Athetico.

  • Bando de safado! Esse que fala que não foi pênalti é, no mínimo, um anti que quer prejudicar o Flamengo. Pelo jeito do cara falar, se percebe que ele tá puto com o penal a favor do Mengão.

  • Nem pênalti foi.
    Isso é coisa de piscinero.
    Teve lance pior no jogo contra o Internacional que deveria prender toda a equipe do var e arbitragem…

  • Estamos criticando o árbitro mas o erro foi dos Dirigentes em não Vetar o Arbitro. ..não deveria aceitar um árbitro paulista sabendo que hã times paulistas envolvidos na disputa do campeonato …tem de ficar ligado pois todos estão contra o Flamengo

  • Esta bem claro que essa equipe de arbitragem prejudicou intencionalmente o Flamengo,a diretoria tem que fazer alguma coisa pra eles não voltarem a apitar jogos do Flamengo, já fomos roubados no jogo de ida contra o Grêmio, agora deixar isso se repetir em casa, é dar mole pro azar, estou muito preocupado com essa arbitragem no jogo contra o Grêmio. Corremos um sério risco de sermos tirados da final da libertadores pela arbitragem.
    A diretoria do Flamengo, não pode permitir que isso aconteça, tem que fazer alguma coisa agora, depois não adianta chorar pelo leite derramado.

  • ALGUM ADVOGADO DO RIO DE JANEIRO E TORCEDOR DO FLAMENGO PODERIA ESTUDAR E INGRESSAR COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA A CBF E SUA COMISSÃO DE ARBITRAGEM FORÇANDO-OS A TER IMPARCIALIDADE NOS RESULTADOS E SE PRECISO FOR, PEDIR ABERTURA DE INVESTIGAÇÕES POR MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS DE FORMA VELADA PELA COMISSÃO DE ARBITRAGEM, TOMANDO POR BASE A LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR E ESTATUTO DE FUTEBOL. ACREDITO QUE IRÁ ENCONTRAR ALGO QUE PERMITA MOSTRAR A ESSA QUADRILHA QUE TODO MAL CONSTRUÍDO AO LONGO DO TEMPO PODE SER DESFEITO ATRAVÉS DA LEI. MANISFESTEM AI DOUTORES. SRN.

  • Ainda tem ums Zé povinho que entra no comentário e fala que não foi pênalti deve ser um porco palmeirense ou irmão desse juiz safado ou e cego do dois olhos se isso aqui não foi pênalti o que seria pênalti então arancar a cabeça e as duas pernas do jogador pra dá pênalti Zé polvim nem devia comentar aqui

  • é uma vergonha esse futebol brasileiro.

    uma arbitragem sem escrúpulos. o pior , os mesmos arbitros apitarão em campo o proximo jogo do Fla contra o Fortaleza e o ladrão que apitou vai para o VAR contra o Gremio.

    Tem que expulsar esses incompetentes do quadro de arbitragem

  • Prestem atenção no sotaque do vagabundo que sugere não dar o pênalti…
    Paulista é uma desgraça!

  • Até uma tecnologia criada pra beneficiar o esporte, consegue ser avacalhada aqui no Brasil, putz

  • Por isso que esse país não vai pra frente desonestidade juiz de futebol equipe do var tem quer ser imparcial por essa e outra razões que mancha o futebol brasileiro vergonhoso pra esse juiz não dá um pênalti desse ou ele tá mal intencionado ou tá pichando a sardinha pra time paulista isso tem que acabar um juiz desse nen pra apitar segunda divisão serve a cbf teria que banir esse sujeito do futebol de uma vez por todas

  • Árbitro safado!!!!
    Já entrou em campo compreensões de prejudicar o MENGÃO.
    Colocar árbitro paulista é foda. Tem 4 times paulistas logo após o Flamengo.
    O que querem… O de sempre !!!! Prejudicar quem tem capacidade.

  • a roubalheiara aumentou e esta descarada depois que criaram este tal de VAR, no Brasil não estamos preparados nem para VAR, TALVEZ FUNCIONARIA MELHOR SO SE SERVI-SE PARA O ARBITRO DE CAMPO TIRAR AS DUVIDAS MAS PELO QUE TEM VISTO A PALAVRA FINAL É DOS ARBITROS DE VAR VAR ,pelo menos nos jogos do fla que eu vejo.

  • A equipe do VAR não poderia ser da Federação Paulista. Cade o bom senso CBF?

  • O importante nao é o pé, que é um contato acidental entre os dois.
    O importante é mais em cima na onde o joelho do zagueiro se interpõe a passagem do jogador do flamengo fazendo uma alavanca.
    Como disseram os comentaristas de arbitragem: ele procuraram qualquer minimo detalhe para invalidar o penalti

  • “Vê se ele pisa no pé… por essas imagens é muito penalti…bem, tá impedindo?… também não dá pra anular o penalti por ai … já sei, vamos dizer que o zagueiro não tocou no atacante do flamengo… isso, isso” kkkkkkkk Rapaz, tentaram de tudo quanto é jeito prejudicar o mengão, e se f…!!!! SRN

  • ta mais do que provado. futebal e casa de aposta. e outra o brasil e o pais da corrupção.

  • a perna nunca iria parar trás, esqueceram da lei da inercia ? a não se batesse na parede e voltasse, o cara não era uma parede. foi um deslocamento faltoso, dentro da área, isso é muito penalty…

  • O lance pode até ser controverso, porém em nada justifica a intervenção do var. ora, se até os juízes do var estavam em dúvida, por qual razão acionam o juiz de campo que teve a imagem real? Se var é apenas para lances graves, pq intervém nessa situação? Enfim, o Brasil acaba com a tecnologia. Nada nos supera.

  • O sandro meira ricci viu exatamente o que eu vi. Aí Renato dá uma lida no que disse o sandro meira ricci.

  • Precisa rever urgentemente o protocolo do VAR. A tecnologia é bem vinda para corrigir erros GRITANTES de arbitragem. I justiças. Uma bola que entrou ou não entrou. Uma falta claríssima de vermelho. Um impedimento escandalosamente claro que não foi visto. Nesses casos o Var chamaria o juiz pra ele rever o lance.

    No restante tem que prevalecer o que o juiz deu em campo. E acho também que quando o juiz estivesse em duvida ele mesmo deveria ter a liberdade de pedir o var para rever o lance.

    Esse intervencionismo desmedido e em muitos casos errado, em lances controversos, impedimentos de centimetros. Isso so serve para atrapalhar o futebol.

  • Esse lance não é tão claro quanto dizem. Se fosse dado esse pênalti para o Patético estaríamos xingando a arbitragem alegando que não foi. O árbitro é ruim sim, o lance do cartao para o Vitinho foi errado sim, mas vamos e convenhamos, esse lance não foi um erro escandaloso não. Muita gritaria por nada.

  • Uma vergonha isso aí. E o pior é que ainda tem o descaramento de mostrar esse áudio. A imagem é clara, foi penalty claro, depois a CBF tem de fazer o juiz voltar atrás, porque ela quer que o clube paulista ganhe. Mas o Flamengo não deixará. Esse ano é do mengão CBF pilantra. A Conmebol é outra filha da puta! Estou preocupadíssimo com o VAR contra o Grêmio. Eles farão de tudo para por a equipe mais fraca na final, ou seja o Grêmio. Mas tenho fé que dará tudo certo e o Flamengo avancará a finalíssima.

    Saudações rubro negras!

  • Ficou muito evidente a intenção de prejudicar o Flamengo. Inaceitável essa arbitragem podre, sempre a favor de paulistas. CBF lixo.

  • A imagem é clara. Mas o áudio é extremamente comprometedor.
    O flamengo deveria anexa-lo a um pedido formal de afastamento de todos os envolvidos, até que se julgue o caso no seu mérito.

  • Voces ainda tem duvida? Colocaram o var com juizes paulistas, é um absurdo já que o Palmeiras disputa com o Flamengo. Mas vamos pra cima deles pra conquistar este titulo. SRN

  • A imagem é clara e não se briga com a imagem.
    O Lucas Silva dá um toque na bola tirando-a do alcance do zagueiro , o zagueiro, então, coloca a perna entre a bola e o Lucas Silva, impedindo a sua passagem. Quando há o contato e o Lucas Silva começa a cair em ato contínuo o zagueiro recolhe a perna.
    Só cego não vê ou quem não quer ver.

  • Qualquer uma pessoa de juízo e boas intenções vai ver que o pé do Lucas Silva está preso por baixo do pé do jogador do Atlético e com a perna esquerda ele trava a passagem do Lucas, se não for pênalti e porque não existe pênalti

  • “Parece que foi penalty”………”Acho que estava impedido”. Qual sera a proxim do VAR

  • Pelo o que pude entender, como o Lucas Silva não fez nenhum movimento “mirabolante” com a perna onde ocorre a falta, deu-se à entender que não houve pênalt. Uma escolha equivocada pelo fato do VAR informar que houve pênalti

  • O var não deveria interferir em lances controversos. Se na própria sala do var eles tinham opiniões diversas como , então, chamar o juiz pra dizer que eles não tinham certeza se o juiz havia acertado? O juiz não consulta o var, logo não perguntou a opinião deles…
    Isso só comprova que não houve erro. Houve, sim, má fé. ROUBO!!!!

  • Eles focaram muito na questão do pé, mas deixaram de analisar que a coxa esquerda do Lucas Silva é atingida pela coxa esquerda do zagueiro. Esse choque proposital o desequilibrou, impedindo-o de seguir na jogada. Os caras precisam olhar todo o cenário, pois um jogador pode ser derrubado ou impedido de prosseguir de diversas formar. Está bem claro que ele é desequilibrado pela coxa do zagueiro, que malandro a recolhe rapidamente, o impedindo de prosseguir.

  • Igual aquele penalti do Geromel no BH contra o Grêmio no primeiro turno, penalti claro e ignorado. Ainda dizem que esse VAR ajuda o Flamengo kkkkk

  • Safados, roubam na cara dura e cara de pau.. para toda rede nacional e do mundo ver.. cbf deveriam sair de camburão direto pra prisão entidade suja e nociva ao futebol brasileiro a confederação paulista de arbitragem é uma mafia paulista que deveria ser investigada pelo fbi so por segurança…

  • É brincadeira o cara ir no var e usar essa palavra parece que é penâty.

  • Isso só expõe que no Brasil dos desonestos, com VAR ou sem VAR, isso aqui continua uma vergonha pra prejudicar quando querem prejudicar. Hoje e já um certo tempo, a vítima é o Flamengo.

Comentários não são permitidos.