Em site oficial, CBF não aponta Flamengo como Heptacampeão Brasileiro

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

O atual time do Flamengo está fazendo ótimas atuações no cenário futebolístico. Apesar de ter conquistado o heptacampeonato, existe uma controvérsia. No site da CBF, a Confederação atualizou a lista de títulos do Mais Querido com o Sport campeão brasileiro de 1987.

Naquela ocasião, a CBF, a fim de viabilizar um torneio mais justo, resolveu criar um campeonato em módulos, para não inflar o torneio. Assim, o torneio seria disputado nos Módulos Verde e Amarelo (Primeira Divisão) e Azul e Branco (Segunda Divisão). Flamengo venceu o módulo verde e amarelo (times mais famosos do Brasil) e o Sport venceu o módulo azul e amarelo (times de menos expressão), sendo assim, a CBF resolveu criar um quadrangular no ano seguinte, com os dois times melhores colocados de cada módulo, porém o Mais Querido e o Internacional se recusaram a participar.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, com o Banco BS2!


Após muita disputa, a CBF definiu que Flamengo e Sport foram campeões de 1987. Em 2014, o STJ decidiu que o Sport foi campeão daquele ano. Disputando contra times mais famosos, o Mais Querido conquistou o módulo mais complicado e, em tese, não achava justo disputar um quadrangular com os times que não tiveram confrontos mais complexos.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • a seguinte informação, “Flamengo venceu o módulo verde e amarelo e o Sport venceu o módulo azul e amarelo”, está errada no texto. o Flamengo foi campeão do módulo verde, SOMENTE (copa união). o Sport foi campeão do Módulo amarelo SOMENTE. Esses dois módulos complementavam a primeira divisão daquele ano. Os módulos azul e branco eram outro campeonato, a segunda divisão, no caso. Inclusive, o Guarani, vice campeão do ano anterior, também estava no chaveamento do Sport, no módulo amarelo. Seria bem curioso o segundo lugar de 86 disputar a segunda divisão em 87. O clube dos 13 poderia ter evitado toda essa questão de chaveamento se tivesse chamado para compor o campeonato de 87 os clubes que se classificaram em 86. Mas montou o campeonato na base da panelinha, deixando de fora o Guarani, vice campeão, e convidando o rebaixado Botafogo. Resultado? A CBF teve que dividir em chaves para contemplar os times que tinham direito a disputar a série A mas foram descartados pela patotinha elitista do clube dos 13. No fim assinaram o regulamento que já previa o quadrangular e, na hora H, fugiram. Lamentável, o Sport tinha toda condição de dar uma pisa naquele Flamengo. O resto é história e chororô. O título é do Sport, o troféu tá na ilha e quem quiser ver, segunda a sexta, free. PST.

  • Ainda bem que o sport não foi campeão da série B, se não iam querer disputar quem iria ser campeão de 2019 !!!

  • O Sport não feriu o regulamento pois bota fogo rebaixado em 86 subiram o bota fogo rebaixado, o bangu tava entre os dez colocados esse campeonato brasileiro de 87 era uma zona guarani vice em 86 não poderia ser rebaixado em 87 tava na libertadores foi mal divido pois roubar o direito de outro clubes de participar mesmo tendo na série A , vcs escarnece do direito dos outros pois o Sport foi campeão do módulo amarelo em cima de um grande guarani , tinha um grande time disputando a libertadores de 1987 , o Sport venceu nós pênaltis o guarani não quis bater , o Sport iria jogar com inter e flamengo iria pegar o guarani , Sport teve a melhor campanha por isso foi campeão do amarelo , e a final foi em janeiro de 1988 , Sport venceu guarani vice em 86 e 87

  • Aquele ano 1987 a CBF sem dinheiro não ia conseguir fazer o campeonato brasileiro, então as maiores entidades (CLUBs) se juntaram e fizeram o campeonato Copa União (um campeonato dos clubs dos 13 juntando os maiores clubs da série A mais 3 convidados) igual acontece hoje atual na liga Inglêsa e na Bundesliga é organizados todos os anos pelos clubes e não entidades desportiva a entidade desportiva fazem outro torneio e tal, enfim fizeram todas as regras e tal tudo organizado e no regulamento da Copa União não se podia alterar qualquer regra em andamento para o campeonato se iniciando o campeonato na quinta rodada vendo que estava lotando os estádios e sendo um sucesso sem procedentes a CBF decide fazer o Campeonato brasileiro de 1987, como os clubs já estava participando da Copa União não conseguiria participar do mesmo, então a CBF pegou os demais clubes restantes da série A os menores e todos os outros da série B e C e fez outro campeonato no caso do Brasileiro então naquele ano não teve campeonato da série B e C, a CBF quis mexer no regulamento da Copa União se no próprio regulamento tinha restrições que não poderia ser mudado depois de andamento, então ele deu nome para que se torna-sem módulo e fez um cruzamento de chave isso no regulamento da campeonato da CBF e não da Copa União, resumindo o Campeão da Copa União poderia ganhar 2 títulos já do brasileiro somente o brasileiro, Flamengo e Internacional abriram mão de jogar o cruzamento. A Copa União de 87 tinha mais peso que o próprio Campeonato Brasileiro de 87.
    Pergunta idiota…
    1-Quem jogou a libertadores de 88?, Até os anos de 89 que escolhia quem ia jogar a libertadores era a CBF
    não tinha nada dessas história que era campeão que ia para libertadores…
    2-Quem foi campeão da série C e da série B de 87?
    3-Flamengo não cumpriu o regulamento e perdeu o campeonato brasileiro 87 e sim campeão da Copa União 87
    4-Ambos campeonato brasileiro de 87 um privado igual campeonato Inglês e Alemão, e outro pela entidade CBF.
    5-A CBF não pode reconhecer porquê não foi ela quem fez o campeonato Copa União.
    6-O Guarani e o Sport também não cumpriu com o regulamento no regulamento não previa disputa de cara e coroa para decidir
    como foram para os pênaltis e terminou 11-11 e era vez do Sport Bater o pênalti na qual não foi batido, então quem tem
    mais direito do titulo é o Guarani o Sport abandonou o campo é W.O igual o Flamengo perdeu por W.O.

    Resumindo Regras são regras, Flamengo Campeão Copa União, Guarani Campeão brasileiro de 87. Se mesmo assim fala que é o Sport
    e o Guarani abandonou o campo o Sport não Bateu o pênalti então ao meu ver tb é W.O.

    OBS: Eu vi ambos campeonatos e posso afirmar que os os pênalti por Sport x Guarani foi decidido por moeda não estava no regulamento a qual fere o regulamento.

  • Matéria nada a ver, falta co ma realidade, desculpem vcs nem aprece que lêem matérias de época nem os dois documentários sobre o fato. CBF não iria criar nada na ocasião. ta vendo, for organizado clube dos 13 e coca-cola. CBF passou o modulo amarelo na SBT, o contrato assinado pelo eurico na calada da noite. pegou todo mundo de surpresa quando saiu no diário oficial retroativamente.

  • A CBF colocou a copa união no mesmo patamar do brasileiro. Infeliz a CBF não PODE RECONHECER POR UMA DECISAO DO STF.

  • Faz alguma diferença 19 ou 18 brasileiros??? Quando chegarmos ao décimo título seguido, um não fará a mínima diferença…deixe esse para o sport, tadinho, será o único de uma existência inteira…

  • O Campeoão de 1987 é Sport Clube Recife, a forma de disputa era muita errada, como foi até o estatuto do torcedor, mas errada ou não, quem ganhou foi o Sport Clube Recife.
    O Sport foi para Libertadores de 1988, a Fifa reconhece apenas o Sport como campeão, o STJ e o STF também.
    Infelizmente o Flamengo não quis jogar, como futebol é uma caixinha de surpresa, no jogo tudo poderia acontecer, até porque era jogo único.
    Já vi o Internacional de Porto Alegre ganhar a final do Mundial contra o Barcelona de Messi e Ronaldinho Gaúcho.
    A CBF não era para ter colocado nada em 1987, já que está se tratando do campeonato brasileiro.

  • A CBF fez até mais do que podia. Não é ela que é a culpada nesse caso mas sim a porcaria do STF que não resolve nem os casos que lhe competem e que são de altíssima importância par o país, mas encontrou tempo para se meter no desporto nacional. Pela CBF o Flamengo já até recebido a taça das bolinhas.

  • Um reconhecimento da CBF, seria um desprestígio ao título do Mengão. Eles estão putos, porque a audiência suplantou aos jogos da seleção de fracos.

  • Vocês estão equivocados se está na relação de títulos brasileiros é por que ele confirma só não coloca o nome correto por causa de decisão judicial , mas é óbvio se está na relação é por que é campeão brasileiro tbm .

  • ESPERAR O QUE DE UMA ENTIDADE, QUE DECLARA O PALMEIRINHA COMO DECA CAMPEÃO,,,,

  • O stf kkkk piada pronta. …não entende de prender ladrão mas quer entender de futebol. ..

  • Não importa!TDS sabem quem são os campeões!comparar com o Sport é só um deboche!

  • Sem problema .ano que vem buscamos o epta. E assim por diante .
    Somos os melhores agora ..
    Não quer dizer que vamos desistir deste título..pode levar a vida toda ..mas vamos brigar na justiça por ele …
    Agora somos. A supremacia Fla.

  • Cara, eu não vi por esse lado não. A CBF colocou a Copa União entre os títulos brasileiros do Fla, contudo, ela não chamou de brasileiro, portanto, para mim ela ficou em cima do muro

  • Que se sabe a CBF corrupta…

  • Que imbróglio… Flamengo não vai crescer ou diminuir por causa desse “título” de 87! Aliás, foi a justiça que determinou que a cbf considerasse o Ixpó “campeão”, mas é possível que futuramente a própria justiça reverta essa decisão. Vamos aguardar! SRN7

  • O Ixport não teve nem capacidade de ganhar do simplório Guarani, empatando o jogo entre eles por 11 x 11 resolvendo o resultado num aperto de mão (ou seria cara e coroa?)! Então o que essa CBF com o famigerado Eurico Merenda fizeram foi uma marmelada descabida! Anos mais tarde o presidente do São Paulo, que na época apoiou a NÃO REALIZAÇÃO do cruzamento disse que o São Paulo era o primeiro Hexa pra poder ter a taça com eles! Ora era de interesse dele que o Fla não fosse declarado campeão!

  • Flamengo está correto! Ora, veja: um time percorre um cenário contra outros times poderosos, chega à Vitória e depois tem que disputar com outro time que só pegou “carne assada” !!! Não é correto nem justo!
    Isso é palhaçada da CBF!!!

  • CBF corrupta!!!

  • foda se a cbf o Flamengo tem que esquecer isso … sabemos quem é o campeão de 87 e não precisamos de reconhecimento dessa entidade de merda ….
    a mesma entidade que reconhece dois títulos brasileiros do Palmeiras nobkesmo ano kkkkkkkk conquistados , cada um, com 4 jogos…. kkkkk k

  • CBF um cançer no futebol brasileiro

  • Se alguém te chamar de feio e você se acha feio, então, você é feio. Para nós, flamenguistas, o Flamengo é hepta campeão, independente do que a cartolagem da CBF ache ou deixe de achar. Quanto ao destino da Taça das Bolinhas… bem, toda vez que ela for admirada na sala de troféu do Sport, ter-se-á sempre a impressão de que ela foi conquistada na força dos tribunais e não no campo.

  • ESSA MESMA ENTIDADE DAR DOIS BRASILEIRÃO NO MESMO ANO PRA OS PORCO NÃO TEM MORAL PRA TIRAR NOSSO HEPTA CAMPEONATO

  • Dane-se a CBF quem define isso é a torcida
    Somos HEPTA

  • Em 1987 a CBF não organizou o Campeonato Brasileiro (salvo engano, devido à falta de dinheiro). Foi aí que surgiu o Clube dos 13, que organizaram um campeonato com os principais clubes do Brasil (a Copa União), que obteve muito lucro com patrocínios e com a transmissão dos jogos pela TV. Tudo isso com o aval da CBF.
    Com a Copa União em andamento, a CBF observou que poderia lucrar com um campeonato de futebol e decidiu organizar seu próprio campeonato, que chamou de módulo amarelo, com os times da segunda divisão (os times da Copa União ficaram no módulo verde).
    Segundo a CBF, deveria acontecer um cruzamento entre os dois módulos para decidir quem seria o campeão nacional daquele ano. Os times do Clube dos 13 em reunião decidiram não aceitar tal imposição pois, só lembrando, a Copa União estava EM ANDAMENTO, e não haveria lógica em alterar o regulamento de um campeonato nesse momento.
    O Clube dos 13 enviou à CBF como seu representante o Sr. Eurico Miranda, com a missão de NÃO aceitar o cruzamento entre os módulos. O problema é que esse senhor, sabe-se Deus o porquê ou por quanto, aceitou o cruzamento dos módulos e daí vem essa confusão dos infernos.
    Em reunião após esse fato, foi decidido por TODOS os times que disputavam o módulo verde (à excessão do Clube de Regatas Vasco da Gama) que o campeão e o vice da Copa União não fariam o cruzamento com o módulo amarelo, visto que a CBF tinha aceitado que o campeonato organizado pelo Clube dos 13 daria o título de Campeão Brasileiro de 1987 ao vencedor, alterando o regulamento porteriormente com o campeonato já em andamento.
    Enfim, foi essa a causa de todo o imbróglio de 1987.
    Acho apenas que o escritor do artigo deveria ter dado uma pesquisada um pouco melhor e se pautar nos fatos para fundamentar seus argumentos.
    SRN

  • E tinha mesmo algum cabimento o campeão da Série A disputar decisão de campeonato com o campeão da Série B…rsrs. Só na cabeça dos corruptos da CBF. O Flamengo disputou o Módulo Verde, contra todos os grandes clubes brasileiros, Inter, Grêmio, Corínthians, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, etc…, e o Sport ganhou o Módulo Amarelo, jogando contra Ponte Preta, Goiás, Vitória, etc… Até os antis hão de concordar que uma disputa dessas era uma sandice surreal. Mas da CBF pode-se esperar qualquer coisa. Haja visto o “esforço” sobrehumano que fez este ano para o Palmeiras ser campeão novamente…rsrs. O que importa é que o Flamengo ganhou o campeonato da elite do futebol brasileiro, disputando jogos memoráveis, como o épico 3×2 em cima do Atlético-MG no Mineirão, com Renato Gaúcho fazendo o gol da vitória em cima do Galo de Telê Santana, indo pra decisão com o Internacional. Enquanto isso, o Sport decidia o Módulo Amarelo com o …..Guarani de Campinas!…rsrs. O Flamengo foi realmente o campeão brasileiro de 1987. A dificuldade em admitir e aceitar esse fato contrasta com a facilidade com que “reconheceram” como “títulos brasileiros” meia dúzia de joguinhos amistosos do Palmeiras há mais de 50 anos atrás, e a porcalhada, que só tinha 5 títulos brasileiros, passou a ter 10. Fica fácil entender agora essa “obsessão” em querer fazer do Palmeiras campeão em 2019, mas dessa vez não deu certo. Só falta pedirem pra Conmebol entregar a taça do Brasileirão ao Flamengo….kkkkkk

  • Foda-se a cbf e o sport. É só olhar quem o Flamengo enfrentou para ser campeão e comparar com os adversários do sport. Hepta e ponto final.

  • Quem é a CBF, qual a moral que ela tem, da dois títulos em um mesmo ano a uma equipe por fax, qual moral tem essa entidade.

  • Alguem sabe me dizer, qual o grupo do flamengo na Libertadores de 1988 ?

  • Dia 13 de dezembro de 87,eu to pouco me lixando pro que diz a CBF

  • Flamengo tinha que entrar em campo contra o Ceará com os dizeres na camisa Hepta campeao Brasileiro

  • Se eu fosse torcedor do sport, teria vergonha de dizer que meu time foi campeão brasileiro de 87

  • A CBF é ridícula! tá precisando de uma faxina! aquilo ali parece mais um feudo!

  • CBF sendo CBF… Paulistas Ridículos!!!

  • Será que esse ano a CBF vai repetir a mudança do regulamento e forçar o cruzamento com o campeão da segundona, ou a maracutaia foi só em 1987?

  • Qualquer entendedor de futebol sabe que o flamengo foi o campeão brasileiro de 87 e ponto final.

  • Moralmente somos campeões em 87, a CBF sempre foi confusa quando se trata de regulamento. A taça está lá na sede do Fla. Quanto a dona CBF e o Sport, que vão plantar coquinho.

Comentários não são permitidos.