Por: Higor Neves
A final da Copa Libertadores da América, disputada no último sábado (23), contou com um verdadeiro roteiro de cinema. Isso porque, o River Plate abriu o placar sobre o Flamengo ainda no início da partida, com o relógio marcando ainda 14 minutos de jogo. A vantagem foi mantida até a reta final da decisão, quando o Fla conseguiu empatar e virar com gols aos 43 e aos 47 do segundo tempo. Porém, até que o Rubro-Negro conseguisse balançar as redes, foi necessário concentração e ‘gelo no sangue’ para lidar com a cera da equipe argentina.
Além das constantes faltas para parar o jogo – foram 27 ao total – o goleiro Franco Armani também tentou ‘ganhar’ o máximo de tempo possível. Prova disso é que ele foi o jogador do River Plate que mais teve a posse de bola ao longo da partida. Segundo dados do portal Footstats, o camisa 1 da equipe argentina ficou com a bola sob seu controle durante 7,07% do tempo.
A ‘catimba’ de Armani foi tanta, que superou com folga seus companheiros de equipe. Prova disso é que o mais próximo dele foi o meia Exequiel Palacios, que ficou com a bola durante 5,53% do tempo. Completando o ‘pódio’ do River no quesito, aparece De La Cruz, com apenas 3,79%.
A título de comparação, os três jogadores do Flamengo que possuíram a bola durante a maior parte dos 90 minutos foram Rafinha, Filipe Luís e Everton Ribeiro. Eles tiveram, respectivamente, 8,74%, 7,33% e 5,14%. Vale destacar também Diego Ribas. O camisa 10 foi acionado aos 20 minutos do segundo tempo, após Gerson apresentar problema físico, e mudou a partida. Ele foi o quarto jogador do Flamengo que mais ficou com a bola, com 5,01%.
Agora bicampeão da Libertadores, o Flamengo está prestes também a garantir outro troféu na galeria: o do Campeonato Brasileiro de 2019. Com 81 pontos conquistados em 34 rodadas, o Rubro-Negro pode se sagrar campeão mesmo sem entrar em campo neste domingo (24). Isso porque o Palmeiras, vice-líder, tem 13 pontos a menos e, caso não vença o Grêmio no confronto desta tarde, não terá mais chance matemática de alcançar o Fla.