Marcos Vinicius: “Mister x Luxemburgo”

Compartilhe com os amigos

FOTO: THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO

O ser humano não consegue elogiar o trabalho de dois profissionais da mesma área sem compará-los.

Isso é inevitável e no país do samba, cerveja e futebol dos 7 a 1, infelizmente é cultural.

Eu gosto de perceber nos times, o dedo do treinador, as mexidas que fazem para mudar os 90 minutos de uma partida, as táticas que utilizam e porque não dizer, a maneira com quem buscam a vitória a qualquer preço.

Vanderlei Luxemburgo é disparado o melhor técnico da história dos Brasileiros e Jorge Jesus é atualmente o melhor do país, mesmo estando há apenas três meses trabalhando aqui.


Abra sua conta GRATUITAMENTE, não pague mais tarifa bancária e de quebra, ajude o Mengão a se tornar mais forte!


Na verdade, na verdade, vos digo: são dois baitas técnicos, como ficou provado neste Flamengo e Vasco, de quarta-feira (13), da 34ª rodada que foi antecipada.

Mas querem colocar um acima do outro.

Por quê?

Luxemburgo fez uma leitura do Flamengo que nenhum outro treinador havia feito ainda, mesmo com equipes melhores que a sua.

Colocou duas linhas de quatro e colocou dois pontas (Rossi e Marrony ) para jogar em cima de Rodrigo Caio e Pablo Marí, pois havia percebido que Willian Arão costuma flutuar entre os dois zagueiros, liberando-os para sair jogando com facilidade.

Jorge Jesus só permite que sua dupla de zaga faça isso, pela qualidade dos dois.

Mas no jogo de quarta-feira, Luxemburgo anulou isso e obrigou Jesus a ter que se “reinventar” no meio do jogo, quando tirou Gabriel de dentro da área na inércia costumeira do centroavante em esperar a bola e fez com que todos os outros jogadores se movimentassem para criar os espaços que o Vasco não permitia ter.

Simplificando: Luxemburgo tirou o líder do campeonato do seu habitual “usual comfort” e encarou de igual pra igual o adversário.

Portanto, forçou Jorge Jesus a fazer uma mudança no estilo de sua equipe atuar e foi obrigado a introduzir no DNA de seus jogadores a velha máxima do clube jogar: com raça, amor e paixão.

Diante de dois grandes estrategistas, o empate acabou sendo justo mas se houvesse um vencedor, não seria nenhuma injustiça para o futebol praticado no Maracanã.

Esse Flamengo 4 x 4 Vasco, entrou para a história e deveria ser emoldurado e colocado na parede da sala da casa de todo rubro-negro e vascaíno, como um dos grandes jogos deste século 21.

Assim como foi aquele Santos 4 x 5 Flamengo, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro em 2011, na Vila Belmiro, considerado por muitos especialistas, torcedores, emissoras, e acompanhantes de futebol como o maior jogo do século.

O que esses dois jogos têm incomum?

Vanderlei Luxemburgo, que era o treinador daquele Flamengo de Ronaldinho Gaúcho & Cia.

Que tenhamos mais Santos x Flamengo e Flamengo x Vasco nos campos nacionais, pois o futebol brasileiro e os torcedores merecem.


Por: Marcos Vinicius
Twitter: @ViniciusCharges

Aqui eu expresso minha opinião, e você leitor tem todo o direito de discordar. Comente, critique sem ofender ou elogie se merecer, mas não deixe de participar.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Flamengo só empatou esse jogo por conta de duas falhas de marcação no meio da zaga, uma coisa que vem sendo dificílima de acontecer com RCaio e Marí, mas nesse jogo aconteceu. E o Vasco aproveitou as chances. Foi no primeiro gol deles, e no terceiro. No terceiro gol deles, então, a zaga inteira, incluindo Diego Alves, estava em câmera lenta. Estivessem mais atentos ao jogo, e as falhas não teriam ocorrido, já que não costumam acontecer. Fora aquele 3×0 para o Bahia, no início da Era Mister, qual outro jogo em que levamos mais de 3 gols? Nenhum. Esse relaxamento, a desatenção e desconcentração no jogo nos custaram 2 pontinhos importantes. Tal apagão não será perdoado, no jogo com o River. O Mister certamente já detectou o problema, e tenham a certeza de que outra dessa nunca mais se repetirá. O discurso dos “pés no chão” não pode vir acompanhado desse tipo de atitude. Quer ganhar o campeonato? Então joga sério até o fim.

  • eu nao sei porque os jornalista estao exaultando o wanderley luxemburgo so porque dificultou o jogo pro flamengo um jogo so vejam no campeonato todo a ond eo vasco esta vamos ver se o vasco vai joga asim ate a final ainda acho wanderley utrapossado um jogo os nao quer disser nada

  • Vamos ser realistas e sem hipocrisia, se o Flamengo, nao estivesse com a carga de jogos emcima, e com a politica de nao poupar ninguem e mais a carga emocional desviante distrativa da final da libertadores, nunca que nunca o Vasco empataria este jogo com um Flamengo a 100% viu se no jogo da primeira volta e ainda o Flamengo se estava a adptar ao JJ.

  • Foi um jogo em que o Flamengo mesmo jogando mal, fez 04 gols. Se estivesse em um dia bom, mesmo com “magnifica” tática do profexo teriam levado pelo 06fols
    Gabigol perdeu 02 gols que não perderia.

  • Inércia habitual do Gabriel?? Esse comentarista não assistiu nenhum jogo do Flamengo?? Gabriel é quem mais se movimenta, quem mais pede bola, vá no Estádio ver um jogo e pare de falar bobagem!!!

  • Luxemburgo é um treinador espetacular! E antes de qualquer estrangeiro, ele foi um dos primeiros a implementar o conceito de gestão, não só se limitando a realizar os treinamentos, mas também fazendo parte da delegação e envolvendo-se com os demais aspectos inerentes ao futebol: montagem de elenco, reformulações de treino, negociações, etc (isso desde a época de Patrícia Amorim). Mas infelizmente, os brasileiros só dão valor (e moral) para os que vem de fora… &;-D

  • Bela leitura. Inclusive, o “segredo” para derrubar o Flamengo está justamente aí: explorar os avanços do time e a sua linha de impedimento, criando táticas e jogadas que privilegiem jogadores velozes nas pontas. Mas certamente o Mister já está pensando nos ajustes… &;-D

  • Discordo de tudo que esse cara falou ! O Flamengo colocou o Vasco para jogar , fez o gol cedo e depois não jogou mais no primeiro tempo , substimou um time que quis mais que o nosso . Perdemos na vontade e disposição e achamos um gol por sorte no final …. Fato ! No segundo tempo , começamos melhor , tomamos conta do jogo e tomamos um gol em um erro individual , corremos atrás novamente e viramos o jogo e poderíamos ter feito 5 ou 6 , mas resolvemos desacelerar novamente e em uma jogada de pura desatenção , ou soberba , uma bola jogada na área , um chuveirinho que havia mais jogadores do vice que nosso , inadmissível, saiu um gol merecido , pois jogaram com muita mais raça que nos !!!! Mesmo assim iremos ser campeões ! SRN

  • O Luxemburgo é digno da minha admiração pelo profissionalismo que exerce no futebol brasileiro

  • O Luxemburgo é digno da minha admiração pelo profissionalismo que exerce no futebol brasileiro.

  • O Luxemburgo é sim um bom técnico, muito embora já tenha sido melhor. Mas o Vasco fez essa partida tão equilibrada com o Flamengo foi mais pela equipe do Flamengo ter jogado tão mal. Não tiro os méritos do Luxemburgo, ele teve méritos nesse empate e por pouco não saiu bitorioso do confronto, mas o Flamengo jogou muito mal, e no final do jogo pra escancarar de vez o quão a equipe rubro negra tenha apresentado um futebol péssimo, o Diego Alves que havia melhorado bastante, voltou a falhar na saída do gol de forma estabanada, se não fosse por esse detalhe bizasro da falha do golrleiro do Flamengo o rubro negro tinha vencido o Clássico, mesmo jogando um futebol péssimo.

    Saudações rubro negras!

  • Não vi isso tudo nesse jogo. Na verdade, vi um jogo de muitos erros e consequentemente o motivo de um placar tão elástico, que pela parte do FLA, uma desconcentração fora do normal pelo padrão dos últimos jogos, e o ba2co com muita vontade e pouco qualidade técnica. SRN

  • Independente de ganhar ou perder, assistimos um espetáculo de futebol, duelo tático, de dois excelente treinadores, obrigado Corinthians, sp, botafogo, Vasco, por nós apresentar tudo de ruim, que possa acontecer a catimba, , a guerra da libertadores, nossos pontos fracos, para que não possamos errar novamente, para que joguemos 100% ligado e concentrados.

  • Esse conhece mesmo do time do Flamengo! Dizer que Gabigol fica inerte na área?! Que Ba2co forçou o FLA jogar com raça? E todos de frente se movimentarem?. Vejo muito questionando a “tática do Luxa” mas eu vi um FLA que relaxou, espaçado com jogadores (segundo o B. Henrique) pensando na final L.A que virou o jogo!! O mesmo foi ao empate com a tática glamorosa da bola jogada na área na base do abafa!! Parem de enfeitar o pavão!! Veremos no decorrer quem é o FLA e quem é o Ba2co….

  • Luxemburgo é um bom tecnico, ja foi o melhor do pais. Agora nao concordo que ele ta fazendo um super trabalho no vasco. O time do vasco nao apresenta nada de novo, e sim esta no meio da tabela onde o proprio elenco da condições. Nem a mais, nem a menos.
    Ou alguem ai vai falar que o time do vasco é pior que avai, chape, csa, fortaleza, ceará até mesmo pior que botafogo e fluminense ? se ainda considerar que tem times com problemas como o cruzeiro e atletico mg que estao obviamente jogando abaixo do seu nivel a posicao normal do vasco seria a atual mesmo.

Comentários não são permitidos.