FOTO: DIVULGAÇÃO
A final da Libertadores será disputada no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. A Conmebol convocou uma reunião com os presidentes de Flamengo e River Plate, nesta terça-feira e, por questões de segurança, houve mudança no local. O horário da partida também sofreu alterações: o duelo acontecerá às 17h (horário de Brasília).
O Monumental é o principal estádio do Clube Universitário de Desportes e foi inaugurado em 2 de julho de 2000. A sua construção segue as determinações de padrão da FIFA e, em formato de “U”, é dividido, principalmente, em duas seções; a inferior, de arquibancadas, com capacidade para 60 mil pessoas e a parte superior, composta por um edifício de seis andares, que consegue abrigar cerca de 20 mil torcedores, em tribunas e camarotes. A capacidade total é de 80.903 lugares.
Considerado o estádio com maior capacidade da América do Sul, em 2015, foi eleito como um dos 100 melhores do mundo (pela revista inglesa FourTwo); o local, utilizado pela Seleção Peruana de Futebol, foi palco da cerimônia de abertura do maior Pan-Americano da história, disputado em 2019.
O Estádio Nacional fica localizado na Avenida Javier Prado, ao leste da cidade de Lima. Em 2004, o Peru sediu a 41ª edição da Copa América e o Monumental foi palco da grande final entre Brasil x Argentina; na época, a seleção brasileira se consagrou campeã.
Apesar da alteração no local da partida, o dia da decisão entre Flamengo x River Plate continua o mesmo: 23 de novembro. O duelo acontecerá às 15h (horário local). O vencedor da embate vai erguer a taça de campeão da Copa Libertadores da América.
Não sei se a distância vai permitir que a torcida do Flamengo veja este jogo indo ao estádio. Distância muito longa mas isso é coisa da Comebol e um jogo só não dá para ver qual o melhor time de futebol. Só espero que o Flamengo que entre em campo seja o mesmo Flamengo que jogou contra o Grêmio. Temos quase manter o foco total do jogo.