Dirigente do Athletico solta o verbo contra o Flamengo por divisão das cotas de TV: “Flavorecimento”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALBARI ROSA / GAZETA DO POVO

O Flamengo é o principal clube no cenário do futebol brasileiro e sua imensa torcida evidencia esta análise. Não à toa, emissoras de televisão têm batido seguidos recordes com a transmissão dos jogos do Rubro-Negro. Entretanto, há ainda quem questione duramente a divisão das cotas de TV, mesmo com o claro domínio do Fla em audiência. Mário Celso Petraglia, dirigente do Athletico-PR, não poupou palavras e fez duras críticas à equipe carioca ao falar sobre o assunto.

Em dois artigos no jornal “Folha de S. Paulo”, o mandatário do Athletico e Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos com futebol da Rede Globo, responderam de forma totalmente opostas ao tema “O modelo de divisão de cotas de TV para os clubes de futebol é adequado?”. Petraglia, contrário à divisão, soltou o verbo contra o Flamengo, já destacando em seu próprio título do texto: “Flavorecimento”.

Uma vez favorecido, sempre favorecido. Todo monopólio parte do princípio de que não é aberta a outros a participação no grupo daqueles que controlam um sistema e determinam as regras que o operam. Toda iniciativa para mudar qualquer ordem nessa dinâmica tende a ser frustrada, pois o teto de cada um é preestabelecido pelos próprios organizadores desse sistema. Nós, do Athletico Paranaense, estamos há mais de 20 anos dizendo que não (ao modelo de divisão de cotas de TV). Mas parece que ainda vivemos no Brasil que liga a TV para ver um só canal, com uma só linguagem e abordagem. É algo que permanece há mais de meio século – e os mais favorecidos dizem que ‘tem que manter isso aí’, agindo pesado contra qualquer mudança“, disse o atual presidente do Conselho Administrativo do Athletico, indo além:

O sistema não tem interesse em desenvolver o futebol brasileiro, mas em desenvolver um ou dois clubes como se eles representassem todo o país. Criou-se uma narrativa de que toda audiência nacional se interessa e quer ver o Flamengo. Uma euforia fomentada por matérias em clima de mobilização, de que há algo muito importante acontecendo quando o time da ponta da pirâmide joga. Como um time com tanto apoio teve tão poucas conquistas, ao longo das décadas, em proporção às suas possibilidades? Os títulos e o domínio técnico à altura do seu favorecimento só vieram quase 40 depois do primeiro campeonato de expressão… Nada foi construído para que os mais organizados alcançassem os resultados, mas para que ‘os escolhidos’ possam ser beneficiados de várias formas até que confirmem finalmente sua força. É a típica meritocracia à brasileira. Fica clara a necessidade de redistribuição dos valores, mais em linha com o cenário esportivo e tecnológico atuais. Fica gritante a urgência de mudança na legislação que permita o aporte de capital internacional nos clubes, como é há tempos nos maiores centros do futebol, e fazer com que os melhores atletas do mundo joguem em uma liga forte aqui no Brasil“, finalizou.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, ative sua conta no Banco BS2!


E a favor da divisão? Confira a declaração do diretor de direitos com futebol da Rede Globo:

Em 2016, em meio a maior concorrência já ocorrida por direitos da Série A, a resposta da Globo foi um novo formato de contratação, atendendo a anseios dos clubes, que batizamos de ‘Novo Modelo 2019-24’. Chegamos a acordos individuais com 37 clubes, mas que levam, pela primeira vez, a um formato coletivo e disponível a todos, onde critérios ligados a equilíbrio e meritocracia é que determinam a remuneração de cada clube na Série A, em vez dos valores predeterminados do formato anterior, vigente até 2018 e com apenas 18 clubes sob acordos plurianuais. Esse processo funcionou como ‘unir o útil ao agradável’: a abordagem foi capaz de promover um modelo coletivo para os clubes. O ‘Novo Modelo 2019-24’ jamais teve a pretensão de ser perfeito, seria impossível diante dos enormes desafios. Miramos um grande passo! Aprimoramentos, a partir de agora, dependem do reconhecimento dos avanços conquistados, e, sobretudo, dos passos que a partir deles podem ser dados“, disse Fernando Manuel Pinto.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se não acha os valores justos não fecha o contrato simples e se sentiu prejudicado comparecer ao Procon

  • ATLÉTICO PA VÁ CRESCER DEPOIS AGENTE CONVERSA A AUDIENCIA NA “TNT” NAO FOI SUFICIENTE?

  • Por isso que chamam flamenguista de molambo…..se acham a ultima bolacha do pacote, mas ate dias atras faziam 40 anos que não ganhavam titulo internacional, e só venceram agora, porque a mafia do dinheiro e o favorecimento da Globo empurraram, porque fazer time COMPETENTE e VENCEDOR com pouco dinheiro o Flamengo nunca vai conseguir.
    Podem ter a maior torcida do país, mas de que adianta bater no peito e se dizer torcedor , se 95% dos torcedores nunca viram seu time no estadio, ????Tem cabimento isso???

  • Esses mulambos acham que o Flamengo é o Real Madrid na verdade é uma putinha da Rede Globo

  • Vocês tem que engolir que aqui é Flamengo não é qualquer timinho que tem pó ai!

  • Até hoje querem tirar o título de 87 do Flamengo e vc não vê nenhum clube a favor do Flamengo então o Flamengo não tem que ser bonzinho com ninguém tem que monopolizar mesmo que cada um corra atrás do seu prejuízo quantas vezes nos chamaram de falido sem dinheiro quero que todos se fodam SRN?⚫?⚫

  • Falou pouco, mas falou a verdade. Queria ver se a Band, ou outra TV, voltasse a transmitir, em rede nacional o campeonato Paulista. O Flamengo só é grande por que temos um monopólio de transmissão, no Brasil inteiro. Infelizmente, Temos apenas uma emissora de TV grande, Que acha que o Brasil é apenas o Rio de Janeiro. Mas, um dia tudo acaba.

  • Time de torcida pequena vai tomar no rabo,kkkkkkkkkkkkkkk ninguém tem culpa se o flamengo rende muito mais audiência…

  • Caramba! Lendo comentários aqui vi uma postagem deste senhor ROBERT que chama outros que são contrários as suas ideias de analfabetos. Ah! Amigo, analfabeto é você, pois aprende a escrever e formar palavras e depois venha aqui comentar, pois não pense que com suas agressões e inveja por ser o Flamengo o clube de maior torcida do Brasil onde ultrapassa a barreira de mais de 50 milhões de torcedores. Amigo seja sensato e aprenda a aceitar o óbvio.

  • O Interessante que esse Presidente se aliou a TURNER Canal Interativo, onde dizia que esta emissora daria aos clubes filiados a verdadeira divisão igualitária de valores de cotas de TV, mas meses após dirigentes do Bahia descobriram que o Palmeiras teria recebido R$ 100 milhões, R$ 60 milhões a mais do que o restante dos clubes, mas para prevalecer as suas ideias esse idiota ignora e não fala nada sobre o ocorrido. Ah! Petraglia só burro ou idiota como você para fazer comparações de um clube gigante ( Flamengo ) com o seu pequeno ( Athético ). Acorda Múmia.

  • Quando tiveram oportunidade de mostrar audiência em um canal independente(facebook) qual foi o resultado? Flamengo e San Jose recorde de audiência

  • Confira a declaração do diretor de direitos com futebol da Rede Globo: “Em 2016, em meio a maior concorrência já ocorrida por direitos da Série A, a resposta da Globo foi um novo formato de contratação, atendendo a anseios dos clubes, que batizamos de ‘Novo Modelo 2019-24’. Chegamos a acordos individuais com 37 clubes, mas que levam, pela primeira vez, a um formato coletivo e disponível a todos, onde critérios ligados a ‘equilíbrio e meritocracia’ é que determinam a remuneração de cada clube na Série A, em vez dos valores predeterminados do formato anterior, vigente até 2018 e com apenas 18 clubes sob acordos plurianuais”.

  • SOU ATLETICANO E O PETRÁGLIA FALA DEMAIS, OS TAIS CLUBES GRANDES NÃO VIVEM DE COTA DE TV E SIM DA LAVAGEM DE DINHEIRO, DA POLÍTICA, SÓ TORCEDORES FANÁTICOS SE FINGEM DE CEGOS, OS TIMES DO RIO E SÃO PAULO SOBREVIVEM DE DINHEIRO SUJO, E POR FALAR EM TV, A GLOBO TAMBÉM, A MAMATA UM DIA ACABA, MORO NELES BOLSONARO.

  • Robert babaca nunca deve ter saido de terras paulistanas na qual o Flamengo é a quinta maior torcida. Morei em Goiás e digo que la 70% é Flamengo, Minas 40% no mínimo, nordeste 60z%, Norte 70%. Kkkk Têmis é 70 milhões e não 40.

  • O Flamengo e sou campeã tem muito para chagar o Atlético paranaense aí não foi kkkkk

  • O Corinthians recebe os mesmos valores que o Flamengo recebe e ninguém reclama do Corinthians. É claro que dá mais audiência reclamar do Mengão. Por aí já se tira a prova de que a TV tá certa em pagar mais a quem tem milhões de torcedores. Presidente do Atlético é chorão, vitimista.

  • Não precisa nem dizer que esse imbecil é amigo da famiglia miliciana. Isso é o que eles chamam de meritocracia: pra nós tudo, pros outros nada. E tome véio da Havan na cabeça!

  • POR FAVOR NÃO DÊEM RESPOSTA PRA ESSE GAGA…..UNS DIAS DESSE TAVA QUASE MORTO, AGORA QUER APARECER NAS CUSTAS DO FLAMENGO….

  • Acho que a coluna não deveria dar espaço para esse babaca.
    O que ele esquece, muito convenientemente, é que o modelo vigente contou com a concordância dos dirigentes de todos os clubes envolvidos.
    E o que esse idiota faz mais questão ainda de esquecer é que a torcida do Atlético é local, meramente local. A TV não é uma instituição beneficente, logo, não pode distribuir suas cotas igualmente entre um time de milhões de torcedores e outro de pouco mais de um milhão, se tanto.
    O que está se vendo atualmente é um bando de dirigentes, técnicos, jogadores e torcedores invejosos que pretendem aparecer atacando o Mengão.
    E esse Robert? Se quer aparecer, sai da fila mané.

  • Vende a cota de TV para o esporte interativo.

  • Robert seu racista fdp. Quer dizer que aí em sp ninguém assistido flamengo.da próxima vez que jogarmos no Pacaembu, você compra um pacote de bolacha e vai assistir . Mas leva a patroa. Obs: chega cedo

  • Só rindo mesmo ! O dia que o atlético tiver 40 milhões de torcedodores e por um milhão de torcedores nos estádios durante o ano , investir pelo menos 200 milhões no futebol aí assim talvez ele será ouvido . Por enquanto fica só com os secadores bunda suja aqui do Rio .

  • Querem receber mesmo valor do Flamengo a televisão da audiência com o Flamengo se jogar flamengo e Avaí vai dar audiência se jogar atlético e Avaí não é a mesma coisa ser a que é difícil pra ele entender

  • OTO

  • Boca de sapo, Ganha mais que é melhor, quem dá maior retorno, quem investe mais. Ao invés de ciuminho besta, arregaça as mangas e faz o que o Fla tem feito. Se isso acontecer ai sim vc pode reclamar, do contrario mantenha-se e ao seu time na insignificância que lhes cabem.

  • Para quem tem um patrocinador merreca igual a tal de Havan, vai reclamar de que? Vai brigar com o Coritiba que este sim, está no seu nível.

  • Meu caro robert, se tu é são paulino o que está fazendo aqui na página do Fla?
    Quer somente incomodar com seu complexo de vira latas, ou está louca para ganhar um macho?
    Sendo tricolete vc deve estar doido é pra dar uma meia hora de cú com relógio parado.
    Vai se fuder seu cú sujo!

  • Não entendo pq não falam do Corinthians. Todos só atacam o Flamengo. O Atlético Paranaense tem uma torcida e audiência pequena, quase bairrista, e quer o mesmo que flamengo, Corinthians e São Paulo. É digo mais, o flamengo tem mais torcida no sul do que este time. SRN!!!

  • Futebol é negócio, quem vende mais, recebe mais, o que esse senhor está propondo é a vantagem ao seu negócio, sem vender mais que os outros, simples assim, não sei se ele é empresário, se for, gostaria de vê-lo propor, a divisão dos seus ganhos, entre todas as empresas, a Globo poderia dividir os seus ganhos entre todas as emissoras, enfim, papo de comunista ou esquerdopatas, por isso que o nosso Brasil está do jeito que estar, ele e muito mais beneficiado que o Flamengo e ainda reclama, recebe acima do que merece, com um produto mais barato e muito inferior, quem não tem competência, não se estabelece, na hora de vender jogadores, ele mete a mão, nos vendeu o Cirino nos causando mais de 30 milhões de prejuízo…

  • Qual o tamaho da torcida do Flamengo? 40 milhões como falam na imprensa? Exagero?
    Talvez seja. Vamos reduzir pela metade? 20 milhões? OK
    Qual o tamanho da torcida do Athetico? Um mihão, um mihão e quinhentos? segundo pesquisas da Gazeta do Povo? OK pode estar errada? Vamos dobrar? 3 milhões? OK
    Então 20 dividido por 3 igual a 6,6 OK?
    Logo o Flamengo deveria receber 6,6 vezes a mais que o Athetico, pois torcida significa audiência. Ou estou errado?

  • Um Clubista cego querendo guiar cegos. Todos sabem que a divisão é injusta. Sou totalmente a favor de mudança na legislação pra que investimento internacional seja feito nos clubes como empresa. Sou São Paulino e afirmo que aqui em SP maior cidade do País, ninguém vê Flalixo que se quer tem estádio maior que o Athletico. E que esse papinho de que o Brasil torce pro flamerda só engana moradores mortos de fome das comunidades cariocas e nordestinos semianalfabetos.

  • Será que ele aceita ganhar o mesmo valor que qualquer outro time no campeonato Paranaense. ?

  • É bem sinples quando seu clube atingir 40 milhões de torcedores e dar recorde de público e audiência ai sim vc venha falar de desigualdade, a tv é uma empresa e investe em que é mais rentável,trocando em miudos o Mengão e ouro e o seu atlético e a prata….ja está imaginando o declínio de seu timeco,vc não teve nem competência para segurar o técnico que fez a diferença em seu time….

  • Na verdade, ele fala em favorecimento ao FLA, mas o que ele pleiteia é favorecimento ao seu clube, que não possuem nem 10% da torcida do FLA, isso sim seria injusto, nós torcedores do Fla, pagaríamos para outros clubes, é o mesmo que estimular, que a meritocracia só quando atender os interesses do seu clube, isso é bem Brasil, sem fazer o menor esforço para possuir, receberem igual sem o menor esforço, o FLA recebe retorno, que a sua própria torcida paga, e a mídia simplesmente retorna, uma parte bem menor do que ganha com o Fla, se as partes fossem iguais, eu torcedor do Fla, não adquiria “pay per view”, o qual o meu clube não teria nenhum benefício, eu quero ver ele propor a divisão por igual, aos clubes inferiores do seu estado, e de todo o Brasil, aí sim, teríamos um futebol medíocre, inferior ao da segunda divisão, o choro é livre…

  • Nem terminei de ler!
    Mais um comuna querendo receber pelo que não entrega.

  • Vcs querem ganhar a mesma cota que o Flamengo? Fala sério, nos somos outro patamar babaca.

  • O Athletico PR dá os mesmos índices de audiência? Se não dá, fica quietinho! A verba da TV é privada e, sendo assim, se baseia em índices econômico-financeiros! Eles sabem disso, mas se fazem de bobinhos!

  • Quem é o Aflético na fila do pão? Ta dizendo que o Flamengo não tem títulos? Os títulos que o Flamengo tem vocês NUNCA terão! Fica quietinho aí que seu time foi ganhar alguma coisa só agora… mero figurante no Brasil!

Comentários não são permitidos.