Exclusiva com correspondente: como o Liverpool e seus torcedores enxergam o Flamengo e o Mundial

Por: Bernardo Benevides e Higor Neves

Outro patamar: após garantir os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, o Flamengo está em seu último dia de preparação antes de entrar em campo pelo Mundial Interclubes. O primeiro adversário do Fla será o Al-Hilal, principal clube da Arábia Saudita. No entanto, para a torcida rubro-negra, é impossível não pensar em uma reedição da final do Mundial de 1981, quando o Rubro-Negro encarou o Liverpool, da Inglaterra. Em meio a isso, reportagem do Coluna do Fla entrou em contato com Renato Senise, correspondente do DAZN e da Rede TV em Londres, para saber mais sobre o atual campeão da Champions League.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, com o Banco BS2!


Durante o bate papo, Renato falou sobre diversos pontos relacionados ao Liverpool, como preparação para a competição, forma como jogadores e torcida encaram o Mundial, além da expectativa para o possível embate entre os campeões da América do Sul e da Europa.

— A minha expectativa é de um bom jogo (se houver Flamengo x Liverpool). Eu acho que o Liverpool é um time melhor que o do Flamengo, só que o Flamengo chega com muita empolgação pro jogo. Flamengo tem jogadores talentosíssimos que podem sim definir uma partida: Gabriel já demonstrou isso, Bruno Henrique também. Flamengo tem defensores experientes, os laterais fazem toda a diferença até para marcar o ataque do Liverpool, os laterais sofrem muito na direita com Salah e na esquerda com Mané, e o você ter dois laterais experientes como Rafinha e Filipe Luís pode fazer a diferença.

— O que pode fazer a diferença é justamente isso: o peso maior que o Flamengo da para a competição. Querendo ou não, os jogadores do Liverpool são profissionais e é impressionante como eles jogam de verdade todas as partidas. Eu prevejo um jogo equilibrado, se tivesse que arriscar, eu arriscaria no Liverpool, mas acho que dá jogo -, destacou na sequência.

CONFIRA OS OUTROS PONTOS DO BATE-PAPO

Como Liverpool está se preparando para o Mundial de Clubes?

A verdade é que o Liverpool não está fazendo nenhuma preparação especial para o Mundial de Clubes. O Liverpool está disputando a Premier, que é grande prioridade desta temporada, que nunca venceram na era moderna, são 30 anos sem conquistar o Campeonato Inglês. Eles disputaram uma partida importantíssima na Champions League, se perdessem, poderiam ser eliminados, jogaram com força máxima. Então não existe preparação nenhuma para o Liverpool no Mundial, o que eles estão fazendo, que o Klopp nunca tinha feito, é o rodízio de jogadores, mas nada especifico.

O Liverpool, apesar de ser hexacampeão da UCL, jamais conquistou um mundial. Você acha que, por parte da torcida e/ou dos jogadores, existe essa cobrança?

Não existe nenhuma cobrança, de verdade. Eu fiz entrevistas recentes com torcedores, a maioria nem sabe os jogadores que o Flamengo tem, a maioria nem lembra que o time disputou o Mundial contra o Flamengo. A maioria considera o Mundial como a terceira ou quarta opção pra eles. Isso é fato. Eu entrevista muitos torcedores para falar sobre isso, principalmente após a vitória do Flamengo na Libertadores, são pouquíssimos que lembrar da final de 81, por exemplo, para não falar ninguém. Eu perguntei se eles sabiam algum jogador histórico do Flamengo: ninguém sabia, o Zico sim, mas não sabia que ele jogava no Flamengo. Realmente o Mundial na Inglaterra é visto como um torneio se força menor. Isso não é empáfia dos ingleses, eles simplesmente não tem identificação com a competição. O brasileiro só da tanta força para o Mundial porque existe a possibilidade de ganhar de um gigante europeu.

O Liverpool vai para o Mundial sem Fabinho e Matip. Essas baixas são preocupações da equipe, ou a sensação é de tranquilidade com os reservas?

Quando Fabinho se machucou, foi um baque aqui, porque Fabinho vinha sendo o cara do meio-campo do Liverpool. E como eu disse, o Klopp não rodava o elenco, parecia que eram os 11 ali e se perdesse algum dos 11, o time poderia cair de rendimento, mas depois da lesão do Fabinho, o Keita voltou de lesão. Inicialmente pensou-se que o Fabinho faria muita falta para o Liverpool, mas na verdade que, por enquanto, ele não tem feito. O Keita está ocupando bem essa função, mas quando ele joga com Keita, Henderson e Wijnaldum dão uma atrasado no meio-campo. Quando o Matip se machucou, ele estava jogando até melhor que o Van Dijk, e o Lovren, que é o reserva imediato, ninguém confia muito nele, mas o time está tão bem montado, que não tem surtido muito efeito essas mudanças.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jhonatas o Santos foi vice amigão.

  • Quem escreveu esse texto merece ser demitido! Cheio de erro de português, pelo amor de Deus!

  • Times que não se preocupam com o Mundial é pq nunca ganharam, kkkkkkk
    Mengão quer ganhar tudo, e vamos torcer pra ser Campeão Mundial tb.
    Ah, hj tem gol do Gabigol.

  • Libero todos os canais de TV (TELECINE, PREMIERE FC, COMBATE, HBO, DISCOVERY, INFANTIS, ADULTOS, ETC) e coloco 2.300 filmes e 280 séries completas por apenas R$ 35 mensais. Teste de 2 horas grátis. Sem antena! Basta ter internet! Pare de pagar entre 200 e 400 para ter bons canais de TV. Meu WhatsApp: 21 988788640

  • E o santos??? Vcs disseram a mesma coisas não??

  • Vai dar LIVERPOOL nesse mundial, nada contra o FLAMENGO, não acompanho o futebol brasileiro só europeu e sou LIVERPOOL de coração! se o FLAMENGO vencer vou ficar feliz pelo Brasil! Vamo que vamo! Vou torcer pro brasil amanhã!

  • É isso aí, claro que se vier o título será legal, mas esse mundial é só mais um torneio para encher os cofres da fifa.
    Se não der, ninguém vai ficar triste com isso.

  • Sabem quem liga a merda desse mundial??
    NINGUÉM

  • Vi o Jogo Liverpool 2×0 Watford e o time adversario perdeu 3 chances bizarras de cara com o goleiro Alisson era só empurrar pra dentro do gol….com certeza gabigol ou b. henrique não perde essas chances.

  • Bom, quem sabe depois de levarem uma boa cacetada na final, eles passam a valorizar mais esse torneio? É certo que eles nessa temporada tem o Campeonato Inglês como prioridade, já que não o vencem há 30 anos, mas o Flamengo, se chegar à final, não tem nada com isso. Mas antes tem o Al-Hilal. Agora mudando de assunto, o Flamengo levou 10 anos pra vencer novamente o Brasileiro, e os antis provocaram, debocharam, etc… O Liverpool está há 30 anos sem vencer a Premier League. E sabem por que? Porque na Inglaterra não tem CBF, e ao que parece o britânico é meritocrata. Se fosse por aqui já tinham dado um “jeitinho” do Liverpool ser campeão, com as arbitragens validando gols com a mão, em impedimentos escandalosos, com expulsões de adversários, farta distribuição de cartões amarelos aos adversários, pênaltis aos 44 do segundo tempo e, finalmente, generosos acréscimos de 10, 15 minutos, até que fizessem o gol salvador. Mas o Liverpool é de Liverpool, e não de São Paulo. Se fosse….rs

  • Nós também não conhecemos os jogadores do Liverpool com as exceções de Salah e os brasileiros que jogam lá, eles conhecem Filipe Luis e Rafinha aqui, não vejo nada de mais. Penso também que o Brasileirão e a libertadores são mais importantes do que esse mundial.

  • Nao é so em inglaterra q nao ligam para esse mundial..é na europa inteira, facto!

  • Realmente europeu não liga para o Mundial, pra falar a verdade eu tbm não dou o mesmo peso do Mundial pra libertadores, pra mim, ganhar a libertadores é muito mais importante que o Mundial, pra ir alem, ganhar o brasileiro é mais importante que o Mundial. Prefiro o Flamengo no campeão da libertadores e brasileiro em 2020 do que campeão mundial. PS. Quero muito que o Flamengo ganhe esse mundial.

  • kkkkkkkkkkk, que piada, lorota escrota essa. Em dez de 81 já disseram que os jogadores do Liverpool estavam bêbados e que até o goleiro havia se vendido, o goleiro do time da rainha da Inglaterra iria se vender para o Flamengo naquela época?? hahahahah, que piada isso, agora os jogadores que entraram bêbados.
    Se o Flamengo chegar na final contra esse time e ganhar, todos os antis e invejosos irão dizer que o Liverpool que não ligava para o jogo, se ganharem, irão fazer uma festa infernal.
    Detalhe: milhões de brasileiros também nunca ouviram falar do Liverpool e muito menos sabem os nomes dos jogadores deles, eu mesmo só ouvi falar de 2, o resto nunca ouvi falar, então vão pro inferno, imprensa maldita, bairrista e paulista.