Landim revela total gasto pelo Fla em contratações e dispara sobre antiga gestão: “Compravam jogadores ruins”

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

O Flamengo investiu pesado na montagem do elenco para a temporada de 2019, trazendo nomes badalados para a equipe. A tática funcionou, e o Rubro-Negro se sagrou campeão da Libertadores e também do Brasileiro. Em entrevista concedida ao SporTV, o presidente Rodolfo Landim revelou o quanto foi gasto na construção do plantel e criticou a antiga gestão.

– Gastamos cerca de R$ 280 milhões (para montar o elenco), mas acredito que a gente fez uma dívida de longo prazo. O Flamengo comprava jogadores ruins, aí tinha que vender para comprar novos jogadores nos anos seguintes. O que a gente correu foi um risco, porque nós tínhamos que comprar jogadores que viessem a ter um alto desempenho -, disse o mandatário.

Não poderiam ser jogadores que venderíamos no futuro, porque teríamos que vender por, no máximo, o preço que compramos no mercado, sem valorizar. Aí precisaríamos de mais recursos para comprar jogadores. O que fizemos foi vincular jogadores por um período maior ao clube e comprar a prazo, dividindo o custo por dois a três anos, de forma para encaixar no orçamento e poder melhorar o plantel nos anos subsequentes, com o Flamengo tendo aumento de receitas, receitas essas de bilheteria, sócios-torcedores, patrocínios e premiações por conquistas. Ou seja, transformar o ciclo vicioso em um ciclo virtuoso, crescendo a capacidade de investimento do clube -, explicou.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, ative sua conta no Banco BS2!


Campeão da América, o Flamengo adquiriu vaga para o Mundial de Clubes da FIFA, em Doha, no Catar. O Rubro-Negro estreia nesta terça-feira (17), contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que deixou para trás o Espérance, da Tunísia. O duelo acontece no Khalifa Stadium, às 14h30 (horário de Brasília).

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • É bom que esse paspalho fanfarrão continue vomitando essas suas imbecilidades e demonstrações de medo do EBM. Próxima eleição Landim pode ser TETRA mundial que leva uma goleada de votos do MELHOR PRESIDENTE que o CR Flamengo já teve. É Eduardo Bandeira de Mello de novo para comandar muito mais conquistas que esse idiota.

  • Essa declaração me soa recalcada… No final das contas, ele só teve a grana porque o seu predecessor lhe deixou um caixa e as contas equacionadas…

  • Caramba! Quando o Landim fala sobre R$ 280 milhões gastos na compra de atletas diz que esses valores serão pagas a longo prazo, mas não menciona que tinha cerca de R$ 130 milhões para ser investidos na compra de atletas e ainda tivemos mais R$ 114 milhões com venda de atletas como: H. Dourado 18 milhões, F. Uribe R$ 5,5 milhões, J. Lucas R$ 27,7 milhões, L. Duarte R$ 29,5 milhões, Cuéllar R$ 34 milhões, totalizando com venda desses atletas R$ 114,7 milhões + Paqueta = 244,7 milhões. Pergunto: Porque o Landim procura frisar somente as despesas de contratações e porque ignora o valor arrecadado com venda de atletas. Isso parece até que estão escondendo algo.

  • Casa arrumada, tudo em dia, muitos ou todos os clubes do Brasil querendo um EBM e a pessoa (Landim) perde a oportunidade de reconhecer a grandiosidade e inteligência do gestor anterior… parece-me inveja, puro recalque, pois ele sabe que não faria o que BM fez. Senti falta do BM nas comemorações de títulos, tudo isso também deveria ser compartilhado com ele.

  • Bandeira é ídolo porque fez exatamente o que prometeu, hoje dá pra correr risco, mas antigamente não dava, cada um tem seu mérito, Bandeira foi muito criticado quando estava na Presidência, Landim tem que aguardar a sua vez, também será reconhecido, não precisa atacar a gestão passada.

  • Ta na cara que nào vai ficar só assim, o rombo vai aparecer e nào vai demorar muito, já começou se aliando com o marcio braga que só detonou o clube, falar mal da gestào do Bandeira, só sendo cego para nào ver o que ele fez. EBM = o melhor presidenque que o FLA já teve e jamais terá outro igual.

  • Deveria agradecer a gestão anterior, pq se não fosse ela a atual gestão não conseguiria contratar jogadores de ponta e montar um elenco forte.

  • Ele pegou os frutos do trabalho de Bandeira e já está mostrando as suas garras em apenas um ano,ele acha mesmo que o que ele anda falando que as receitas baixaram? Que o Flamengo não chegará a ser bilionario este ano! Cresce tudo,publico pagante, titulos,sócio torcedor,vendemos na mesma proporção que conpramos, cota de tv será maior ano que vem,mais patrocínio até porque já estamos clasificados para 2021 etç….falaria o dia todo, dizer que só vai comprar 130 milhões e o resto vai para o bolso é? Com um milhão de pagantes a 50 reais um pelo outro já da meio milhão,acrescenta ai 300 milhões da cota da globo,fora a cota dos jogos em portugal,meu parça só ai daria os 900 milhões que vc sitou,falta ai patrocinador master,vendas etç abre o olho gente….Landim calado vc é um poeta…

  • A verdade doi e as banderet’s se rasgam ouvindo . A gestao Bandeira tbm investiu muito! Berrio, Diego, Guerrero, Muralha, Rodinei, René etc. Todos custaram aos cofres do Flamengo. Negar q hj o dinheiro do Fla é muito mais bem investido do q na era Bandeira é cegueira idolatria.

  • Desnecessário, deveria era agradecer a administração anterior Pois foi ela que deu condição de ser investido esse dinheiro todo, o Bandeira sempre será reconhecido por ser um dos responsáveis pela recuperação financeira do Flamengo, bola fora do Landim com essa demonstração sempre explícita de querer desmerecer a administração do Bandeira de Mello.

  • Se tivesse pego o flamengo em 2015 duvido que tava falando tanta babozeiras

  • Esse landin já está de mando nojo, mais um político oportunista. O bom gestor não fica menosprezando o antecessor. Ainda mais sendo uma gestão igual a que tivemos com o bandeira. Algumas coisas nessa gestão já está me deixando desconfiado com a idoneidade deles(baixaram a multa do reinier pela metade, nunca deixaram claro quanto é a multa do B.Henrique.

  • Muito mal Landim, desnecessária essa critica. As contratações desse ano foram excelentes mas se o Abel Braga ainda estivesse no clube não ganharíamos NADA! E a SORTE foi o JJ ter vindo, mesmo com o excelente elenco!

  • Lamentável a postura do Landim. Sou fã dessa gestão, mas Bandeira é o meu ídolo. Pegou o Flamengo na época difícil e entregou um filet mignon nas mãos da nova gestão, que tem seus méritos também, pois contrataram maravilhosamente bem e são excelente administradores. Apenas acho que deveriam reconhecer o trabalho do EBM. Vaidade pura. Como disse, lamentável.

  • Na boa, isso mostra oportunismo e mau caratismo do Landim, pois, se ele teve dinheiro pra comprar, foi por que o Bandeira, com sua adm. exemplar, fez !!!! Tenha hombridade e caráter, Landim !!!!

  • Com a mamãe Rede Globo fica fácil montar um elenco de 280 milhões esses mulambos é tudo putinha da globo

  • Cala boca landim, vc trabalhando manda muito bem, e d boca fechada é um poeta…
    Teve algumas mal contratação sim, mas quem eles iriam contratar com o clube falido sem dinheiro, devia pra todo mundo ñ tinha crediário no mercado, bem vc falou q tá contratando pra pagar em vários anos, porque será? Pra quem ficou o dinheiro dos garotos q foram vendidos?
    Olha vamos abrir o olha pra esse cara ñ fazer merda no Flamengo… Cala a boca e vai trabalhar, nisso vc está tendo sussesso e tem meu apoio

  • Só gostaria de ver estes pipoquiros pegarem o Flamengo com estava em 2013 financeiramente fruto tô time que montaram em 2009 pra ser campeão é os cofres se afundaram e nois torcedores ficarmos ouvindo frases de que o Flamengo finge que paga agente foge que joga. Montar time caros com dinheiro em caixa é fácil pagar as dívidas de contratos atrasados indenização de jogadores etc é outra história vocês pra serem corretos tinham de colocar o Bandeira ao seu lado e agradecer a ele seu monte de canalias vagabundos tenham respeito por quem reacendeu o nome do clube que não tinha moral pra compra balinha viado na feira de São Cristóvão monte de inbecis

  • Landim já escreveu seu nome na história e poderia ser mais elegante ao se referir a Bandeira de Mello, cuja maior falta foi quebrar a aliança da chapa azul original pelo desejo de se reeleger. Por outro lado, é reconhecido em todo o Brasil pela gestão competente e austera que pavimentou e sinalizou o caminho de conquistas que Landim começa a trilhar.

    Ambos têm características diversas, que acabaram sendo ideais para o momento em que ocuparam o cargo. Conservador e prudente como o bom executivo do setor financeiro que é, Bandeira teve a coragem de enfrentar a torcida e sacrificar o desempenho esportivo em prol de colocar a casa em ordem. Por outro lado, talvez lhe falte audácia para administrar um clube com recursos para passos mais ambiciosos.

    Landim, bem-sucedido empresário do setor privado, é ousado e toma riscos. Sem ele, talvez não tivéssemos o caro Arrascaeta, por exemplo, ou o inquieto Gabigol. Mas, dirigisse no clube nos difíceis anos de 2013 a 2015, é possível que falhasse em manter a gestão financeira fria e firme de um clube que ansiava por títulos.

  • Se fosse pra falar merda era melhor ficar calado e deixar o outro gordinho coordenar com palavras pois foi extremamente infeliz e a grande parte da torcida sabe que graças aose jogadores ruins ganhamos uma copa do Brasil ficamos em vice da sulá e do brasileiro além do que não caímos num tempo de austeridade financeira. Fica quieto e trabalha poeta!!

  • O Landim poderia ter ficado de boca fechada, afinal, todo Brasileiro sabe que o Bandeira transformou o Flamengo em time de primeira grandesa. Hoje, sair comprando o jogador que pretender é fácil, afinal, o que o Flamengo mais carecia, hoje possui,. “Credibilidade”. E isto não foi o grupo do Landim que construiu.

  • Perdeu a oportunidade de ficar calado. Eduardo Bandeira foi o cara que deu a condição para vcs fazerem estes gastos com as contratações. O senhor se cercou com dois caras que entendem muito de futebol que são o Brás e o Pelaipe. Lembrando que no começo do ano os senhores foram responsáveis pela contração do ultrapassado Abel. Lembrando tbm que as principais contratações chegaram no meio do ano como os laterais, o espanhol e o coringa Gerson. E com essas contratações sim colocaram o time no eixo junto com o técnico europeu. Do elenco titular 3 são da época Bandeira de Melo são eles D. Alves, Arão e E. Ribeiro fora os reservas que foram importantes na temporada Renê, Rodolfo, Diego e Vitinho. Então fica calado e se concentra no mundial e no planejamento para o ano que vem!!

  • Landim, tu tá gastando R$280 milhões pq o EB te proporcionou isso…
    Baixa tua bola antes que a nação tome birra de você.
    Fale bem dos seus feitos, mas não critique quem arrumou o Flamengo.

  • O pessoal viaja. Com todo o respeito ao Bandeira, mas ele era o menos brilhante e com curriculo de menos sucesso dentre os que criaram a chapa azul. Contudo, ele foi aqueçe que reuniap condiçoes de se candidatar. Ele nao concebeu o modelo de recuperaçai financeira. Apos o fim do primeiro mandato, por ter personalizado o projeto, quis alçar voo solo. Manteve algumas pessoas importantes e deu continuidsde. Contudo, na administraçao esportiva o seu modelo foi fracassado e era timido diante deste que vemos hj. Bandeira foi importante. Mas a atual administraçao, caso mantenha a austeridade, superará a anterior com sobras. E com todo o respeito, o Bandeira foi sempre um funcionario publico sem grande destaque perto do Langoni, Bap, Godinho e Landim.
    Será que é dificil enxergar a realidade. 9 brasileuro tem uma mania de procursr messias em tudo. O Bamdeira é o da vez. Mas esquecem seus protegidos

  • Desnecessário falar mal de Bandeira ele fez milagre no Flamengo

  • Desnecessário.

  • Agora é fácil contratar certo, queria ver se conseguiria gastar 280 milhões no início do mandato da gestão anterior. Pegou o caixa positivo e agora quer desfazer do Eduardo Bandeira. Tá pegando muito mal esta postura desse Landim.

  • EB ficará na história do Fla como o revolucionário na gestao da instituiçao, ele sim mudou o clube de patamar, apesar de nao ter deixado um time de estrelas, sanou débitos, adiquiriu credibilidade e ainda deixou caixa. Seja humilde Landim.

  • Lamentável os constantes ataques de Landim ao Bandeira. Landim herdou um clube totalmente diferente do que o Bandeira pegou. Comparações à parte, Bandeira, pra mim, sempre será lembrado como o presidente que mudou o Flamengo de patamar. Nada nem ninguém vai apagar o que o Bandeira fez pelo clube. Gratidão eterna ao EBM!

  • LANDIM, TE ADMIRO MAS, UM DOS MAIORES IDOLOS DO FLA , SE CHAMA EDUARDO BANDEIRA!!

  • O Landim perdeu uma grande oportunidade de ficar calado!!!
    Quero ver ele administrar o clube com as dívidas que o Bandeira herdou. Agora com dinheiro em caixa e crédito na praça é mole, seu fosse ele evitaria falar mal do Bandeira,pois está comprando uma briga com toda torcida Rubro Negra !!

  • O que temos nos jogadores nao temos no presidente!!! Humildade, gratidao e maturidade para nao alfinetar gestao anteriores…
    Faz uma boa gestao mas nao tem necessidade disso.

  • Que eu saiba só três jogadores itulares são da antiga gestão, não vários.

  • kkkkkkkkkkkk, Landim como sempre atacando, mas será que ele esquece que foi a sua turma que contratou o Carlos Eduardo que era uma Ameba que não corria em campo. Ah! Agora é mole, pois deram poder ao Marcos Braz esse sim é o verdadeiro entendedor de futebol. E outra até agora não conseguiu entender esse rombo de R$ 200 milhões, pois tínhamos uma previsão de arrecadação de R$ 750 milhões e arrecadamos cerca de R$ 900 milhões como tivemos um débito excedente tão grande. Acorda Landim, pois no futebol estamos indo bem mas nas finanças tenho minhas duvidas.

  • Discordo totalmente. Everton Ribeiro, Guerrero, Diego Ribas, Diego Alves, Rhodolfo, Renê, Vitinho… Eduardo Bandeira de Mello pode ter tido alguns erros de avaliação, mas sempre tentou fazer o melhor e contratou bem. É claro que Landim, Pelaipe e Marcos Braz foram de uma felicidade absurda, mas quem pavimentou a estrada do sucesso foi EBM.

  • Como meu pai dizia, administrar com dinheiro é fácil, quero ver sem.
    Não esqueça das vendas de Paquetá, Vinicius Jr.
    De Diego Souza, Diego Alves, Everton Ribeiro, entre outros.
    Lembre de q nosso clube não pagava a ninguém
    Não tínhamos crédito. Só história.
    Vcs são um segmento. Não esqueçam…

  • não tinha dinheiro pra comprar jogador bom, vários jogadores do time titular, são da antiga gestão…está gestão errou menos e não errou nada..encaixe perfeito.