Matheus Brum: “Dois argentinos e nosso grande ponto fraco”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Olá, companheiros e companheiras de Coluna do Fla. Como estão? De cabeça inchada com a derrota para o Santos? Ou tranquilos pois o confronto não valia nada? Pois é… não sei qual a sua resposta. Entretanto, este que vos fala, particularmente, não está de cabeça inchada. Contudo, também não estou tranquilo. E é isso que vou explorar neste texto de hoje.


Quer AJUDAR O MENGÃO e ter mais facilidade para adquirir seu ingresso? Abra sua conta e faça o depósito inicial para ativar!


A goleada na Vila Belmiro foi acachapante. Não vimos a cor da bola em território santista. Muitos podem pensar que este jogo não deve ser levado em consideração, pois o time entrou desleixado. Concordo, em partes. Houve uma falta de intensidade grande na partida. Mas, há muitos méritos na forma como Jorge Sampaoli armou o Santos e anulou nossas principais peças.

E o argentino foi direto no nosso ponto fraco: as jogadas pelas laterais. Sampa abriu Soteldo e Marinho pelos flancos, para explorar os espaços deixados por Rodinei e Filipe Luís. Pela direita, havia uma dificuldade de posicionamento pelo camisa 2. Já na esquerda, pesou um péssimo dia e a dificuldade de recomposição, pela lentidão. Há também que juntar, nesta equação, a falta de cobertura dos nossos volantes nas jogadas em velocidade.

Quando tínhamos a bola, éramos pragmáticos. Nada de velocidade na troca de passes ou movimentação entre os atacantes. Ficamos encaixotados dentro da marcação santista e o melhor ataque da competição não balançou as redes – algo que não acontecia, no Campeonato Brasileiro, desde a partida contra o Bahia.

Pois bem…. se você leu o texto até aqui, tenho quase certeza que pode estar pensando: “Ahh, o time não quis jogar. A cabeça está no Mundial”. De novo, concordo em partes. Estes mesmos problemas nós encontramos no dia 23 de novembro. Lembrou do dia? Sim! O mais importante dos últimos 38 anos, quando conquistamos o bi da Libertadores.

Montagem de dois lances, contra o River e contra o Santos, que mostram as falhas defensivas pelas laterais

Naquele confronto, um outro argentino, Marcelo Gallardo, também nos anulou ofensivamente e causou grande preocupação defensivamente. O River Plate entrou em campo marcando em cima. Muitas vezes, quando um jogador nosso recebia a bola, haviam três atletas adversários próximos, dificultando a troca de passes. Com isso, você vai se lembrar, a equipe apostou em bolas longas, muitas destas erradas.

Já na parte defensiva, os mesmos problemas. De la Cruz, principalmente, causava enormes problemas para nossos laterais. Borré, como centroavante, fazia o pivô, esperando a movimentação dos jogadores de lado. Foi assim que tomamos o gol dos argentinos – sem entrar em detalhes nas falhas defensivas, já faladas aqui em outro momento.

Portanto, temos que trazer deste confronto contra o Santos o seguinte: há técnicos, capacitados, que já enxergaram uma forma de conseguir parar nosso poderio ofensivo e escancarar nosso ponto fraco defensivo. E sabe porquê isso me incomoda? Porque o Liverpool, nosso possível adversário na final do Mundial, joga exatamente desta forma.

Klopp arma o Liverpool para explorar o pivô de Firmino e a velocidade de Salah e Mané. Tudo isso com o apoio do meio-campo, que infiltra no ataque e defende de forma compacta, pressionando para a roubada de bola.

Então, em 13 dias – a final é no dia 21 de dezembro – Jorge Jesus precisa acertar o time defensivamente. É preciso que nossos laterais não fiquem sempre no mano a mano com os atacantes do Liverpool. Arão, que falhou no gol contra o River e no 3º e 4º contra o Santos, precisa aprimorar o posicionamento defensivo e não marcar a bola e sim o jogador que infiltra.

O tempo é curto, eu sei. Mas, nos dois confrontos que tivemos, com treinadores capacitados e que, claramente, estudaram nosso modelo de jogo, passamos aperto. Em um, conseguimos a vitória com base na individualidade. Na outra, sofremos uma goleada. E, possivelmente, contra o terceiro grande treinador que iremos encarar, qual será o resultado? Se não arrumarmos estas falhas… nosso sonho pode se transformar em um pesadelo!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • FilipeLuis tem que sair.

  • Posso até estar sendo exagerado, mas eu nesse jogo entraria com o Renê no lugar do Felipe Luiz, deu o segundo gol para o Santos e o lance do gol do River começou com um erro dele, acredito que o Renê daria a alma e a vida em jogo desse, salah iria ter que se desdobrar pra jogar

  • Concordo plenamente não podemos fechar os olhos flamengo nem ameaçou o time do Santos seria burrice da nossa parte não levar em conta que o Liverpool é um grande time e ainda não perdeu, pra não acontecer como a seleção brasileira na copa do mundo contra a Alemanha.entao espero que o mister Jesus arrume o time.

  • Não concordo ! O River entrou para não deixar o Flamengo jogar , ganharam o meio campo , mas não fizeram nada , o gol saiu em falha do Arão e depois foi só chute de longa distância. Quando o gás dos caras diminuiu , o Fla estava muito mais perigoso , além de que não estávamos em um bom dia. Já contra o santos , não dá para ter parâmetro , Flamengo não entrou em campo.

  • concordo e também estou preocupado ,nossas laterais são muito lentos e nossos volantes também, espero que nosso técnico arrume a casa até o mundial ou a goleada será ainda maior

  • Tô nem ai, ganhamos em nível estadual, nacional e continental o Mundial é a cereja do bolo se vier será histórico se não vier não apagará os títulos importantes conquistados.

  • Concordo que o time nao entrou focado, mas o Ruindinei não merece vestir essa camisa. Vende , emprestaou dá essa coisa ruim. 3 gols nas costas desse cara. Horriiiiivel

  • Corretíssimo sua colocação é isso que me preocupo espero que esse período de treinamento sirva para isso é o Gerson volte a jogar aquela bola que vinha jogando ele caiu de produção e o time joga mal

  • O jogo de ontem serviu para que não fiquemos tão otimistas quanto a conquista do Mundial e depois decepcionados. Claro que podemos ganhar, mas a realidade nua e crua é que ainda temos um elenco abaixo do nível europeu. Muito em toda parte defensiva.

  • acho que o flamengo entro contra o santos pensando no mundial se voce valendo o santos podia ate ganha mais nao seria de goliada nao e outra coisa o klopp tecnico do liverpool nao ocnhece os jogadores do flamengo ele pode conhecer ser ver algum video do time acho essa conversa balela o jogo e jogado o lambari e pescado

  • Eu acho que que o treinador deveria colocar o time Reserva teriam mais motivação mostrarem mais futebol no momento, e mostariam que teriam condições de de ficar para 2020 .

  • Da nojo desses que se intitula Flamengo, o time ganhou tudo até momento junto a isso temos um mundial pra disputar e aí vem esses babacas, filhos da puta corneta o time só flata chamar o MISTER de burro.

    VAI TOMAR NO CÚ ARROMBADOS DE PLANTÃO

  • Nunca vai existir esquema que não pode ser anulado. Vide Barcelona e Real Madrid que são infininitamente melhores e perdem jogos no campeonato espanhol ja assisti jogos do Barcelona onde ele não conseguia jogar. Outra Rafinha é muito melhor que o Rodnei.
    O River parou o flamengo não só evitando a saida pelas laterais mas também usou uma marcação forte no Bruno Henrique evitando que ele fizesse o pivo e dominasse a bola. Nenhum time nunca mais vai perder o que pode se fazer é criar um padrão de jogo que gera regularidade o que foi muito bem feito no campeonato brasileiro. Agora libertadores tem que ganhar todos os jogos ja muda muito. O Flamengo ganhou duas competições diferentes pra mim o melhor time da atualidade na america do sul. É claro que o nivel do ano que vem vai aumentar e precisamos reforçar posições como as laterais que vão precisar de juventude em jogos mais intensos.

  • Torcida mais infantil, time acabou de ganhar tudo e quebrar todos os records , se eu fosse o J j e gabigol ia embora pro Corinthians a única torcida que apoio o time o resto

  • Felipe Luis tem jogado muito mal desde a final contra o River. Tem um bom passe pelo centro, mas dá muito espaço atrás e tem cometido erros técnicos. Se voltar a jogar mal na semi, tentaria o Renê numa possível final.

  • A partida de ontem deveria ser vista como um jogo-treino. Pode parecer absurdo, mas, para mim, JJ já sabia que o time iria perder de goleada para o Santos, instruindo os jogadores a se comportarem da maneira inusual que assistimos ontem para perceberem, na prática, as consequências nefastas que decorrem ao se deixar de jogar “a Flamengo”, sem intensidade, sem participação dos homens de frente no sistema defensivo, e dos jogadores de defesa, no sistema ofensiva. O Flamengo jogou à maneira de muitos outros times brasileiros, como jogaria, por exemplo, sob o comando de Abel. Nisso estava a lição que JJ pretendia dar ao grupo: a força do Flamengo reside no seu sistema de jogo, uma obra coletiva, o que contraria a opinião de muitos técnicos que atribuem o sucesso do Flamengo apenas à qualidade técnica de seus jogadores. Adotar conscientemente procedimentos contrários aos que foram praticados nos jogos anteriores é uma eficiente maneira de conscientizar os jogadores sobre os perigos desses erros. Entretanto, essa forma de ensinamento pelo erro deliberado, muito comum em treinos de judô, por exemplo, somente pode ser adotada quando o jogo não vale nada em termos de conquistas, pois a derrota é a demonstração necessária da lição. Por outro lado, se o técnico do Liverpool assistiu ao jogo de ontem contra o Santos, tirará conclusões equivocadas sobre as características do Flamengo.

  • Puta que pariu!!! Os caras após 29 jogos, perdem uma, nitidamente desfocados e começam as cornetadas. Mas vão transar ao invés de encher o saco. Até parece que só tem génio tático aqui…hahahahaha

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, COMBATE E CANAIS ADULTTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO WHATSAPP 11957540287

  • Perderam uma ( e perderam muito feio) e já começam as lamúrias. De maravilhoso, o time passa a ser fraco, inoperante, etc.
    Galera, é claro que, conhecendo nossa forma de jogar, os técnicos estudaram uma forma de neutralizá-la, não iam insistir em sistemas que fracassaram contra nós. Lembrem-se que o único time que não conseguimos vencer no Brasileiro foi o São Paulo.
    Uma coisa, porém, fica bem clara: temos que conseguir reservas à altura para Rafinha e Felipe Luís, uma vez que a idade já está pesando no desempenho.
    Só espero que o JJ encontre uma forma de melhorar a cobertura dos laterais para compensar essa situação.

  • E o Rodilindo? Sem comentários pra ele? Todas as vezes que joga, no mínimo deixa passar um ou dois gols em cima dele, sempre ele, muito fraco para estar no Flamengo, tomara que o time espanhol, que está negociando o passe dele, não tenha visto esse jogo. F. Luís também entregou um dessa vez. Flamengo não entrou em campo, foi pra cumprir tabela, e Santos jogou uma final, fora o Gabigol que perdeu dois que poderiam ter mudado a história do jogo.

  • O erro do Felipe Luís não tem a ver com questões físicas, foi um erro técnico, uma desatenção, que não se repetirá. Os jogadores do Flamengo só têm que estar focados.

  • CONCORDO 100%.

    FICOU CLARO QUE OS NOSSOS LATERAIS CONTINUAM SENDO PONTOS FRACOS DO TIME.

    CLARO QUE, PARA O NÍVEL DO FUTEBOL JOGADO NO BRASIL, RAFINHA E FELIPE LUÍS, SOBRAM MUITO FÁCIL, MAS QUANDO PEGARMOS OS PONTAS DO LIVERPOOL O PASSEIO PODE SER GRANDE.

    ONTEM OS NOSSOS LATERAIS NÃO VIRAM A COR DA BOLA. ÓBVIO QUE O RODINEI NÃO CHEGA NEM PERTO DA QUALIDADE DO RAFINHA, MAS MESMO O RAFINHA JÁ NÃO APRESENTA ASSIM UMA PERFORMANCE DE ALTO NÍVEL.

    SOBRE ONTEM AINDA, OLHA QUE OS PONTAS DO SANTOS, APESAR DE SEREM EXCELENTES, NÃO SÃO EXATAMENTE OS MAIORES CRAQUES DAS POSIÇÕES.

    MAS O PRINCIPAL, VAMOS SER SINCEROS, ARÃO E GÉRSON NÃO SÃO MARCADORES QUE SABEM JOGAR, SÃO JOGADORES QUE SABEM MARCAR, OU SEJA, A PRINCIPAL QUALIDADE DELES NÃO É A MARCAÇÃO E JÁ FAZ TEMPO QUE NEM SE LEMBRAM DISSO NOS JOGOS AQUELE 4X4 CONTRA OS VICES E O JOGO DE ONTEM PROVAM ISSO. JUNTA-SE A ISSO A DOIS LATERAIS QUE JÁ NÃO APRESENTAM SUAS MELHORES FORMAS FÍSICAS E TÉCNICAS, TÊM-SE UM QUADRO PREOCUPANTE.

    PARA O JOGO CONTRA O LIVERPOOL, É PROVÁVEL QUE AQUELE COLOMBIANO RUIVO FAÇA MUITA FALTA. INFELIZMENTE OS PROBLEMAS FAMILIARES NÃO O PERMITIRAM FICAR, PACIÊNCIA.

    AGORA, TANTO A SEMIFINAL QUANTO A FINAL É JOGO ÚNICO, NÉ? O LIVERPOOL É ATUALMENTE O MELHOR TIME DO MUNDO, MAS UM JOGO TUDO PODE ACONTECER. MAS ANTES PRECISAMOS VENCER A SEMIFINAL E SE JOGAR COMO CONTRA O SANTOS, SEI NÃO.

    MAS VAMOS NA FÉ!

  • o Goiás já havia feito esta marcação. o nosso jogo está previsivel e a decisão fica com o talento dos jogadores, mas uma vez bem vigiados e marcados…..

  • jose carlos Rodrigues barbosa carmen lucia ferreira barbosa em 09:21

    E perde um jogo que já começam as dúvidas, claro que sempre vi o Flamengo, mal na lateral esquerda com esse Felipe Luiz, nunca achei graça nesse jogador, e na direita o nosso reserva, sempre foi muito fraco, e além do mais, os caras sabendo de uma decisão de um mundial que a trinta e oito anos esperando, vão muito correr com a intensidade costumeira, a ponto de se confundirem mesmo, ninguém vai colocar o pé em dividida, isso não justifica também do time ter tomado 4 gols, aí e que acho porque, que o JJ não colocou os reservas, estariam correndo com a intensidade e se ganhariam ou não, seria outra história, mas goleada não tomariam, por que não iam deixar de dividir uma bola com certeza. Agora me coloca jogadores titulares sem pretensões mais alguma nesse brasileiro, para mim e muita burrice

  • Tivemos a oportunidade de abrir o marcador, através do Gabriel, e mais uma vez ele falhou. No primeiro gol Everton Ribeiro perdeu a bola no meio, no segundo Felipe Luís de de bandeja, no terceiro houve a falta, no quarto Rodinei deixou cruzar facilmente. Tudo falha, parece o Renato Gaúcho né? Mas é verdade, se o time jogar não acontece isso.

Comentários não são permitidos.