Por: Paula Mattos
O Flamengo embarca nesta sexta-feira (13), rumo a Doha, para disputar o Mundial de Clubes. O Rubro-Negro entra em campo no dia 17, contra o vencedor do duelo entre Al-Hilal e Espérance. A partida será disputada no estádio Khalifa International, às 14h30 (horário de Brasília). Assim como em Lima, no Peru, pela Libertadores, onde os rubro-negros compareceram em peso para acompanhar o Mais Querido, nos Emirados, não será diferente: o Mengão está classificado para a semifinal da competição, mas a Maior Torcida do Mundo já esgotou os ingressos disponibilizados para a grande final. Vai acompanhar o Fla em busca do bi? Confira os costumes locais e saiba o que pode ou não na capital do Catar.
A cidade:
Doha é um dos maiores centros de economia do Oriente Médio e sediará a Copa do Mundo de 2022. A capital do Catar tem um ‘que’ histórico, com construções contemporâneas e arranha-céus.
Como chegar:
A companhia Qatar é a única que faz voos diretos, partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As empresas LATAM, Turkish Airlines e British Airways também fazem a rota, porém com paradas durante o caminho. Os desembarques acontecem no Aeroporto Internacional de Doha, que fica a 10 km do centro.
De carro, você pode pegar a estrada de acesso do aeroporto e seguir pela direita, ao longo da via expressa Ras Abu Abboud. O trajeto demora cerca de 15 minutos.
De ônibus, algumas linhas saem diretamente do aeroporto e outras partem de outras cidades do Catar, todas em direção à capital. A primeira linha de metrô da cidade foi inaugurada em maio deste ano e está em funcionamento.
Onde se hospedar?
Os países Árabes são conhecidos por luxuosidade e, em Doha, não é diferente. Ainda que existam muitos hotéis cinco ou mais estrelas, há opções mais populares. Um dos mais conhecidos e de menor valor é o La Villa Palace Hotel, com diárias a partir de QAR 159
Como se locomover?
Programe-se. O transporte público da capital oferece limitadas opções de ônibus. O metro foi inaugurado mas também tem o serviço limitado. Os taxis, normalmente, funcionam mais à noite. Existe também a opção de aluguel de carros.
Onde comer?
As opções mais conhecidas são o Mikonnos, um restaurante grego, e o Ruby Wu’s, que é uma junção de especialidades da China e Catar. Há também restaurantes mais famosos e requintados, como o Gordon Ramsay Mediterranean Doha, Le Relais de L’entrecôte e Al Mourjan (o último, fica à beira-mar)
Turismo:
Passeio turístico pela cidade e atividades no deserto são as melhores opções para quem quiser curtir a Capital.
Costumes:
Completamente diferente do Brasil, os trajes ‘tapados’ são unanimidade em Doha. Homens com túnicas brancas e turbantes, e mulheres de preto, cobertas da cabeça aos pés, desfilam pelas ruas da capital. Uma lei local os proíbe de consumir bebidas alcoólicas e, em casos de situação extrema, o punições físicas fazem parte do código penal.
Regras locais:
COluna do Fla tambem é cultura!
Top essa reportagem, gostei, SRN.