Flamengo alega ‘descontos indevidos’ da Globo em pagamento por direitos de transmissão e cobra ressarcimento

Compartilhe com os amigos

Por: Higor Neves e Isabelle Costa 

Nos últimos anos, o Flamengo se tornou um dos maiores clubes do país, tanto na parte financeira quanto desportiva. Por isto, o Rubro-Negro segue com o protagonismo nos contratos de transmissão dos jogos da equipe profissional no Brasil, com o Grupo Globo. No entanto, a relação entre as partes se estremeceu após a falta de acordo para transmissão dos jogos do Campeonato Carioca de 2020. Além dessa polêmica, outro capítulo conturbado tem se desenhado entre o clube e a emissora, por conta de processo movido pelo Flamengo, em relação a pagamentos ligados à “Oferta Direita de Jogos” do Campeonato Brasileiro.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Em processo movido pelo Flamengo, o clube alega que o Grupo Globo realizou descontos indevidos nos pagamentos por direitos de transmissão dos jogos. De acordo com o documento obtido pela reportagem do Coluna do Fla, o clube Rubro-Negro destacou que o Grupo Globo realizou descontos além dos impostos previstos. Sendo assim, o Flamengo pede que o Grupo Globo seja condenado e cobra ressarcimento da emissora.

Tal questão estaria relacionada ao cálculo do conceito tratado como “receita líquida”. No contrato assinado entre o clube e o Grupo Globo, é estabelecido que o Rubro-Negro teria direito a 50% do lucro adquirido com “assinatura ou compra avulsa” para assistir aos jogos do Fla. Essa quantia seria obtida após retirar custos dos impostos da receita bruta (valor total arrecadado). A emissora, no entanto, teria incluído custos com comissões pagas a empresas secundárias e demais gastos com a operação no cálculo, assim reduzindo o valor repassado ao clube.

Trecho do documento que explica a repartição dos lucros com as ‘assinaturas e vendas avulsas’.

Na sequência, o Flamengo esclarece quais deveriam ser os reais valores descontados pela emissora. Isso porque, o Grupo Globo estaria repassando 50% do “lucro da operação”, e não a “receita líquida”. Além disso, o clube não estipula um valor a ser ressarcido, contudo, projeta que a diferença será apurada ao longo do processo.

Flamengo alega cobranças indevidas e indica procedimento a ser seguido judicialmente.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vou também cancelar o premiere.

  • Concordo com a decisão do Flamengo. A Globo se acha muito grande e protagonista do espetáculo futebol, esqueceu que agora o Flamengo é um dos maiores do mundo e é que na verdade protagoniza o grande espetáculo do futebol brasileiro. Não desmerecendo as torcidas e de outras agremiações futebolística brasileira, já que esses times também são grande agremiação e merece ser respeitadas, mas o Flamengo não é mais um timinho qualquer. O o Mengão vai, a casa enche e a audiências são maiores que demais agremiações. É fato que torcedores de outros times deixam de assistir os jogos do seus time para ver o Flamengo jogar, claro com a desculpa de querer secar. É sabido que o Mengão é o único time do mundo que tem duas torcidas, : a maior do mundo a favor e o restante contra! Portanto a Globo tem que deixar de querer ser espertinha e respeitar o Maior do Mundo!

  • Em vez de falar merda cancelei o premier pra essa Globo lixo ver qm manda no futebol

  • Olha, isso é arriscado hein
    vocês lembram do que aconteceu com o Vasco depois que peitou a globo, não lembram?

    A diretoria tá se arriscando demais

  • Mengao vamos pra Fox ou Band deixa essa Globo para os outros time,no caso o Fluminense pra eles se erguer.???

  • Quanta soberba….fico triste pelo meu time de coração…deviam saber que o mundo dar voltas não é bom isso cuidado…..

  • É, por essa a globolixo não esperava. kkkkkkkkkk
    Para quem conhece um pouco o conceito. a Receita Líquida, nada mais é do que o resultado da Receita Bruta, menos suas devoluções, impostos destacados na nota fiscal e os descontos comerciais. Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida. Imagina a quanto tempo isso vem sendo feito, hein? Se for realmente isso, não tenho dúvidas de que o clube sairá vencedor.

  • Deveríamos partir pra Fox/ESPN. Daí a gente toca fogo nesse Brasileiro, e deixa a Globo, definitivamente, na merda. Bando de fdp’s!

  • Vamos ver se agora alguns ditos Flamenguistas param de vir aqui falar merda, dizendo que o Flamengo está errado, que o Flamengo está soberba, que a diretoria é isso e aquilo. Vão tomar no cu seus fdps! Em primeiro lugar está o Flamengo sempre! Teve um idiota no outro post sobre o assunto que disse que a Globo sempre ajudou o Flamengo. A Globo sempre viu o lado dela. Roberto Marinho, desde cedo já sabia que o Flamengo era uma máquina pra ELE ganhar dinheiro. Agora o Flamengo começa a exigir sua fatia no bolo. Globolixo nunca prestou, sempre foram podres, sempre visaram somente o dinheiro. E nada melhor que usar o Flamengo para isso. Enfim… Parem de falar merda, parem de defender a Globolixo. Flamengo em primeiro lugar, sempre…

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, COMBATE E CANAIS ADULTTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAPP 11957540287

  • Quem conhece um pouquinho do conceito de re ceita líquida há de reconhecer que o Flamengo está coberto de razão. Esta ação, se for mesmo isto daí, apresentado acima, o Fla ganha com certeza..

Comentários não são permitidos.